Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 8 de novembro de 2009

Cariri

Tarso Araújo
Experiência caririense
O ex-reitor da Urca, André Herzog, foi um dos conferencistas do IV Simpósio Nacional Ensino de Geologia no Brasil e II Simpósio de Pesquisa em Ensino e Historia de Ciências da Terra, realizados de 1º a 5 de novembro, promovidos pela Universidade de São Paulo (USP). Herzog falou sobre a implantação do Geopark Araripe. Ele é hoje um dos maiores conhecedores do tema "Paisagem Cultural", que vem a ser o resultado material de todas as mudanças - sejam elas sociais, naturais, artificiais - que ocorrem em determinada região. Passado, presente, futuro e a história de uma região passam, inevitavelmente, pela paisagem cultural.

GEOPARK 1
Em 2005, foi elaborado o projeto de reforma e modernização do Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri (Urca), em Santana do Cariri. A reforma, iniciada em 2008, arrasta-se até hoje. Ainda não existem projetos museológico e museográfico para a organização do acervo do museu, considerado patrimônio do povo brasileiro. Pior: as visitações ao museu continuam suspensas. Já o sítio Cana Brava, localizado em Santana do Cariri e propriedade da Urca, local de pesquisas de registros fósseis em concreções (pedras que possuem fósseis em seu interior) e escolhido para ser um dos geotopes, está abandonado. A ideia do consultor da Unesco Gero Hillmer era transformar aquele sítio em um museu a céu aberto.

GEOPARK 2
Gero Hillmer é um dos mais renomados paleontólogos da Alemanha e, durante quase duas décadas, foi diretor do Instituto e Museu de Paleontologia da Universidade de Hamburgo. É dele a seleção das edificações de apoio e a proposta de urbanização e agenciamento da paisagem do Geopark Araripe, iniciados em 2006 e até agora não concluídos. O escritório-sede do Geopark Araripe, instalado na praça Alexandre Arraes, no Crato, imaginado como o Portal do Geopark aos visitantes, foi fechado e transferido para o interior do Campus Pimenta, da Urca.

CONFERÊNCIA
Na última sexta-feira aconteceu em Juazeiro do Norte a 1ª Conferência de Comunicação do Cariri e Centro-Sul. 170 delegados participaram do evento e discutiram temas como radiodifusão comunitária, mídia digital, cultura, educação, entre outros.

MAIS UM LIVRO
Nascida em Santana do Cariri, a ex-Pró-Reitora da Urca Maria Laudícia de Oliveira Holanda vem de concluir pós-doutorado em Sociologia (curso iniciado em Portugal e finalizado em Curitiba) com uma tese sobre o Padre Cícero. Incentivada pelos amigos ela vai publicar sua tese com o título O Político Padre Cícero & Entre a Religião e a Cidadania.

CRESCIMENTO
Apesar da precariedade da estação de passageiros, o movimento do aeroporto de Juazeiro do Norte só faz crescer. Até o final de setembro, 181.376 passageiros utilizaram aquele terminal aeroviário. A previsão é que até o fim do ano 230 mil pessoas embarquem/desembarquem no aeroporto. A OceanAir vai ampliar para três os seus voos diários a partir do aeroporto Orlando Bezerra de Menezes. No próximo dia 17 de dezembro teremos uma nova linha Juazeiro/São Paulo, sem escala, saindo da Terra do Padre Cícero às 8h30min.

PADRE CÍCERO
O novo livro de Lira Neto, Padre Cícero, Fé, Poder e Guerra no Sertão, vai ter uma solenidade de lançamento em Juazeiro do Norte, com a presença do autor. Será em 3 de dezembro próximo.

NOVOS CURSOS SUPERIORES
O campus de Crato do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) implantará em 2010 dois cursos de nível superior: Zootecnia e Ciências da Computação. O Instituto Federal do Ceará foi criado no final do ano passado e resulta da incorporação dos extintos Cefets e das Escolas Agrotécnicas Federais de Crato e Iguatu. No Crato o IFCE possui instalações privilegiadas, a 5 quilômetros do centro da cidade.

FAMÍLIAS JUAZEIRENSES
A Comissão Organizadora do Centenário de Juazeiro do Norte, por sugestão do assessor especial da secretaria de Turismo e Romarias de Juazeiro do Norte, Daniel Walker Almeida Marques, aprovou a realização de uma mostra denominada "Famílias Juazeirenses". Essa exposição, que constará de fotografias e álbuns de fotos das famílias juazeirenses, foi agendada dentro das comemorações do 1º centenário de Juazeiro do Norte, cujo encerramento ocorrerá em 2011.

CURTAS

> Anunciada a data de inauguração do metrô de superfície do Cariri: 24 de novembro. Inform a-se, por outro lado, que a duração da viagem entre Crato e Juazeiro do Norte será em torno de 28 minutos. O que contribuirá para a população continuar preferindo o transporte alternativo, que gasta no percurso em torno de 10 minutos.

> Uma pequena imagem de madeira, divulgada como sendo do co-padroeiro do Crato, São Fidelis de Sigmaringa, e pertencente ao acervo do Museu Histórico da cidade, passa por serviços de restauração a cargo de Gabriella Federico.

> O bispo do Crato, dom Fernando Panico, esteve em Brasília entre os dias 2 e 4 últimos, cuidando de assuntos ligados à Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia por ele presidida.

> Residente em Brasília, o escritor José Peixoto Júnior está enviando aos amigos a plaquete com os discursos feitos por ele e por Napoleão Tavares Neves (saudação) quando de sua posse na cadeira padre Alencar Peixoto, do Instituto Cultural do Cariri.

> Dentro do ``Ano Sacerdotal``, a diocese do Crato tem duas efemérides para lembrar. Em 29 de dezembro: 80 anos da morte de dom Quintino. Já em 10 de fevereiro de 2010: cinquenta anos da morte de dom Francisco. Eles foram os dois primeiros bispos da diocese.

> Com apenas três anos de criação, os campi da UFC-Cariri vão iniciar 2010 com dez cursos de graduação: Medicina, Administração, Agronomia, Engenharia Civil, Filosofia, Biblioteconomia, Comunicação Social, Design de Produto, Educação Musical e Engenharia de Materiais. Logo, logo, será a maior instituição universitária do Cariri.
Fonte: jornal O Povo

Nenhum comentário: