Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 7 de abril de 2009

REPARTINDO O BOLO!


O Governo Federal anunciou nesta terça-feira (31), a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de 30 itens de material de construção, deixando o preço de 5% a 8% mais barato para o consumidor final. Com a medida que começa a valer a partir de 1º de abril (não desanime por que o dia é “da mentira”) o Governo parece querer, como se costuma dizer por aqui, “matar dois coelhos com uma cajadada só!”: defender o emprego do profissional da indústria da construção civil e estimular o cidadão comum a redirecionar suas aplicações (poupança) para a casa própria.

As construtoras, investidores e indústria do material de construção se beneficiam com a renuncia fiscal, mesmo que momentânea, tendo com isso uma margem maior que deve ser utilizada como desconto na venda dos imóveis e materiais. O reflexo esperado é a recuperação nas vendas de um mercado que, até então, assistia seu maior crescimento de todos os tempos. Com isso, espera-se evitar as demissões na cadeia produtiva, o que traria enormes prejuízos ao erário da União e a economia do Brasil.
Como disse Cláudio Conz, Presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção: ”O Brasil é construído pelos milhões de brasileiros que contratam um arquiteto e um engenheiro e gerenciam sua própria obra”. Do material de construção consumido no Brasil, 77% é comprado pelo cidadão comum, que reforma, amplia e constrói a própria casa. A redução no IPI deve reduzir o custo final da obra em até 8%. Construir agora só não é tão bom negócio para quem pensa em recorrer a empréstimo. Os juros podem eliminar, ou até superar, os descontos. A exemplo da compra de carros-novos, quem planeja construir (ou comprar imóvel pronto) e está com o dinheiro guardado, esperando pra ver quais seriam os efeitos da crise mundial, a hora é de aproveitar os descontos de ocasião!

Dimas de Castro e Silva Neto
Engenheiro Civil, Mestre em Gerenciamento da Construção pela University of Birmingham e
Professor do Curso de Engenharia Civil da UFC Cariri