Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 17 de março de 2010

COMPOSITORES DO BRASIL


SIVUCA

Por Zé Nilton

Seu nome é bem nordestino: Severino Dias de Oliveira. E como todo bom músico nordestino, desses que já nascem feito, começou a vida artística através das potentes Rádio Clube de Pernambuco (que falava “para o mundo”, dizia seu pré-fixo) e Rádio Jornal do Comércio, ambas em Recife, sem antes animar as festas e as feiras de sua terra natal. Lá, recebeu a alcunha de Sivuca.

Mas, é no sudeste, destino de todos os talentos daqueles tempos, que Sivuca vai se projetar para o Brasil e para o mundo.

Sivuca difere da maioria dos músicos nordestinos por aliar seu dom musical com as teorias sobre a arte da música. Assim é que, ainda no Recife, nos fins da década de 1940, estuda harmonia com o excelente maestro Guerra Peixe.
Seus dotes (e quão consagrados dotes!) de instrumentista, arranjador, compositor e produtor vão ser realçados quando entra para a novel TV Tupi, na segunda metade dos anos cinqüenta.

De lá, vai para o mundo. Após temporadas em Paris, no Olimpia, fixa residencia na Europa, entre Portugal e França.

Mas, sua consagração internacional resulta de sua estada nos Estados Unidos, quando dirige e acompanha a famosa Miriam Makeba. Quem não se lembra do estrondoso sucesso “Pata-Pata”,de Miriam Makeba ? Seu nome completo: Zenzile Miriam Makeba, cantora sul-africana, conhecida como "Mama África", por suas lutas pelos direitos humanos e contra o apartheid . Pois esse sucesso deve-se ao nosso Sivuca, pelos arranjos e acompanhamentos na famosa música, que estourou por aqui lá pelos idos de 1969, lembram ? Nessa época é aplaudido de pé no Carnegie Hall, em Nova York.
A trajetória de Sivuca é extensa e absolutametne rica em participações com astros e estrelas do cinema e da música em todo o mundo.

Toca violão/sanfona, faz vários arranjos para orquestra de cordas e em parceria com o compositor/arranjador Nelson Riddle escreve a quatro mãos outro arranjo de uma canção escrita para Julie Andrews homenagear Vincent van Gogh. Deixa sua marca de sanfona/voz no antológico solo improvisado no disco do Paul Simon e outro no de Bette Midle. Faz parte de importante especial para a TV francesa, com Harry Belafonte e Marcel Marceau.

Sivuca é presença em todo o mundo onde o assunto seja a música de qualidade. De Copenhague, Berlim, União Soviética, Alemanha, Paris, Portugal, Recife e nos sertões do Brasil ensinou e aprendeu os segredos da arte musical. Tanto é que, em 1999 recebe o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Paraíba.

Esse paraibano de Itabaiana, nascido aos 26 de maio de 1930, foi casado com a compositora, cantora e médica Glorinha Gadelha, natural de Sousa-Pb, aqui bem pertinho da gente.

O grande Severino Dias de Oliveira - Sivuca - não está mais entre nós fisicamente. Faleceu em 14 de dezembro de 2006, em João Pessoa. Deixou sua marca de brilhante instrumentista, compositor, arranjador. No Brasil e no exterior assinou as trilhas sonoras de belos filmes.

Sivuca, no Compositores do Brasil, nesta quinta, às 14 horas. Vale a pena lembrar do grande mestre.

No roteiro, algumas de suas bem estruturadas canções que ficaram imortalizadas na memória do povo brasileiro.
Postagem adaptada do texto do site da gravadora Biscoito Fino, de 2006

Forró e Frevo
, Sivuca e Glorinha Gadelha, gravação de 1980, do LP forró e frevo
Reunião de tristeza, de Sivuca, gravação no Show Seis e meia, Teatro João Caetano, RJ, maio de 1977.
Barra vai quebrar, de Sivuca e Glorinha Gadelha Gravada pela Copacabana em 1978
No Tempo dos Quintais, Sivuca e Pulinho Tapajós, do LP Cabelo de Milho, gravação 1980
Cabelo de milho, de Sivuca e Paulinho Tapajós.do LP Cabelo de Milho, gravação 1980
Feira De Mangaio, de Sivuca, com Clara Nunes, regravação em CD, de 2008
Doce, Doce, de Sivuca e Glorinha Gadelha, participação de Glorinha Gadelha Gravada pela
Copacabana em 1978
Fôgo-pagô, de Sivuca e Humberto Teixeira Gravada pela Copacabana em 1978
O dia em que El Rei voltou à terra de Santa Cruz, de Sivuca e Paulinho Tapajós Gravada pela Copacabana em 1978
A história se repete, de Sivuca e Paulo Tapajós, Gravada pela Copacabana em 1978
João e Maria, de Sivuca e Chico Buarque, com Chico Buarque
Nosso Encontro, de Sivuca e Hermeto Pascoal, participação de Hermeto Pascoal Gravada pela Copacabana em 1978.

Quem ouvir, verá!

Informações:
Programa Compositores do Brasil
Pesquisa, produção e apresentação de Zé Nilton
Sempre às quintas-feiras, às 14 horas
Rádio Educadora do Cariri – 1020 kz.
Apoio: CCBN.

Projeto educacional em Juazeiro do Norte é destaque na Rede Globo de Televisão



A Rede Globo está em Juazeiro gravando para o programa Ação Global apresentado, todos os sábados, por Serginho Groisman. Pesquisando na internet, acharam a parceria feita entre a ONG Juriti e a Administração Municipal, através da escola municipal Dom Vicente de Paula de Araújo Matos.

Trata-se do Projeto Histórias em Retalhos, que resgata a cultura de Juazeiro do Norte, por meio do ensino desta arte aos alunos.

A Globo enviou à terra de Padre Cícero uma equipe de cinegrafistas e a repórter, Aline Almeida. Segundo a direção da emissora, em 3 semanas o programa deverá ir ao ar. As filmagens foram acompanhadas pela Secretária Adjunta de Educação, Irinéia Sheila.

Escola Polivalente recebe artistas do Cariri

Escola Polivalente recebe oficina do artista Júnior Érre Reaproveitar revistas velhas para fazer arte é um dos intuitos oficina ministrada pelo artista plástico Júnior Érre que está sendo realizada na EEFM Polivalente Governador Adauto Bezerra no Crato. A oficina teve início nesta terça-feira e se prolongará até o dia 19 deste mês. A oficina é fruto da parceria entre o Ponto de Cultura Mestre Noza, Coletivo Camaradas e direção da Escola.
Júnior Érre é um dos grandes nomes das artes visuais do Estado do Ceará , além de artista plástico, ele é poeta, compositor, músico e produtor cultural. Formado pelas ruas como costuma dizer, publicou seus trabalhos em muros e asfaltos, depois em fanzines como Séquiço, Fome, Ovni, Jornal Censurado e cartões poéticos. Ele é um dos artistas que tem uma preocupação técnica e discursiva nos seus trabalhos. Desde a década de oitenta, Júnior vem contribuindo para a arte e com os artistas na região do Cariri, desde a organização de eventos artísticos como na luta política da categoria. Junior Érrer já realizou e participou de várias exposições coletivas e individuais no Ceará e em outros estados brasileiros.
A direção da escola tem o objetivo com aproximar a arte para do cotidiano dos alunos. Ainda serão realizadas outras oficinas, como teatro, xilogravura, rodas de conversa com artistas e foi criado recentemente o Coletivo de Estudos e Vivências em Arte Contemporânea – COLEPOLI.

Festa de São José é comemorada por caririenses



Por Nina Luiza Carvalho

Dia 19 de março é comemorado o dia de São José, o padroeiro do Ceará e de muitos municípios do Estado. Segundo a tradição popular cearense e dos profetas da chuva, essa data possui uma superstição: se até esse dia chover, o ‘inverno’ estará garantido. Do contrário, a seca estará caracterizada. Vale ressaltar que essa data coincide com o equinócio, intensificado a crença.

Neste ano, o cearense precisa “caprichar” nas suas preces ao santo, pois a temperatura no Estado está elevada e muitos agricultores já reclamam da perda da safra.

De acordo com José Ildo, presidente do Sindicato dos Agricultores do Crato, as plantações já estão 90% comprometidas. O Sindicato está com duas equipes percorrendo as lavouras para calcular o valor do prejuízo. “Mesmo que chova no dia de São José, não dará para recuperar o que já foi plantado e realizar outra plantação é temeroso, mas teremos que arriscar”, afirmou José. Os Profetas da chuva estão confiantes para o dia 19 e afirmam que poderá até chover antes da data esperada. Iniciando assim o inverno.

Tanto na cidade do Crato como em Juazeiro do Norte, comunidades comemoram a festa do padroeiro. No Santuário de São José, no bairro Seminário no Crato, as festividades começaram desde o dia 28 de fevereiro. Quermesses, novenários e alvoradas fazem parte dos festejos. Para o dia 19 de março, a missa solene com a presença do Bispo Dom Fernando, acontecerá às 9h. Ao meio dia terá uma salva de fogos e por volta das 17h, a procissão percorrerá as principais ruas do bairro, finalizando com a benção do Santíssimo Sacramento.

Já no Bairro do Limoeiro, em Juazeiro, as festividades começaram no dia nove, com sorteios de prêmios e missas solenes. E para o dia 19, haverá às 12h uma salva de fogos, finalizando às 16h com celebração festiva e procissão, respectivamente.
Fonte: Site do Jornal do Cariri

Câmara Municipal de Juazeiro aprova CPI contra prefeito Manuel Santana


Crédito da imagem: Blog do Juazeiro
O requerimento, de autoria do vereador Tarso Magno (PSL), foi aprovado por sete dos 14 vereadores da Casa

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte aprovou, nesta terça-feira, 16, a CPI do Superfaturamento. O requerimento, de autoria do vereador Tarso Magno (PSL), foi aprovado por sete dos 14 vereadores da Casa.

Segundo o vereador Darlan Lobo (PSDC), o objetivo da CPI é investigar possível direcionamento de licitações na administração do prefeito Manuel Santana (PT). A CPI deve eleger presidente e relator ainda nesta semana, segundo Darlan Lobo.

Na sessão desta terça-feira, a oposição derrubou por sete votos a três um pedido de empréstimo da Prefeitura no valor de R$ 2,5 milhões junto ao BNDES destinado a compra de máquinas para coleta de lixo do interesse da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Fonte: Blog do Eliomar (através de O Povo Online)