Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 22 de maio de 2008

O PECADO DE CLARA MENINA
Comédia de Cacá Araújo
24 e 25 de maio de 2008 - 20 horas
(Sábado e Domingo)
Indicação: 14 anos
Inteira: R$ 6,00 - Meia: R$ 3,00
Teatro Rachel de Queiroz
Rua Dom Quintino, 913 - Tel: (88) 3523.2168
Crato - Ceará






ATENÇÃO TARSO

Tarso: já havia percebido de outras postagens, mas por achar passageiro e talvez por não ser de maior importância não alertei. Mas hoje, tive certeza, o contador de tempo do blog está atrasado. Uma postagem feita por volta das 10 horas saiu no blog como sendo às 7:02 horas. Isso não deve ter maior importância para o leitor, mas para o administrador, em eventuais análises, pode interessar.

abraços

José do Vale

Indiana Jones e tua caveira perdida

José do Vale Pinheiro Feitosa

Liguem máquinas de pipoca, armem-se de abridores de garrafas, ajustem canudinhos: uma nova aventura neocolonialista está em cartaz. Spielberg nas telas mundiais dos distribuidores do império. Mais uma aventura do Indiana Jones: e o "Reino da Caveira de Cristal". Sempre em busca de peças míticas e lendárias como a Arca da Aliança, Santo Graal, pedras e caveiras. Uma arma de fogo na mão direita e um chicote na esquerda, o herói "arqueólogo", vai pelo terceiro mundo saqueando suas relíquias. Após a tomada, sempre violenta, o herói pega uma máquina mítica do mundo industrial (como um hidroavião) e retorna para os salões neoclássicos de sua vetusta universidade.

Figurino readaptado ao contemporâneo, mantendo o estilo dos anos 30, o Indiana é uma réplica marota do velho cinema colonialista inglês daqueles idos. Talvez quando o jovem Spielberg ia às sessões vesperais de sua cidade natal. Como um Jim das Selvas ou um Tarzan de John Weissmuller, os exploradores do império inglês em busca do marfim dos elefantes, do ouro e diamante da África. Hoje ao abrirem os jornais e lerem sobre 45 mortos pela violência na África do Sul, a respeito das guerras tribais e subnacionais eis os "diamantes de sangue" que o colonialismo europeu lançou no terceiro mundo. Agora o comando imperial sobre a cultura de teus filhos e netos, sobre a tua própria: com DVDs, shopping centers, vitrines em "off", "for sale", conforto mesmerista das luzes que tonteiam.

Vai oh espectro. Vai ser capacho na vida.

Não é global. Apenas clarabóias da realidade

Caetano Velloso, quando era jovem e antenado e não este burguês contra cotas raciais, assim cantou: O sol nas bancas de revista./ Me enche de alegria e preguiça./ Quem tanta notícia/.Eu vou/ Por entre fotos e nomes. O sol, um jornal da época, que na letra de Alegria, Alegria, se reparte em crimes, espaçonaves, guerrilhas, Cardinales bonita..., é a referência perfeita das clarabóias da realidade que apenas compreendem instantaneamente a realidade da civilização por seus discursos escapistas, dissimuladores e psicologicamente atuando para se fazer implante de "verdades". Clarabóias de um fragmento, mas com a prática corriqueira de se apostar filtros que levam a se ver a realidade com os olhos de terceiros.

Por isso esta maçaroca de informações diárias (e noturnas ou madrigais) precisam de um grande esforço que os ruminantes possuem. Remastigar os fragmentos para que se tornem uma pasta mais compreensível. Uma pasta que se amoldou aos sucos digestivos de nossa verdadeira vida, difícil, insegura, frágil, manipulada externamente, mas nossa e por isso mesmo reflexiva sobre o que é e como é.

Não se espere do exterior informações globais. Elas são clarabóias com muita freqüência ajustada por filtros estranhos. Mas por sermos matéria do tempo e do espaço, o debate e confronto de verdades são bons caminhos.

Frase do Dia


--Goethe

Matéria do "Diário do Nordeste" de 22-05-2008






Sítio Fundão: Oficializada área de proteção
Jeferson da Franca Alencar



Fortaleza. A população do municípi do Crato tem, finalmente,
uma antiga reivindicação atendida. A Fazenda Sítio Fundão vai ser transformada em área de proteção ambiental pela Procuradoria do Patrimônio e do Meio Ambiente do Estado. O Decreto nº 29.179 de 8 de fevereiro deste ano, que autoriza a ação, já foi acordado e prevê a criação do Parque Estadual do Sítio Fundão, a ser definida como Unidade de Proteção Integral.


O Sítio Fundão está localizado na Serra do Araripe, a 3km do Crato, e foi, até este ano, uma propriedade privada. Palco de um inestimável valor cultural, a região preserva o único engenho secular movido à tração animal, resquício da ocupação canavieira; além do singular sobrado de taipa. Outra importante área do lugar que será preservada é a primeira barragem feita pelos escravos no rio Batateiras, datada em 1875, na época do Império.


A criação do Parque evitará os problemas de depredação ecológica, resultado da falta de recursos de seus herdeiros para cuidarem sozinhos de uma área de 110 hectares. Agora, sob o domínio público, a situação tende a melhorar consideravelmente preservando a fauna e a flora, além dos recursos hídricos do lugar.O Sítio Fundão foi preservado graças à consciência ecológica de seu antigo proprietário, Jéferson de Franca Alencar. Enquanto vivo, ele não permitiu a sua degradação. Hoje, com o crescimento da violência, os herdeiros perderam o controle da reserva, que vem sendo utilizada como ponto de encontro de pessoas que usam drogas.A área já foi atingida por incêndios, que tiveram parte do local comprometido.