Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 8 de novembro de 2009

Aos 102 anos de idade, Dr. Raimundo de Oliveira Borges Elogia o livro O Berço dos Araújo Paiva e Parabeniza o seu Autor

Clique na imagem do texto que se encontra abaixo para ampliar a reprodução do original da carta datilografada datada de novembro de 2009, enviada ao autor do livro O Berço dos Araújo Paiva pelo renomado advogado e escritor; e grande rotariano, Dr. Raimundo de Oliveira Borges, na qual ele elogia o conteúdo do livro e parabeniza o escritor Audir de Araújo Paiva, pelo ótimo trabalho que realizou. Dr. Borges, como é conhecido, é o advogado mais velho do Cariri, tem dez livros publicados e completou 102 anos de idade no dia 2 de julho, com a lucidez de um jovem.

Dr. Borges nasceu em 1907, na Vila de São Pedro, onde hoje é a cidade de Caririaçu. Filho de Clemente Ferreira Borges e Maria José de Oliveira Borges. Fez o curso primário nas escolas públicas da terra natal, de 1916 a 1921. O secundário no Colégio Diocesano do Crato, no Liceu do Ceará, em Fortaleza e no Ginásio da Bahia, Salvador, em 1927.

Em Março de 1928 ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, fazendo nesta o 1º ano. Em 1930 cursou a Faculdade de Medicina de Recife, terminando nesta o 2º ano. Abandonou por problema de saúde o curso médico e em 1933 matriculou-se na Faculdade de Direito do Ceará, Fortaleza, concluindo aí o curso jurídico, em 1937, sendo o orador da turma.
.
Exerceu as funções do Promotor de Justiça nas Comarcas de Tauá, Missão Velha e Crato. Nesta, posteriormente, foi advogado de ofício. Foi vereador da Câmara Municipal do Crato e depois Secretário da Municipal. Foi Suplente de Deputado pelo Partido Social Progressista.
.
Cidadão Honorário do Crato, título outorgado pela Câmara Municipal. Presidente o Rotary Club do Crato, por duas vezes. Ex-Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências Econômicas e de Direito do Crato. Membro do Instituto Cultural do Cariri - ICC, do Instituto Genealógico do Cariri, sócio correspondente do Instituto Cultural do Vale Caririense de Juazeiro do Norte, membro Honorário da Academia de Letras de Uruguaiana, Rio Grande do Sul, além de outras instituições.




Fonte: Blog do Rotary Club do Crato

Mostra Sesc Cariri de Cultura 2009


Por Audir de Araujo Paiva (do Blog do Rotary Club do Crato)

A Dra. Carla Vanessa Fernandes Prata, gerente da unidade do Sesc de Crato, a convite do Rotary Club de Crato ocupou a Ordem do Dia da reunião plenária do clube, realizada no dia 5 de novembro e falou sobre a Mostra Sesc Cariri de Cultura, que será realizada nos dias 13 a 20 do mês de novembro de 2009. Com sua beleza, simpatia, carisma, inteligência e domínio do tema, ela prendeu a atenção do público presente e fez uma bela explanação sobre esse grande evento cultural promovido pelo Sesc. Ao final a convite do presidente em exercício do Rotary, senhor João Batista da Silva, coube a esposa deste, senhora Maria do Socorro Brito da Silva, entregar à palestrante o “Diploma de Honra ao Mérito Rotário”, outorgado pelo clube.

SÍNTESE DA HISTÓRIA DA MOSTRA SESC CARIRI DE CULTURA

Em 1999, foi criada, no Crato, a Mostra Sesc Cariri de Teatro, a partir do Projeto de Desenvolvimento e Consolidação do Teatro no Cariri, desenvolvido pelo Departamento Regional do Sesc no estado do Ceará em parceria com o Departamento Nacional do Sesc.

Desde a sua primeira edição, a Mostra foi estruturada com uma perspectiva de, em longo prazo, tornar-se uma referência nacional no âmbito das artes cênicas, ao mesmo tempo em que abriria frentes amplas para a coexistência de diversas linguagens artísticas e múltiplas manifestações culturais na região do Cariri.

Nesses anos o projeto cresceu em todas as direções. Ampliou a sua extensão para as cidades vizinhas, passando a ter Crato e Juazeiro do Norte como pólos principais, além de programações itinerantes em 15 municípios; aumentou ano a ano a quantidade de apresentações e de espaços onde elas acontecem; abandonou o caráter competitivo, tornando-se mais democrática; deixou de restringir-se às artes cênicas, para englobar as mais diversas formas de manifestações e linguagens artísticas.

Em virtude dessa ampliação, teve seu nome modificado para Mostra Sesc Cariri de Cultura. Sua estrutura foi dividida em cinco núcleos: Artes Cênicas, Música, Artes Plásticas, Literatura e Audiovisual, incorporando, além de manifestações artísticas, os hábitos, costumes e crenças do Cariri e de cada região do Brasil, elementos que formam a pluralidade e, ao mesmo tempo, determinam a singularidade do nosso País.

Fonte dos dados históricos: Site da Mostra SESC Cariri Cultural

Cariri

Tarso Araújo
Experiência caririense
O ex-reitor da Urca, André Herzog, foi um dos conferencistas do IV Simpósio Nacional Ensino de Geologia no Brasil e II Simpósio de Pesquisa em Ensino e Historia de Ciências da Terra, realizados de 1º a 5 de novembro, promovidos pela Universidade de São Paulo (USP). Herzog falou sobre a implantação do Geopark Araripe. Ele é hoje um dos maiores conhecedores do tema "Paisagem Cultural", que vem a ser o resultado material de todas as mudanças - sejam elas sociais, naturais, artificiais - que ocorrem em determinada região. Passado, presente, futuro e a história de uma região passam, inevitavelmente, pela paisagem cultural.

GEOPARK 1
Em 2005, foi elaborado o projeto de reforma e modernização do Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri (Urca), em Santana do Cariri. A reforma, iniciada em 2008, arrasta-se até hoje. Ainda não existem projetos museológico e museográfico para a organização do acervo do museu, considerado patrimônio do povo brasileiro. Pior: as visitações ao museu continuam suspensas. Já o sítio Cana Brava, localizado em Santana do Cariri e propriedade da Urca, local de pesquisas de registros fósseis em concreções (pedras que possuem fósseis em seu interior) e escolhido para ser um dos geotopes, está abandonado. A ideia do consultor da Unesco Gero Hillmer era transformar aquele sítio em um museu a céu aberto.

GEOPARK 2
Gero Hillmer é um dos mais renomados paleontólogos da Alemanha e, durante quase duas décadas, foi diretor do Instituto e Museu de Paleontologia da Universidade de Hamburgo. É dele a seleção das edificações de apoio e a proposta de urbanização e agenciamento da paisagem do Geopark Araripe, iniciados em 2006 e até agora não concluídos. O escritório-sede do Geopark Araripe, instalado na praça Alexandre Arraes, no Crato, imaginado como o Portal do Geopark aos visitantes, foi fechado e transferido para o interior do Campus Pimenta, da Urca.

CONFERÊNCIA
Na última sexta-feira aconteceu em Juazeiro do Norte a 1ª Conferência de Comunicação do Cariri e Centro-Sul. 170 delegados participaram do evento e discutiram temas como radiodifusão comunitária, mídia digital, cultura, educação, entre outros.

MAIS UM LIVRO
Nascida em Santana do Cariri, a ex-Pró-Reitora da Urca Maria Laudícia de Oliveira Holanda vem de concluir pós-doutorado em Sociologia (curso iniciado em Portugal e finalizado em Curitiba) com uma tese sobre o Padre Cícero. Incentivada pelos amigos ela vai publicar sua tese com o título O Político Padre Cícero & Entre a Religião e a Cidadania.

CRESCIMENTO
Apesar da precariedade da estação de passageiros, o movimento do aeroporto de Juazeiro do Norte só faz crescer. Até o final de setembro, 181.376 passageiros utilizaram aquele terminal aeroviário. A previsão é que até o fim do ano 230 mil pessoas embarquem/desembarquem no aeroporto. A OceanAir vai ampliar para três os seus voos diários a partir do aeroporto Orlando Bezerra de Menezes. No próximo dia 17 de dezembro teremos uma nova linha Juazeiro/São Paulo, sem escala, saindo da Terra do Padre Cícero às 8h30min.

PADRE CÍCERO
O novo livro de Lira Neto, Padre Cícero, Fé, Poder e Guerra no Sertão, vai ter uma solenidade de lançamento em Juazeiro do Norte, com a presença do autor. Será em 3 de dezembro próximo.

NOVOS CURSOS SUPERIORES
O campus de Crato do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) implantará em 2010 dois cursos de nível superior: Zootecnia e Ciências da Computação. O Instituto Federal do Ceará foi criado no final do ano passado e resulta da incorporação dos extintos Cefets e das Escolas Agrotécnicas Federais de Crato e Iguatu. No Crato o IFCE possui instalações privilegiadas, a 5 quilômetros do centro da cidade.

FAMÍLIAS JUAZEIRENSES
A Comissão Organizadora do Centenário de Juazeiro do Norte, por sugestão do assessor especial da secretaria de Turismo e Romarias de Juazeiro do Norte, Daniel Walker Almeida Marques, aprovou a realização de uma mostra denominada "Famílias Juazeirenses". Essa exposição, que constará de fotografias e álbuns de fotos das famílias juazeirenses, foi agendada dentro das comemorações do 1º centenário de Juazeiro do Norte, cujo encerramento ocorrerá em 2011.

CURTAS

> Anunciada a data de inauguração do metrô de superfície do Cariri: 24 de novembro. Inform a-se, por outro lado, que a duração da viagem entre Crato e Juazeiro do Norte será em torno de 28 minutos. O que contribuirá para a população continuar preferindo o transporte alternativo, que gasta no percurso em torno de 10 minutos.

> Uma pequena imagem de madeira, divulgada como sendo do co-padroeiro do Crato, São Fidelis de Sigmaringa, e pertencente ao acervo do Museu Histórico da cidade, passa por serviços de restauração a cargo de Gabriella Federico.

> O bispo do Crato, dom Fernando Panico, esteve em Brasília entre os dias 2 e 4 últimos, cuidando de assuntos ligados à Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia por ele presidida.

> Residente em Brasília, o escritor José Peixoto Júnior está enviando aos amigos a plaquete com os discursos feitos por ele e por Napoleão Tavares Neves (saudação) quando de sua posse na cadeira padre Alencar Peixoto, do Instituto Cultural do Cariri.

> Dentro do ``Ano Sacerdotal``, a diocese do Crato tem duas efemérides para lembrar. Em 29 de dezembro: 80 anos da morte de dom Quintino. Já em 10 de fevereiro de 2010: cinquenta anos da morte de dom Francisco. Eles foram os dois primeiros bispos da diocese.

> Com apenas três anos de criação, os campi da UFC-Cariri vão iniciar 2010 com dez cursos de graduação: Medicina, Administração, Agronomia, Engenharia Civil, Filosofia, Biblioteconomia, Comunicação Social, Design de Produto, Educação Musical e Engenharia de Materiais. Logo, logo, será a maior instituição universitária do Cariri.
Fonte: jornal O Povo