Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 8 de novembro de 2009

Aos 102 anos de idade, Dr. Raimundo de Oliveira Borges Elogia o livro O Berço dos Araújo Paiva e Parabeniza o seu Autor

Clique na imagem do texto que se encontra abaixo para ampliar a reprodução do original da carta datilografada datada de novembro de 2009, enviada ao autor do livro O Berço dos Araújo Paiva pelo renomado advogado e escritor; e grande rotariano, Dr. Raimundo de Oliveira Borges, na qual ele elogia o conteúdo do livro e parabeniza o escritor Audir de Araújo Paiva, pelo ótimo trabalho que realizou. Dr. Borges, como é conhecido, é o advogado mais velho do Cariri, tem dez livros publicados e completou 102 anos de idade no dia 2 de julho, com a lucidez de um jovem.

Dr. Borges nasceu em 1907, na Vila de São Pedro, onde hoje é a cidade de Caririaçu. Filho de Clemente Ferreira Borges e Maria José de Oliveira Borges. Fez o curso primário nas escolas públicas da terra natal, de 1916 a 1921. O secundário no Colégio Diocesano do Crato, no Liceu do Ceará, em Fortaleza e no Ginásio da Bahia, Salvador, em 1927.

Em Março de 1928 ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, fazendo nesta o 1º ano. Em 1930 cursou a Faculdade de Medicina de Recife, terminando nesta o 2º ano. Abandonou por problema de saúde o curso médico e em 1933 matriculou-se na Faculdade de Direito do Ceará, Fortaleza, concluindo aí o curso jurídico, em 1937, sendo o orador da turma.
.
Exerceu as funções do Promotor de Justiça nas Comarcas de Tauá, Missão Velha e Crato. Nesta, posteriormente, foi advogado de ofício. Foi vereador da Câmara Municipal do Crato e depois Secretário da Municipal. Foi Suplente de Deputado pelo Partido Social Progressista.
.
Cidadão Honorário do Crato, título outorgado pela Câmara Municipal. Presidente o Rotary Club do Crato, por duas vezes. Ex-Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências Econômicas e de Direito do Crato. Membro do Instituto Cultural do Cariri - ICC, do Instituto Genealógico do Cariri, sócio correspondente do Instituto Cultural do Vale Caririense de Juazeiro do Norte, membro Honorário da Academia de Letras de Uruguaiana, Rio Grande do Sul, além de outras instituições.




Fonte: Blog do Rotary Club do Crato

Nenhum comentário: