Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Matéria do "Diário do Nordeste" de 22-05-2008






Sítio Fundão: Oficializada área de proteção
Jeferson da Franca Alencar



Fortaleza. A população do municípi do Crato tem, finalmente,
uma antiga reivindicação atendida. A Fazenda Sítio Fundão vai ser transformada em área de proteção ambiental pela Procuradoria do Patrimônio e do Meio Ambiente do Estado. O Decreto nº 29.179 de 8 de fevereiro deste ano, que autoriza a ação, já foi acordado e prevê a criação do Parque Estadual do Sítio Fundão, a ser definida como Unidade de Proteção Integral.


O Sítio Fundão está localizado na Serra do Araripe, a 3km do Crato, e foi, até este ano, uma propriedade privada. Palco de um inestimável valor cultural, a região preserva o único engenho secular movido à tração animal, resquício da ocupação canavieira; além do singular sobrado de taipa. Outra importante área do lugar que será preservada é a primeira barragem feita pelos escravos no rio Batateiras, datada em 1875, na época do Império.


A criação do Parque evitará os problemas de depredação ecológica, resultado da falta de recursos de seus herdeiros para cuidarem sozinhos de uma área de 110 hectares. Agora, sob o domínio público, a situação tende a melhorar consideravelmente preservando a fauna e a flora, além dos recursos hídricos do lugar.O Sítio Fundão foi preservado graças à consciência ecológica de seu antigo proprietário, Jéferson de Franca Alencar. Enquanto vivo, ele não permitiu a sua degradação. Hoje, com o crescimento da violência, os herdeiros perderam o controle da reserva, que vem sendo utilizada como ponto de encontro de pessoas que usam drogas.A área já foi atingida por incêndios, que tiveram parte do local comprometido.

3 comentários:

Carlos Rafael Dias disse...

Realmente, este é um marco pra o povo do cariri comemorar efusivamente.
Particularmente, esse era um sonho que vinha se transformando em pesadelo, visto os maltaratos que o sítio vinha passando ultimamente.

Conheci o sábio Jefferson da Franca Alencar, principal responsável pela existência deste santuário ecológico. Tive o privilégio ímpar de ser seu amigo nos últimos três anos de sua vida. Era freqüentador assíduo do sítio, do qual tirei o máximo proveito, desde as sábias conversas com Seu Jefferson (esse, o maior tesouro) até a degustação de suas fartas e saborosas frutas e o delicioso banho no rio Batateiras. Pra não falar da paradisíaca paisagem, repleta de árvores nativas e animais silvestres.

Essa obra governamental é impagável para nós cratenses e merece de todos a mais profunda gratidão. Neste ponto, devemos ressaltar o empenho do conterrâneo André Barreto, em sua mais significativa obra frente ao Consenlho Estadual do Meio Ambiente.

Carlos Rafael

Cacá Araújo disse...

Gostaria de destacar também a participação de estudantes, professores, artistas, prefeitura e ecologistas locais, e, óbvio, de Ed Alencar - o mais destacado mobilizador dos poderes em torno da questão.

Cacá Araújo

Carlos Rafael Dias disse...

Bem lembrado, Cacá!

Sem estes nomes (pessoas, instituições e coletividade locais) não haveria nada disso.

Obs.: O Prof. Eldinho (da Escola Polivalente de Crato), é um dos mais destacados defensores do Sítio Fundão, e que, também, merece ser citado. (E tantos e tantos outros).

Carlos Rafael