Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 8 de julho de 2012

Artistas do Ceará ocupam as Praças contra o descaso de Cid Gomes com a cultura


Ronaldo Cunha Lima - Esse sim, era um Fenômeno de Inteligência

É com muito pesar que recebi a notícia  da morte do ex-governador da Paraíba, meu amigo Ronaldo Cunha Lima. Quando morei na cidade de Campina Grande, pelos idos de 1984 a 1987, o Ronaldo era o prefeito. Nunca vi cidade mais bem cuidada na minha vida. Ele é o símbolo do perfeito administrador público. Aos Domingos, cansei de ver o Ronaldo vestir uma camisa comum e ir para as ruas e bairros da periferia para plantar árvores junto à população, porque ele sempre acreditou na Ecologia como bem supremo da humanidade. Promovia mutirões com os próprios moradores. Nesses espaços, não existia a figura do prefeito, eram todos iguais, pessoas comuns, em busca de um futuro melhor. Eu poderia escrever laudas sobre o belo trabalho que Ronaldo fez em Campina Grande. Ele tinha a firme consciência de trazer aquela cidade para o mundo moderno. Lá não se via LIXO nas ruas. Os calçadões eram extremamente limpos e bem-conservados. Havia um sentimento de responsabilidade, de cuidar da cidade, de manter o asfalto sempre intacto, sem buracos, e ele, através de campanhas fez com que cada cidadão se responsabilizasse também pelo bem-estar da sua cidade.

Não bastasse o excelente homem público, Ronaldo Cunha Lima também foi uma das maiores inteligências nas letras do Estado da Paraíba. O maior conhecedor da vida e obra do poeta Augusto dos Anjos ( outro paraibano ). Sabia de cor e salteado TUDO que se relacionava ao Augusto, incluindo todos os seus poemas, que não só declamava de cor, mas dizia inclusive qual o número do verso, e da quadra a que o poema pertencia. Foi vencedor absoluto em um programa de televisão onde respondia sobre Augusto dos Anjos, nos anos 80.

Não bastasse isso, era uma pessoa simples. Lembro-me de ir à casa do Ronaldo, que ficava no bairro Alto Branco, em Campina Grande, um certo dia, e ficar espantado com o seu conhecimento. Fomos eu e a minha amiga cantora Cida Lobo. Ronaldo nos ajudou bastante, facilitando as coisas para diversos artistas que buscavam apoio do poder público. Ele, que era também um grande artista, sabia da necessidade e das dificuldades que passávamos. Grande mecenas, trabalhou o quanto pôde para preservar as raízes e a cultura da Paraíba e do Nordeste dando ênfase aos artistas populares.

Para mim, é tristeza saber da morte de um grande ser humano, mas ao mesmo tempo, ao rememorar os seus grandes feitos, alegra-me o coração, por tê-lo conhecido de perto e acompanhado este, que será sempre um ícone de inteligência e de Cultura para as futuras gerações do Brasil.

Dihelson Mendonça