Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Diretrizes de gestão do Geopark Araripe

Fotografia: Daniel Roman (Direitos autorais reservados)

Alguns equívocos estão sendo cometidos na gestão do Geopark Araripe
Por José Sales

O primeiro deles é não considerar que nossas potencialidades são únicas e notáveis em todo o mundo. Temos a maior quantidade de registros fósseis do Período Cretáceo do planeta, sendo os Fósseis de Santana os mais íntegros documentos da História da Terra e das origens da vida. Temos agregado a isto uma Floresta Nacional, dotada de um panorama de biodiversidade desconhecido, mas integralmente mantida como tal há 60 anos. O contexto cultural, a expressão popular e amiencia religiosa da Região do Cariri nos distinguem completamente do restante do país, tanto que este patrimonio imaterial está em vias de ser considerado um dos mais relavantes do Brasil.

O segundo equívoco é desconhecer, propositalmente, que todas as realizações feitas anteriormente entre 2005 e 2006, que deram origem a outras mais extensivas a 2007/ 2008/ 2009, que levaram ao reconhecimento e credenciamento da região pela UNESCO, na 2nd Global Conference on Geoparks, em Belfast, na Irlanda indicaram que o acervo do Museu da Paleontologia da Urca, em Santana do Cariri será uma das principais ancoras deste conceito de Geopark proposto(1), que as escavações de pesquisa do Sítio Canabrava estão de acordo com as recomendações internacionais e podem se transformar em museu ao ceú aberto, a semelhança de vários outros existentes no mundo(2); que toda a informação e identidade visual dos geotopes foram feitas de acordo com rigor recomendado pela UNESCO e que material informativo tem qualidade excepcional(3) e que há necessidade expressa e obrigatoria da manutenção escritório de informações do Geopark Araripe, no Crato, como o portal de informações deste conjunto de monumentos naturais protegidos(4).

O terceiro equívoco é imaginar que a transposição de modelos de gestão europeus e notadamente portugueses, vistos na várias viagens interncionais recentemente realizadas é de alguma forma significante ao que devemos construir na nossa realidade regional, quando aqui mesmo, ao nosso lado existem experiencias notabílissimas com reconhecimento internacional, como são os casos do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Estado do Piauí, administrado há quase 30 anos pela Fundação do Homem Americano e o Parque Nacional do Arquipélago de Fernando de Noronha, administrado pelo próprio IBAMA.

Conviria aos atuais gestores do Geopark Araripe, verificar e absorver tudo o que foi feito, na trajetória recente de consolidação deste conceito, desde a exposição Araripe: Ciencias da Terra, Ciencias da Vida, na Fundação Alvares Penteado, em São Paulo, coordenada pela Fundação Araripe, que infelizmente nunca chegou até nós(1), a montagem do Aplicattion Dossier UNESCO, que levou ao credenciamento do Geopark Araripe(2); as várias exposições sobre o Geopark Araripe e Fósseis de Santana, feitas no Market Place, em Osnabrück, na Alemanha(3), no Parque de Exposições do Crato(4), no Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar, em Fortaleza(5) e Centro de Convenções de Salvador, naquela cidade(6). Além da várias reportagens inclusive do Programa Globo Ciencia(6) e Canal Futura(7) sobre o assunto e ver direitinho o que se passa.

Verificando amiúde se esta "reinvenção da roda" tal qual está sendo proposta é adequada.
Fonte: Blog do Crato

Romeiros se despedem de Juazeiro



A Romaria de Finados termina hoje com a despedida dos devotos. O túmulo do Padre Cícero é um dos locais mais visitados

Juazeiro do Norte. Fiéis de todo o Nordeste se despedem hoje da Romaria de Finados, neste município. Durante o fim de semana foi intensa a chegada dos peregrinos no município. São ônibus e caminhões paus-de-arara, que lotam as ruas da cidade, na maior romaria do ano, conhecida também como a Romaria da Esperança.

São cerca de 600 mil devotos espalhados por praticamente toda a cidade que, nos últimos quatro dias, passaram por Juazeiro. Esta é a maior romaria do ano em número de pessoas. Ao meio-dia de hoje, um momento festivo acontece na Basílica, com cânticos e despedida dos fieis do Padre Cícero.

Um dos pontos mais visitados nesse período é o túmulo do "Padim", na Capela do Socorro. Os fiéis, que também vêm visitar os jazigos das famílias no Cemitério do Socorro, aproveitam para passar na Capela. Várias missas estão sendo celebradas no local, até a noite, iniciando às 6 horas. No túmulo do Padre Cícero, depositam flores, imagens de santos, ou algum outro objeto, como forma de benzer. Mas também eles querem simplesmente tocar no local considerado santo. Os cânticos e terços dedicados ao padre são constantes. Do lado de fora da Capela do Socorro, acendem velas nos candelabros dando sequência às homenagens.

Este ano, existe uma preocupação maior da Secretaria de Saúde devido os muitos casos de meningite meningocócica já registrados em alguns Estados do Nordeste, principalmente na Bahia. Na romaria de setembro, em louvor à Nossa Senhora das Dores, uma adolescente faleceu e foi sepultada em Juazeiro do Norte acometida pela doença. Na última quinta-feira, uma criança, que veio do Pernambuco, morreu de meningite no Hospital São Lucas aonde já chegou bastante doente.

Segurança pública

Outra preocupação é com a segurança pública. São mais de 400 policiais em pontos estratégicos do município. O Governo do Estado disponibiliza um helicóptero e garante um reforço no trabalho ostensivo. Na Praça dos Romeiros, um ônibus da Polícia Civil pode ser usado para registro das ocorrências.

O subtenente da Polícia Militar, Wladimir Carvalho, comandante da Guarda Civil Municipal, avisou que o Batalhão pretende ver uma ação acolhedora e orientadora e não repressora. Nas rodovias, a Polícia Rodoviária Federal tem dado todo apoio aos romeiros.

O Departamento Municipal de Trânsito atua no sentido de evitar ou reduzir os transtornos causados pelos congestionamentos, principalmente no entorno da Basílica Menor.

Os devotos que vêm a Juazeiro do Norte podem percorrer todos os pontos de visitação, mas um dos mais importantes é a estátua. Francisca Dias, de São João dos Patos (MA), há 27 anos vem ao município durante a Romaria de Finados. Ela afirma que a primeira visita é a estátua, onde já pagou inúmeras promessas. Pernoita no Horto e somente n dia seguinte vai aos outros locais.

Já o sergipano, de Monte Alegre, José Ailton de Oliveira, desde criança vem a Juazeiro. "Aqui é um lugar sagrado, do meu Padim. Vir à cidade sem chegar aqui é o mesmo que não vir. Este é um lugar santo", diz, se referindo à Colina do Horto, onde está a estátua do Padre Cícero. A comemoração aos 40 anos da imagem foi o ponto alto desta romaria. Ontem pela manhã, foi lançado o programa de recuperação da estátua e da Colina do Horto.

ELIZÂNGELA SANTOS - Repórter
www.diariodonordeste.com.br/regional - 02.11.2009

Pensamento para o Dia 02/11/2009


“Se você conquista a Graça do Senhor, mesmo os decretos do destino podem ser superados. Quando um frasco de remédio é comprado, há uma data no rótulo impressa pelo fabricante que indica sua validade. O remédio perde sua eficácia após essa data. Ainda que ele esteja selado no frasco, o medicamento não será mais eficaz depois daquela data. Igualmente, a Graça do Senhor pode funcionar como o vencimento de um prazo de validade, tornando os efeitos do destino inoperantes. A graça de Deus não pode ser conseguida por aquele que está oscilando a cada momento e cujo coração não é puro. Mesmo se você não pratica adoração ou meditação, basta ter purificado seu coração. O Divino então entrará nele.”
Sathya Sai Baba

Nota de falecimento




Faleceu ontem, dia 1º, em Fortaleza, Dona Ivanir, genitora do padre Edmilson Neves Ferreira, vigário da Matriz de Nossa Senhora da Penha (Igreja da Sé) do Crato. O corpo está sendo velado na referida igreja até às 14 horas de hoje, quando o féretro seguirá para a cidade de Jardim, terra natal da falecida, onde ocorrerá o sepultamento.
O blog CaririAgora, nas pessoas dos seus colaboradores e leitores, solidariza-se com a família enlutada.

Papa promete acelerar processo de reabilitação


Abertura dos estudos para reabilitação de Padre Cícero foi solicitado pelo então cardeal Ratzinger, hoje papa Beto XVI

Um mês depois da visita "ad limina", que os bispos do Nordeste fizeram ao Vaticano, o bispo da diocese do Crato, dom Fernando Panico, quebrou o silêncio em torno da conversa com o papa Bento XVI, durante a qual, foi solicitada formalmente a reabilitação do Padre Cícero. Dom Panico reproduziu textualmente a resposta de Bento XVI: "Eu vou pedir à Congregação da Doutrina da Fé para acelerar este processo".

Ao revelar para o Diário do Nordeste os detalhes da conversa, o bispo informou que, até então, a única informação sobre o pedido de reabilitação era de que "o processo era delicado, muito sério e está sendo estudado com prudência e que não era possível saber a sua conclusão. Está nas mãos de um estudioso competente e ajuizado".

Dom Panico lembrou que o posicionamento do Papa foi antecedido de outros fatos que contribuíram para despertar o interesse do Vaticano sobre o assunto. O primeiro deles, segundo o bispo do Crato, foi à visita dos bispos Regional Nordeste-2, que integra os chamados Estados "Romeiros" - Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba -, de onde partem as maiores levas de romeiros para Juazeiro do Norte.

Em nome dos bispos destes Estados, o arcebispo de Maceió (AL), dom Antonio Muniz, pediu a canonização do Padre Ibiapina e a reabilitação do Padre Cícero. O mesmo ocorreu na visita dos bispo do Ceará, disse dom Panico, acrescentando que, na conversa de 20 minutos que teve com Bento XVI, o Papa mostrou-se muito interessado sobre a reabilitação do Padre Cícero.

O bispo do Crato lembrou que a abertura dos estudos para reabilitação canônica e eclesial do Padre Cícero foi solicitado pelo então cardeal Ratzinger - hoje papa Beto XVI - para que revolvesse os arquivos e pesquisasse tudo sobre o sacerdote já canonizado pelo povo.

O ponto de partida foi à formação de uma Comissão de Estudos para o Processo de Reabilitação Histórico-Eclesial do Padre Cícero Romão Batista. No dia 30 de maio de 2006, dom Panico entregou à Congregação para a Doutrina da Fé, em Roma, cerca de 2.500 páginas (11 volumes) e cinco anos de pesquisas, solicitando a reabilitação do sacerdote.

Fonte: Diário do Nordeste (Via Blog do Crato)