Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 17 de março de 2010

Festa de São José é comemorada por caririenses



Por Nina Luiza Carvalho

Dia 19 de março é comemorado o dia de São José, o padroeiro do Ceará e de muitos municípios do Estado. Segundo a tradição popular cearense e dos profetas da chuva, essa data possui uma superstição: se até esse dia chover, o ‘inverno’ estará garantido. Do contrário, a seca estará caracterizada. Vale ressaltar que essa data coincide com o equinócio, intensificado a crença.

Neste ano, o cearense precisa “caprichar” nas suas preces ao santo, pois a temperatura no Estado está elevada e muitos agricultores já reclamam da perda da safra.

De acordo com José Ildo, presidente do Sindicato dos Agricultores do Crato, as plantações já estão 90% comprometidas. O Sindicato está com duas equipes percorrendo as lavouras para calcular o valor do prejuízo. “Mesmo que chova no dia de São José, não dará para recuperar o que já foi plantado e realizar outra plantação é temeroso, mas teremos que arriscar”, afirmou José. Os Profetas da chuva estão confiantes para o dia 19 e afirmam que poderá até chover antes da data esperada. Iniciando assim o inverno.

Tanto na cidade do Crato como em Juazeiro do Norte, comunidades comemoram a festa do padroeiro. No Santuário de São José, no bairro Seminário no Crato, as festividades começaram desde o dia 28 de fevereiro. Quermesses, novenários e alvoradas fazem parte dos festejos. Para o dia 19 de março, a missa solene com a presença do Bispo Dom Fernando, acontecerá às 9h. Ao meio dia terá uma salva de fogos e por volta das 17h, a procissão percorrerá as principais ruas do bairro, finalizando com a benção do Santíssimo Sacramento.

Já no Bairro do Limoeiro, em Juazeiro, as festividades começaram no dia nove, com sorteios de prêmios e missas solenes. E para o dia 19, haverá às 12h uma salva de fogos, finalizando às 16h com celebração festiva e procissão, respectivamente.
Fonte: Site do Jornal do Cariri

Nenhum comentário: