Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 25 de setembro de 2010

A jornal, FHC diz que oposição 'errou ao mistificar Lula'

Foto: J. Freitas / Agência Brasil (arquivo)

Em entrevista ao jornal britânico "Financial Times", o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso critica a oposição por "mistificar" o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e admite que a candidata oficial, Dilma Rousseff, é a mais provável vencedora das eleições presidenciais do dia 3 de outubro.

Em artigo de página inteira publicada na edição deste sábado do diário financeiro, FHC diz, entretanto, que "Lula não é nenhum revolucionário".

"É um Lech Walesa que deu certo", afirma, referindo-se ao sindicalista que presidiu a Polônia comunista durante a transição para o capitalismo, terminando seu governo com popularidade em baixa. "Eu fiz as reformas. Ele surfa na onda", disse FHC.

O artigo é parte da seção "Um almoço com o FT". O correspondente narra o encontro que teve com FHC a três semanas das eleições no restaurante Carlota, em Higienópolis, bairro onde vive o sociólogo.

Para o jornal, "embora tanto o mundo quanto o Brasil tenham se apaixonado por seu sucessor, o presidente Lula, Cardoso é o homem amplamente creditado, pelo menos no exterior, com o estabelecimento dos fundamentos do boom" que marcou os últimos anos da economia brasileira.

FHC, ministro da Fazenda durante o plano real, que pôs fim a décadas de hiperinflação no Brasil em meados dos anos 1990, é descrito pelo FT como o responsável por colocar o "B" na sigla Bric - cunhada pelo Banco Goldman Sachs em 2001 e hoje uma espécie de marca para se referir às principais potências emergentes (Brasil, Rússia, Índia e China).

Ao jornal britânico, FHC disse que conseguiu "fazer o Brasil avançar" durante sua gestão; já o governo Lula, opina, "anestesiou" o Brasil. O ex-presidente diz que durante sua gestão havia muita discussão sobre como levar as reformas adiante e reduzir o custo Brasil. "Depois elas (as discussões) pararam", afirmou.

Quando a entrevista se encaminha para as eleições de 3 de outubro, relata o FT, o ex-presidente revela "frustração" em seu tom de voz.

"A oposição errou", diz. "Permitimos a mistificação de Lula. Mas Lula não é nenhum revolucionário. Ele saiu da classe trabalhadora e se comporta como se fosse parte da velha elite conservadora."

"Eu sugiro que nós já sabemos quem vai ganhar as eleições", escreve o repórter do jornal. "'Sim', admite FHC - Dilma Rousseff, a candidata do Partido Trabalhista de Lula."

Questionado sobre como crê que Lula será lembrado pela história, FHC responde: "Acho que será lembrado pelo crescimento e pela continuidade, e por colocar mais ênfase no gasto social".

'Herdeiro'
Em uma nota ilustrativa na mesma página, como parte da mesma reportagem, o criador da sigla Bric, o economista-chefe do Goldman Sachs, Jim O'Neill, se questiona se Lula poderia ser "um descendente de Cardoso em uma fantasia engenhosa".

Ele argumenta que um dos méritos de Lula foi manter as políticas econômicas da era FHC, em especial as metas de inflação e o regime de flutuação do real.

"Lula quer ser visto como o líder mais bem sucedido do G20 na última década. Mas às vezes paro e me pergunto se ele não seria um descendente direto de Cardoso em uma fantasia engenhosa. Pois foi muito do que ele herdou de Cardoso que deu a Lula a plataforma de tal sucesso", escreve O'Neill.

Para o economista, a inteligência de Lula foi "manter muito do que herdou". "Outro fator de sucesso de Lula tem sido sua sintonia com as massas, o que lhe permitiu traduzir os benefícios da estabilidade para muitos", escreveu O'Neill.

Fonte: BBC Brasil, através de MSN Notícias

Grupo Oxente de Teatro, de Sergipe, apresenta comédia regional de Ariano Suassuna no Cariri

O Grupo Oxente de Teatro, de Sergipe, apresentará a comédia regional "O Santo e a Porca - Energia Nordestina para o Brasil Ver!", de autoria do paraibano Ariano Suassuna, um dos mais importantes dramaturgos brasileiros.

O espetáculo acontecerá no cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste-Cariri (rua São Pedro, 337 - Centro - fone: (88) 3512.2855), em Juazeiro do Norte, no sul do Ceará, no período de 29 de setembro (próxima quarta-feira) a 02 de outubro (sábado), sempre às 19h30. Com classificação etária de 12 anos, o espetáculo tem entrada franca.

A peça traz todas as características do Movimento Armorial, criado por Ariano Suassuna, aproximando-se da literatura de cordel e dos folguedos populares do Nordeste, onde a simplicidade do trabalho permeia toda a ação dramática. Patrocinado pela Petrobras via edital, até dezembro deste ano o espetáculo percorrerá 85 municípios dos 27 estados brasileiros.

No enredo, um viúvo e sua porca cheia de dinheiro aos cuidados de Santo Antônio. Ganância, intrigas, brigas e muita comédia compõem o universo desse espetáculo. Com direção geral de Lindolfo Amaral, direção de produção de Edmilson Suassuna e produção executiva de Anamaria Brasil, o grupo Oxente de Teatro conta com o seguinte elenco de atores: André Santana, Rosana Costa, Anamaria Brasil, Yára Cunha, Edmilson Suassuna, César Leite, Rose Ribeiro e Márcio Aislan.

Ibope mostra queda da vantagem de Dilma

A uma semana da eleição, Dilma lidera com 50%; Serra tem 28%


A pouco mais de uma semana da eleição, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, lidera a corrida com 50% das intenções de voto, segundo pesquisa Ibope/Estado/TV Globo. José Serra (PSDB) aparece em segundo com 28% e Marina Silva (PV) tem 12%. Considerando apenas os votos válidos, Dilma teria 55%, Serra, 31%, e Marina, 13%.

José Maria Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) e Rui Costa Pimenta não pontuaram na pesquisa. Brancos e nulos somam 5%, mesmo porcentual de indecisos.

Segundo o Ibope, em uma semana, a vantagem de Dilma sobre os demais candidatos caiu de 14 para 9 pontos. No levantamento anterior do Ibope, divulgado no dia 17 de setembro, Dilma tinha 51%, e Serra, 25%. Segundo o Ibope, a diminuição da vantagem de Dilma se deu por conta, principalmente, da redução de indecisos em favor de Serra. Mas, ainda assim, nos votos válidos, Dilma está com 55% e poderia ganhar no 1º turno se a eleição fosse hoje.

Por região
No Norte/Centro-Oeste, Dilma tinha 46% e foi para 48%; Serra foi de 30% para 31%, e Marina manteve 13%.

No Sudeste, Dilma foi de 48% para 45%; Serra, de 24% para 30%, e Marina foi de 14% para 13%.

No Sul, Dilma foi de 42% para 44%; Serra manteve 35%, e Marina foi de 10% para 13%.

No Nordeste, Dilma foi de 66% para 64%; Serra de 16% para 20%; e Marina, de 7% para 8%.

Segundo turno
Em um eventual segundo turno, Dilma teria 54% dos votos contra 32% de Serra. Nesse cenário, 7% se declararam indecisos e 7% afirmaram que pretendem votar em branco ou nulo.

Avaliação do governo
Para 80% dos entrevistados, o governo Lula está sendo bom ou ótimo. 15% avaliam seu governo como regular e 4% como ruim ou péssimo.

Fonte: Estadão e G1

Lula diz que mídia é 'importante' e que Dilma fará governo de 'unidade'

Thiago Guimarães (do G1, em São Paulo)


Após ter criticado duramente a oposição e setores da imprensa nos últimos comícios de Dilma Rousseff, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva baixou o tom de suas declarações em ato político ao lado da candidata do PT à Presidência na noite desta sexta-feira (24), em Porto Alegre.

Citando a eventual vitória de sua candidata, Lula disse que Dilma irá construir "grande unidade" no país, e previu um cenário de ânimos apaziguados após as eleições, sem contestação de resultados.

"Aqui não vai acontecer o que aconteceu no México, que quando o [presidente Felipe] Calderón ganhou, 1 milhão [de pessoas] ficaram na rua protestando, ou no Irã", disse Lula, para afirmar em seguida que "perdeu tres eleições" e nunca fez "ato de protesto porque perdi".

Lula também procurou amenizar o impacto de declarações recentes, quando chegou a dizer que setores da imprensa "destilavam ódio e mentira" em relação a seu governo. Pregou "humildade" e disse que a mídia é "muito importante" ao país.

"A imprensa é muito importante. A gente às vezes fica zangado quando a imprensa fala mal da gente, a gente fica feliz quando a imprensa fala bem. Quando a matéria dos jornais sai falando mal da gente ninguém gosta, quando fala bem o ego da gente cresce. A gente precisa ter humildade. Democracia é exatamente isso, cada um fala o que quer, e o povo na ultima hipótese faz o grande julgamento, balizando e consolidando a democracia", afirmou.

Em outro momento do comício, Lula disse que a "democracia é um valor incomensuravel", do qual "não abre mão". Considerando a vitória de Dilma como certa, disse que a petista "não vai governar com cabeça no passado". "Ela vai governar fortalecendo a democracia, estabelecendo a unidade nesse país."

Ao final de sua participação, o presidente chegou a cometer ato falho ao se dizer triste por estar em seu último comício como "candidato" no Rio Grande do Sul. Corrigiu-se em seguida.

Unesco avaliará Geopark Araripe em novembro

Museu de paleontologia integra acervo no geosítio de Santana do Cariri. A unidade está com novas instalações

Principais estudiosos em geoparks do mundo estarão no Cariri durante 1º Workshop Latino-Americano e Caribenho

O Geopark Araripe, com quatro anos de existência recém-completados no último dia 21, passará pela primeira avaliação da Unesco, no próximo mês de novembro, período em que estarão reunidos, no Cariri, os maiores estudiosos da área do mundo, durante o 1º Workshop Latino-americano e Caribenho de Geoparks. O evento, que está sendo realizado por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), acontece de 17 a 19 de novembro, em Crato e Juazeiro do Norte. Vários eventos paralelos ao workshop serão realizados, como a Feira do Empreendedor, em Juazeiro. A coordenação do projeto faz uma avaliação positiva, principalmente dos investimentos voltados para a infraestrutura nos últimos anos. Cerca de R$ 1 milhão, conforme a secretaria, está sendo investido nas atividades preparatórias e no evento.

A reinauguração do Museu de Paleontologia, a construção de uma sede própria, financiada por meio do Ministério da Integração Nacional (MIN), que será inaugurada no próximo mês de novembro, e a estrada de acesso à Capital da Paleontologia, Santana do Cariri, onde se localiza o Museu, estão entre as grandes conquistas esse ano. Também destaca-se a melhoria dos acessos aos geosítios, totens, painéis e sinalização, também a serem inauguradas em novembro. Estes já se somam no processo de evolução nos últimos anos, conforme a coordenação do projeto, que conta atualmente com um centro de interpretação, no Parque de Exposições do Crato. O Geopark é o primeiro criado no Hemisfério Sul e vem sendo um dos impulsionados na criação de novos do gênero no Brasil e no contexto das Américas.

A avaliação do projeto servirá para a renovação da chancela internacional, cedida pela Unesco. Este processo de avaliação é constante. Deverá, com os próximos anos, ser de forma mais rigorosa, preenchendo os requisitos indispensáveis e determinando um processo de autogestão no futuro. A equipe do Geopark já está voltada para os trabalhos do evento. Também desenvolve atividades determinantes para esse processo. Um questionário técnico de avaliação vem sendo respondido pela equipe, na construção de um relatório para ser repassado à Unesco. O geólogo Idalécio Freitas, da equipe de gestão do projeto, afirma que todo esse trabalho tem que ser feito de forma extremamente objetiva, dentro dos quesitos solicitados pela equipe do órgão internacional. Serão dois avaliadores que deverão iniciar o processo após a realização do evento.

Um dos avaliadores, segundo a assessora técnica, geóloga Flávia Fernanda de Lima, será o francês Guy Martini, da Rede Global de Geoparks. Ainda não foi definido pela Unesco quem será o outro avaliador. Ela adianta que ainda há muito o que se fazer na área, que conta com 10 geosítios, em seis municípios do Cariri. Flávia já antecipa que esse alerta poderá ser dado pelos avaliadores, que serão os responsáveis por encaminhar o que viram na região para o órgão internacional.

Encontros
Esse é o terceiro grande evento realizado por meio do Geopark Araripe e Governo do Estado. O primeiro foi o I Seminário Internacional sobre o tema, em Fortaleza; o segundo reuniu os principais candidatos brasileiros a criação de geoparks, no Crato; e o terceiro que irá acontecer em novembro. Segundo Flávia, os dez maiores e melhores especialistas no assunto, no mundo, estarão presentes. Será um evento voltado para os estudiosos da área. As inscrições estarão abertas para 150 participantes, com taxas de R$ 350,00. Para as visitas de campo serão cobrados mais R$ 100,00.

Investimento
Desde que foi iniciado, em 2006, o Geopark passou a contar com uma verba de implantação de R$ 1 milhão 485 mil, em 2006, com o então reitor da Urca, André Herzog. Segundo o atual coordenador, Patrício Melo, em 2007 foram destinados para manutenção, R$ 309 mil; 2008, 165 mil; 2009, 169 mil e 2010 fecha com o orçamento de R$ 390 mil. Para os próximos quatro anos, por meio da Secretaria das Cidades, está previsto um investimento em infraestrutura de R$ 10 milhões. As ações de educativas se intensificaram em todos os municípios que compõem o Geopark.

Elizângela Santos - Repórter

Fonte: Diário do Nordeste

Bancários podem entrar em greve a partir de quarta-feira

Os bancários podem entrar greve por tempo indeterminado em todo o país a partir da próxima quarta-feira (29/9) caso não haja um acordo com os patrões. A orientação do comando nacional de greve da categoria é a realização de assembleias, na próxima terça-feira (28/9), a fim de discutir a viabilidade da paralisação já no dia seguinte. Nesta quinta-feira (23/9), as negociações com os bancos públicos, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, não avançaram.

Os bancários reivindicam reposição salarial de 11%, melhoria na participação nos lucros e resultados, valorização dos pisos salariais e elevação dos auxílios refeição e alimentação.

De acordo com informações divulgadas pelo Sindicato dos Bancários do Distrito Federal, os seis maiores bancos que operam no país (Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco, Caixa, Santander e HSBC) apresentaram R$ 21,7 bilhões de lucro líquido nos seis primeiros meses do ano. O ganho é 32% superior ao lucro do mesmo período de 2009 e a rentabilidade média sobre o patrimônio líquido é de 25%.

Fonte: Correio Braziliense