Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Regulamento da I Mostra de Vídeo “Brincantes”

1. APRESENTAÇÃO

1.1 A I Mostra de Vídeo “Brincantes” é uma iniciativa do Coletivo Camaradas em parceria com a Universidade Regional do Cariri – URCA, através da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX, Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC e a Secretaria Municipal da Cultura do Crato, tendo como foco vídeos amadores e profissionais sobre cultura popular produzidos nos diversos estados brasileiros;

1.2 A Mostra será realizada no período de 17 a 20 de agosto de 2011, no Centro Cultural do Araripe, na cidade do Crato;

1.3 A Mostra não terá caráter competitivo e nem distribuirá entre os inscritos qualquer forma de pagamento ou premiação financeira;

1.4 A Mostra será dividida em Mostra Nacional e Mostra do Projeto “No Terreiro dos Brincantes“ desenvolvido pela PROEX/URCA/IEC e Coletivo Camaradas.

2. OBJETIVOS

2.1 Divulgar a produção de vídeos amadores e profissionais sobre a temática cultura popular como forma de contribuir com a memória social, com a diversidade e identidade cultural do povo brasileiro;

2.2 Criar acervo com a finalidade de ser disponibilizado gratuitamente para pesquisadores, professores, produtores, artistas e cineastas para atendendo propósitos pedagógicos, científicos e culturais;

2.3 Apresentar o resultado do Projeto “No Terreiro dos Brincantes” e criar possibilidades de parcerias com instituições culturais e educacionais.


3. DO PERÍODO E DOS LOCAIS PARA AS INSCRIÇÕES

3.1 As inscrições para a MOSTRA, poderão ser realizadas no período de 30 de maio a 01 de agosto de 2011, na sala da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX - Campus Pimenta URCA, no horário das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00 ou pelos Correios pelo seguinte endereço:
MOSTRA DE VÍDEO “BRINCANTES”
Pró-Reitoria de Extensão – PROEX – URCA
Rua Cel. Antonio Luiz,1161 – Bairro Pimenta CEP: 63.105-000 Crato/CE
3.2 A inscrição inclui o preenchimento de ficha padronizada (Anexo I) e entrega do vídeo em DVD;
3.3 A Comissão não se responsabiliza por extravio dos materiais enviados.
3.4 Os trabalhos inscritos não serão devolvidos em hipótese alguma;
3.5 São de total responsabilidade do remetente todas e quaisquer despesas relativas à sua inscrição postal;
3.6 No ato da inscrição o participante declara que concorda com todos os termos deste regulamento, incluindo a reprodução, divulgação e distribuição sem fins lucrativos das obras enviadas;
3.7 Não será cobrada taxa de inscrição;
3.8 As informações fornecidas são de total responsabilidade do inscrito.

4. EXIGÊNCIAS E FORMATO DOS TRABALHOS

4.1 Os trabalhos deverão ser entregues em DVD;
4.2 Os vídeos serão aceitos nas diversas mídias, incluindo vídeos produzidos em celulares;
4.3 Na capa do trabalho (DVD) deverá constar o título e duração do trabalho;
4.4 A responsabilidade por imagens e músicas de terceiros utilizados nos trabalhos inscritos, compete aos seus produtores/realizadores, cabendo a estes todo e qualquer ônus relativo a questões de direitos autorais.

5. DA SELEÇÃO

5.1 Os trabalhos serão selecionados por equipe composta por profissionais da área do audiovisual, indicados pelo Coletivo Camaradas e as entidades parceiras;
5.2 Os critérios de seleção dos trabalhos serão: a) Atender ao critério da temática da Mostra: Cultura Popular, b) Que o material apresente qualidade de audível; c) Preenchimento da ficha de inscrição e consentimento das exigências do presente regulamento;
5.3 Serão selecionados 30 vídeos;
5.4 A lista dos trabalhos selecionados para exibição será divulgada através do blog do Coletivo Camaradas – www.coletivocamaradas.blogspot.com e do site da Universidade Regional do Cariri – URCA – www.urca.br no dia 10 de agosto;
5.5 Aos participantes da MOSTRA serão conferidos certificados de participação.

6. DAS MENÇÕES HONROSAS

6.1 A comissão julgadora poderá, a seu exclusivo critério, outorgar Menções Honrosas;
6.2 . Não haverá premiação em dinheiro para as menções honrosas outorgadas

7. DA CESSÃO DE DIREITOS

7.1 Os realizadores de trabalhos inscritos na MOSTRA cederão automaticamente ao Coletivo Camaradas e a Pró-Reitoria de Extensão da URCA, quando da referida inscrição, os direitos autorais relativos à reprodução e exibição pública sem fins lucrativos;
a) Entende-se por reprodução e exibição sem fins lucrativos aquelas destinadas a intercâmbios culturais e que não aufiram lucros.
b) A organização da Mostra de vídeo informa que os trabalhos inscritos e selecionados passarão a fazer parte do acervo da mostra e do Coletivo Camaradas e da PROEX/URCA também poderão ser utilizados para fins culturais, sem objetivos comerciais.

8. DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 A inscrição de trabalho na Mostra de Vídeo implica na total e irrestrita aceitação do presente regulamento;
8.2 Os casos omissos serão decididos soberanamente pela Comissão Organizadora.


Crato-CE, 23 de maio de 2011.


Alexandre Lucas Silva
Coordenador do Coletivo Camaradas


Maria Arlene Pessoa da Silva
Pró-Reitora de Extensão – PROEX/URCA






ANEXO I
MOSTRA DE VÍDEO BRINCANTES
Crato, CE – 17 a 20 de agosto de 2011

FICHA DE INSCRIÇÃO

Título do Vídeo:
Duração:
Ano de Produção:
Local de Produção: ( Cidade/Estado)
Formato Original:
Ficha Técnica:
Sinopse do Filme:
Responsável pela Inscrição:
Endereço completo:
Bairro:
CEP: Cidade: Estado:
Telefone:
Celular:
E-mail:

Declaração
Eu, ____________________________________________________________, declaro para os devidos que as informações fornecidas são verídicas e que tenho a devida autorização para efetuar a inscrição do seguinte vídeo: ________________________________________________, bem como autorizo conformes consta no regulamento a cessão de direitos autorais relativos à reprodução e exibição pública sem fins lucrativos do referido trabalho e o mesmo fará parte do acervo da Mostra, do Coletivo Camaradas e da PROEX/URCA e também poderão ser utilizados para fins culturais, sem objetivos comerciais.

Data: _____ de ____________________ de 2011.


Assinatura do responsável pela inscrição: _____________________________

ONDE HÁ FUMAÇA HÁ FOGO

(Pedro Esmeraldo)


Ao ilustre Deputado, Ely Aguiar.

Enviamos os parabéns ao nobre deputado e aos seus companheiros de luta pelos arrojados pronunciamentos em defesa do Crato. Ultimamente, a cidade é desprezada e desmerecida pelos homens do Governo.

Uma horda de falsos líderes vem querer dilacerar a nossa terra em beneficio de outra que consideramos menos importante que a nossa em termos de desenvolvimento sustentável e na produção agro-pastoril.

Não somos acomodados como dizem, mas somos lutadores e progressistas corajosos, já que desta cidade surgiram os primeiros focos do desenvolvimento da região do Cariri. Foi do Crato que partiu a revolução separatista do ano de 1817, pois queríamos separar o Brasil de Portugal. Foi do Crato que surgiram os primeiros soldados na independência (Revolução de 1824, chamada Revolução do Equador). Foi do Crato que surgiu o desenvolvimento educativo do interior do Nordeste. E em todos os aspectos desenvolvimentistas tornou-se a maior cidade interiorana da região centro-nordestina. Devemos lembrar que esta cidade deve ser respeitada e não venham com firulas, querendo tapar o sol com a peneira, enganando o povo com bananas e bolos. Não somos trouxas para acreditar na conversa destes políticos maldosos que desejam empobrecer as nossas terras dando um abraço de tamanduá, contando falsas histórias mentirosas, dizendo que vem tudo de bom para o Crato, mas o que vêm mesmo é buscar votos no período eleitoral.

Os Cratenses, devido a estas medidas desastradas permanecem perplexos e não querem aceitar estas conversas ocas que são pronunciadas por estes falsos políticos.

Seu desejo é somente esvaziar o Crato, transformando-a numa cidade dormitório, deixando-o submisso a outra plaga cheia de pieguice, alheia ao desenvolvimento equilibrado.

Eles só desejam o desenvolvimento para si e as outras comunidades que permaneçam no desespero que se afastem do desenvolvimento solidário.

Segundo um escritor regionalista brasileiro, que ficava satisfeito quando via o melhoramento para qualquer parte do país, assim dizia: É BRASIL.

Infelizmente, aqui no Cariri, o chefe do poder executivo só pensa em Juazeiro do Norte e as outras comunas que caiam na bancarrota.

Já está na hora de os Cratenses revoltarem-se assim como faziam os líderes locais de antigamente, já que tudo isso é desaforo e o desprestígio para o povo que os elegeu e que tem como objetivo prejudicar o Crato.

Portanto, prezados Deputados, mais uma vez lhes pedimos apoio com sua ajuda referente às nossa terra tirando-a das mãos desses algozes inimigos ambiciosos, fanáticos e que só querem levar do Crato o que temos de bom.

Crato-CE, 20 de maio de 2011.

Noticias da URCA

Debates para consulta universitária da URCA serão encerrados na noite desta segunda-feira
Termina nesta segunda-feira, no Campus do Pirajá, na Universidade Regional do Cariri - URCA, a última rodada de debates com a participação dos candidatos à Reitoria e Vice-Reitoria da Instituição. Esse momento, oportunidade para os que fazem a instituição conhecerem um pouco mais dos candidatos, aconteceu em todos os campi da URCA, em Campos Sales, Iguatu, Missão Velha, Crajubar, Pirajá e São Miguel. O debate será iniciado a partir das 19 horas. Os trabalhos sempre são acompanhados pela Comissão Especial. A consulta universitária será realziada na URCA, no próximo dia 26 de maio, quinta-feira, das 8 horas da manhã às 22 horas, em todos os campi, trabalho sempre acompanhado e coordenado pela Comissão Especial, para dar lisura a todo o processo. Estão candidatos pera Chapa 1, Otonite Cortez, Reitora, e Patrício Melo, Vice-Reitor; Chapa 2, Edson Martins, Reitor, e Galberto Martins, Vice-Reitor; e Francisco Cunha, Reitor, e Reno Feitosa, Vice-Reitor, pela Chapa 3. Após o período de consulta interna, uma lista tríplice com os nomes dos candidatos será encaminhada ao Governo do Estado, que, por lei, determinará o processo de escolha de quem assumirá a URCA pelos próximos quatro anos.

Professores e alunos do Curso de História da URCA participam da 9ª Semana Nacional de Museus
Os professores do Curso de História da URCA, Cícero Joaquim dos Santos e Daniela Medina, ao lado dos alunos Marcos Manoel Severiano e Séphora Lorena Dias, participaram da 9ª Semana Nacional de Museus, e ministraram oficinas na programação do Museu Casa da Memória, do município de Porteiras, Ceará, no dia 21 de maio, das 8 às 11 horas. A 9ª Semana Nacional de Museus ocorreu desde o dia 16 e terminou ontem. O tema Museu e Memória. A programação, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio), contou com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, por meio do Sistema Estadual de Museus – SEM/CE. No Ceará as atividades aconteceram em 26 cidades e 44 instituições, entre museus, casas de cultura e centro culturais.

Geopark Araripe participa de "Debates e palestras do Viva a Mata"
"Saúde e meio ambiente", "código florestal e as cidades" e "alimentação saudável" estiveram entre os principais temas.

Um dos principais objetivos da Fundação SOS Mata Atlântica é a mobilização de pessoas e articulação de ações para a proteção da Mata Atlântica, Bioma que compõe todo o ambiente ao nosso redor, seja ele formado por florestas ou urbano.

Com este conceito, a ONG realizou entre os dias 20 e 22 de maio, no Parque Ibirapuera, o Viva a Mata 2011 – mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica –, com uma série de palestras e debates que destacarão como todos são agentes transformadores e estão aptos a colaborar com a conservação da Mata Atlântica, ou, em outras palavras, com a proteção do meio ambiente em que vivem.

Entre os temas abordados o "saúde e meio ambiente", "alimentação saudável", "ocupação irregular" e "gestão da água", entre outros. Todas as atividades são gratuitas e acontecerão no auditório central do evento ou no palco do caminhão itinerante da ONG. (Assessoria de Comunicação Geopark Araripe).

Novos projetos da URCA/PROEX aprovados pelo Ministério da Educação
A Universidade Regional do Cariri (URCA), através da Pró-Reitoria de Extensão, aprovou todos os Programa e Projetos encaminhados ao Ministério da Educação, em atendimento ao Edital Nº 4 PROEXT 2011. A aprovação dos referidos Programas e Projetos representam um ganho da Extensão dentro da Universidade, uma vez que propiciará o atendimento a comunidade, dentro de diversas áreas de atuação, envolvendo seu corpo docente, discente e técnico administrativo. Os Programas e Projetos aprovados foram: Projeto - Formação de Gestores e Professores no Território do Geopark Araripe - área de Educação - Coordenadora Professora Maria Neuma C. Galvão - Depto. de Pedagogia; Programa - O Prazer da Arte - área - Arte e Cultura – Coordenador Professor Fábio J. Rodrigues da Costa - Escola de Artes; Projeto - Ações integradas voltadas a melhor idade - área – Promoção da saúde - Coordenadora Professora Maria Arlene Pessoa da Silva – PROEX; Projeto - Núcleo de Acolhimento à Mulher, Redes de combate a Violência - área - Mulheres e Relação de Genêro - Coordenadora Professora. Zuleide Fernandes de Queiroz – Depto. de Pedagogia. "

Fonte: Assessoria de Comunicação da  Universidade Regional do Cariri - URCA