Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Noticias da URCA

Debates para consulta universitária da URCA serão encerrados na noite desta segunda-feira
Termina nesta segunda-feira, no Campus do Pirajá, na Universidade Regional do Cariri - URCA, a última rodada de debates com a participação dos candidatos à Reitoria e Vice-Reitoria da Instituição. Esse momento, oportunidade para os que fazem a instituição conhecerem um pouco mais dos candidatos, aconteceu em todos os campi da URCA, em Campos Sales, Iguatu, Missão Velha, Crajubar, Pirajá e São Miguel. O debate será iniciado a partir das 19 horas. Os trabalhos sempre são acompanhados pela Comissão Especial. A consulta universitária será realziada na URCA, no próximo dia 26 de maio, quinta-feira, das 8 horas da manhã às 22 horas, em todos os campi, trabalho sempre acompanhado e coordenado pela Comissão Especial, para dar lisura a todo o processo. Estão candidatos pera Chapa 1, Otonite Cortez, Reitora, e Patrício Melo, Vice-Reitor; Chapa 2, Edson Martins, Reitor, e Galberto Martins, Vice-Reitor; e Francisco Cunha, Reitor, e Reno Feitosa, Vice-Reitor, pela Chapa 3. Após o período de consulta interna, uma lista tríplice com os nomes dos candidatos será encaminhada ao Governo do Estado, que, por lei, determinará o processo de escolha de quem assumirá a URCA pelos próximos quatro anos.

Professores e alunos do Curso de História da URCA participam da 9ª Semana Nacional de Museus
Os professores do Curso de História da URCA, Cícero Joaquim dos Santos e Daniela Medina, ao lado dos alunos Marcos Manoel Severiano e Séphora Lorena Dias, participaram da 9ª Semana Nacional de Museus, e ministraram oficinas na programação do Museu Casa da Memória, do município de Porteiras, Ceará, no dia 21 de maio, das 8 às 11 horas. A 9ª Semana Nacional de Museus ocorreu desde o dia 16 e terminou ontem. O tema Museu e Memória. A programação, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio), contou com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, por meio do Sistema Estadual de Museus – SEM/CE. No Ceará as atividades aconteceram em 26 cidades e 44 instituições, entre museus, casas de cultura e centro culturais.

Geopark Araripe participa de "Debates e palestras do Viva a Mata"
"Saúde e meio ambiente", "código florestal e as cidades" e "alimentação saudável" estiveram entre os principais temas.

Um dos principais objetivos da Fundação SOS Mata Atlântica é a mobilização de pessoas e articulação de ações para a proteção da Mata Atlântica, Bioma que compõe todo o ambiente ao nosso redor, seja ele formado por florestas ou urbano.

Com este conceito, a ONG realizou entre os dias 20 e 22 de maio, no Parque Ibirapuera, o Viva a Mata 2011 – mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica –, com uma série de palestras e debates que destacarão como todos são agentes transformadores e estão aptos a colaborar com a conservação da Mata Atlântica, ou, em outras palavras, com a proteção do meio ambiente em que vivem.

Entre os temas abordados o "saúde e meio ambiente", "alimentação saudável", "ocupação irregular" e "gestão da água", entre outros. Todas as atividades são gratuitas e acontecerão no auditório central do evento ou no palco do caminhão itinerante da ONG. (Assessoria de Comunicação Geopark Araripe).

Novos projetos da URCA/PROEX aprovados pelo Ministério da Educação
A Universidade Regional do Cariri (URCA), através da Pró-Reitoria de Extensão, aprovou todos os Programa e Projetos encaminhados ao Ministério da Educação, em atendimento ao Edital Nº 4 PROEXT 2011. A aprovação dos referidos Programas e Projetos representam um ganho da Extensão dentro da Universidade, uma vez que propiciará o atendimento a comunidade, dentro de diversas áreas de atuação, envolvendo seu corpo docente, discente e técnico administrativo. Os Programas e Projetos aprovados foram: Projeto - Formação de Gestores e Professores no Território do Geopark Araripe - área de Educação - Coordenadora Professora Maria Neuma C. Galvão - Depto. de Pedagogia; Programa - O Prazer da Arte - área - Arte e Cultura – Coordenador Professor Fábio J. Rodrigues da Costa - Escola de Artes; Projeto - Ações integradas voltadas a melhor idade - área – Promoção da saúde - Coordenadora Professora Maria Arlene Pessoa da Silva – PROEX; Projeto - Núcleo de Acolhimento à Mulher, Redes de combate a Violência - área - Mulheres e Relação de Genêro - Coordenadora Professora. Zuleide Fernandes de Queiroz – Depto. de Pedagogia. "

Fonte: Assessoria de Comunicação da  Universidade Regional do Cariri - URCA

Nenhum comentário: