Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 13 de maio de 2012

VII Festival Instrumental reafirma a necessidade de apresentar música de qualidade aos nordestinos


A partir do sucesso das seis edições anteriores, o VII Festival da Música Instrumental vem para reafirmar a necessidade de apresentar música de qualidade aos nordestinos e visitantes, com a participação de instrumentistas dos nove estados do Nordeste, além de representantes de São Paulo, Distrito Federal e de um país vizinho, a Argentina. Com programação gratuita, o Festival acontecerá de 16 (próxima quarta-feira) a 26 de maio.

Nos três Centros Culturais Banco do Nordeste (Fortaleza; Cariri, em Juazeiro do Norte, região sul do Ceará; e Sousa, no alto sertão paraibano), a sétima edição do Festival da Música Instrumental trará 55 concertos musicais, oito passagens de som abertas (momento em que o público poderá interagir com os instrumentistas e descobrir detalhes da apresentação, das técnicas utilizadas para execução ou particularidades dos instrumentos), além de oficinas de formação artística, troca de ideias e um acervo especial nas bibliotecas dos CCBNBs - tudo isso direcionado aos públicos de todas as idades.

No decorrer deste mês de Maio, os três Centros Culturais BNB buscarão mostrar um Festival mais ousado, valorizando a diversidade que tem a música instrumental, não só de sons, mas também de instrumentos utilizados pelos músicos. Materiais que anteriormente eram lixo (a exemplo de garrafas PET, vidros e latas) agora compõem orquestras e grupos de percussão, encantando plateias. Além do material reciclável utilizado pelos grupos, a sanfona terá um destaque especial, em homenagem ao centenário de nascimento do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Aulas-shows com baixistas - E para os amantes do contrabaixo, em Fortaleza, nos três primeiros dias do Festival de Música Instrumental (16 a 18 de Maio, de quarta a sexta-feira, a partir das 15 horas) acontecerão as aulas-shows dentro do IB&T Bass Festival, o mais importante festival nacional de contrabaixistas, que contará com a participação especial de 19 baixistas cearenses e outros de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. O IB&T Bass Festival é uma parceria do Centro Cultural Banco do Nordeste com as escolas de música de Fortaleza (CMAN, Guitartrix, Musimania, Tocata, Tom Maior e Tônica), proporcionando essas aulas-shows que têm por objetivo valorizar, favorecer, formar, destacar e unir alunos, professores, músicos e público em geral.

A direção do IB&T Festival é do seu idealizador, o baixista Celso Pixinga, reconhecido e respeitado internacionalmente. A produção local é da professora Marta Carvalho, que há muitos anos investe e se dedica à formação musical do povo cearense. O III IB&T Festival de Fortaleza tem mais uma vez o apoio do Banco do Nordeste, que abre as portas do CCBNB-Fortaleza para a sua realização, apostando no valor da música instrumental brasileira e incentivando a iniciativa das escolas de música envolvidas na promoção do Festival.

Fonte: Centro Cultural BNB