Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 8 de junho de 2010

NESTA QUARTA, DIA 9 DE JUNHO DE 2010, 19 HORAS, ESPETÁCULO "A COMÉDIA DA MALDIÇÃO" NA BATATEIRAS

Depois de grande sucesso no Distrito Bela Vista, com a participação do Maneiro Pau do Mestre Cirilo, dia 30 de maio, e no Bairro Muriti, com o Reisado Decolores Dedé de Luna, o espetáculo teatral "A COMÉDIA DA MALDIÇÃO", texto e direção de Cacá Araújo, encenado pela Cia. Cearense de Teatro Brincante - Ponto de Cultura do Brasil, segue sua jornada de apresentações nas praças e terreiros do Crato-CE. Quarta-feira, dia 9 de junho de 2010, às 19 horas, a peça será exibida na Batateiras (Bairro Gisélia Pinheiro) e contará com a participação especial do Coco das Mulheres da Batateiras, comandado pela Mestra Edite.

"Foi quando uma bela moça / Mudô seu intineráro / Traiu as coisa de Deus / Se amancebô co'o vigáro..."

(Apresentação no Terreiro Dedé de Luna do Muriti - Fotos de Gessy Maia)
















Dia 12 de junho (sábado), às 20 horas, "A Comédia da Maldição" será apresentada na Praça da Sé, em Crato, com a participação da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto.

REALIZAÇÃO:
Cia. Cearense de Teatro Brincante - Ponto de Cultura do Brasil

PRODUÇÃO:

Sociedade Cariri das Artes

APOIO:
Ministério da Cultura / Governo Federal
Secretaria da Cultura / Governo do Estado do Ceará
Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude / Governo Municipal do Crato
Sociedade de Cultura Artística do Crato
Coletivo Camaradas
Centro de Ativação Cultural Poeta Cego Aderaldo
Sandálias Brisa
Blogues
Imprensa

Que é felicidade - Emerson Monteiro

Todos nós possuímos nossas razões de viver na variação dos interesses transitórios deste mundo cheio de elencos infinitos de pretextos para gozar. Torcer por times de futebol. Acompanhar novelas de televisão. Vícios variados; cigarro, droga, bebida. Mania de ler, de falar, comentar a vida alheia. Ganhar dinheiro. Gastar noites de sono precioso em mesas de jogo. Viajar pelo mundo observando outros povos e costumes. Andar de bicicleta. Passear de automóvel, no gosto e poder aquisitivo de quem usa. Criar cavalos de raça, peixes ornamentais, cachorros, coelhos, galinhas, ovelhas, patos, mocós, etc. Colecionar armas brancas, selos, gibis, mandatos, aviões, jóias, moedas, sapatos, livros, escrituras de terra, casas, perfumes, charutos, admiradores, canetas, vinhos, títulos universitários, entradas na polícia, visitas a museus, carimbos e passaportes, telas e desenhos, endereços eletrônicos, etc., etc.
Falar do que seja felicidade, por isso, reclama de observar cada indivíduo e o jeito se apegar a valores, na medida de cada freguês, pela ótica que lhe é própria.
Uns, visualizam apenas os detalhes; outros, o todo; sempre na intenção de si agradar, de achar satisfação nas jornadas desta vida.
Pelo transcorrer da história pessoal, topamo-nos com as oportunidades para construir justificações aos chamamentos, à proporção em que se aproxima o acerto das contas da história toda. Ainda não existe, contudo, um padrão universal que represente a felicidade, que reúna elementos de certeza absoluta, que explique nossa origem, o que estamos fazendo aqui e para onde iremos depois, nos segredos do Universo.
Há, sim, versões mitológicas, filosóficas, religiosas, acadêmicas, porém prova provada, definitiva, aceita sem conflitos por toda gente e em todos os lugares, isso ainda esperam os habitantes desta terra.
No entanto, viver é preciso, e sob o signo da felicidade, livre do que dizem e pensam as ruas, os botecos e clubes. Só avaliar objetos, sentimentos, fenômenos fica devendo para esclarecer o enigma das gerações. A escolha da adoração particular, sem preencher com clareza o espaço da verdadeira expectativa, mostra limitação que resiste à busca, no entanto, demonstra necessidade de ir em frente, firmes, sem desprezar os deveres de filhos, pais, cidadãos e contribuintes.
No frigir dos ovos, resta, então, mergulhar de cabeça dentro de nós próprios, indo às profundidades da alma, escarafunchar as entranhas, experimentar os sabores na relação com o todo, independente dos sentidos animais, e achar o propósito mais íntimo da realidade.
Nisso encontrar-se-á, na essência, sentimento alto que acolhe de braços abertos, o amor, Ser supremo, ente maior das filosofias, natureza fundamental da Criação, algo semelhante à fonte inesgotável jamais imaginada. E descobrirá transformação noutro patamar de circunstâncias que revelará novos sonhos e dimensões nunca presenciadas nas coisas materiais.
A interpretação, portanto, do que seja felicidade ressurge das virtudes adquiridas nesse acontecimento, após o desencanto dos prazeres fáceis.
Com isso, a vida ganhará novas cores e o palco da fantasia revelará outra possibilidade, no sentido pleno da caminhada. Resultado, o conceito de felicidade ampliará o viver da multidão, que nisso experimenta os frutos e as formas da beleza definitiva de uma nova humanidade.

URCA em notícias

I Semana de Física aberta na URCA

Realizada, no final da tarde de ontem, no auditório do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Regional do Cariri (URCA), campus Crajuba, a abertura da I Semana de Física, com o tema “Caminhos da Física”. A abertura contou com a presença do Reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens, que abriu oficialmente o evento, destacando a importância da pesquisa para iniciação efetiva da vida acadêmica, proporcionando vitalidade ao curso. Também participaram o diretor do CCT, Professor Carlos Kleber, o Chefe de Departamento, Professor Júlio César, o Coordenador do Curso, Professor Augusto Nobre, além do presidente do Centro Acadêmico, Alberto Andrade e da Pró-Reitora de Desenvolvimento Universitário, Cileide Araújo. Palestras, oficinas e Minicursos com professores de Instituições como a URCA, UFC, UFCG e UECE estarão sendo realizadas durante a semana. O evento acontece de 7 a 11 de junho. A promoção é do CA do Curso de Física. A palestra de abertura do evento foi proferida pela Professora Doutora Zuleide Fernandes Queiroz, do Departamento de Educação da URCA.

Pesquisador dos Pterossauros do Araripe realiza palestra na URCA
Um dos maiores pesquisadores da Paleontologia brasileira e dos pterossauros pré-históricos da Chapada do Araripe, Alexander Kellner, Professor do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, estará realizando palestra na Universidade Regional do Cariri (URCA), sobre “A IMPORTÂNCIA DOS MUSEUS DE PALEONTOLOGIA: PORQUE INVESTIR NELES?”. A palestra acontece no Salão de Atos da URCA, às 19 horas deste dia 9 de junho. No evento haverá sorteio do último livro lançado pelo pesquisador.

Kellner nasceu em 1961 no principado de Liechtenstein, mas naturalizou-se brasileiro. Concluiu a graduação e o mestrado em geologia pela UFRJ e, em 1996, o doutorado pela Universidade de Colúmbia (em Nova York, EUA), em programa conjunto com o American Museum of Natural History (AMNH). Kellner ingressou no Museu Nacional em 1997, onde tem-se dedicado à pesquisa de vertebrados fósseis, particularmente os encontrados em depósitos cretáceos. Entre suas descobertas principais está o dinossauro terópode Santanaraptor placidus, parente do Tyrannosaurus rex, que foi encontrado com o tecido mole preservado, e o pterossauro Thalassodromeus sethi (réptil voador contemporâneo dos dinossauros), que permitiu o estabelecimento de novas hipóteses a respeito de aspectos fisiológicos desses répteis.

Destaca-se, por relevante, que no dia 28 de agosto de 2006, o Prof. e cientista Alex Kellner, em destacado evento da paleontologia, apresentou a toda comunidade científica mundial, no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na cidade do Rio de Janeiro, a réplica de um dinossauro brasileiro denominado cientificamente de Maxakalisaurus topai.

DEG da URCA divulga calendário para entrega dos Diplomas dos Cursos do PROAREAS
O Departamento de Ensino de Graduação – DEG da URCA, divulga calendário para entrega dos Diplomas dos Cursos do PROAREAS. A entrega será realizada nos Horários: das 9 às 12hs e das 13 às 16hs. O endereço do local de entrega será divulgado, posteriormente, pela secretaria do curso.

DATA MUNICÍPIOS
09/06/10 Abaiara, Aurora, Barro, Mauriti, Milagres;
11/06/10 Nova Olinda, Umari, São José das Piranhas;
15/06/10 Brejo Santos, Jardim, Jati, Penaforte, Porteiras;
17/06/10 Cedro-CE, Várzea Alegre, Banabuiu, Quixeramobim;
A partir do dia 25/06 Pereiro, Icó, Petentecoste, S. G. do Amarante, Novo Oriente, Orós, Potiretama, Alto Santo, Iracema, Erere – Serão entregues ao Coordenador, através de Procuração.

PARA RECEBIMENTO DO DIPLOMAS o Aluno deverá estar:
1 – Quites com o Pagamento das Mensalidades;
2 - Quites com toda a documentação (Ver relação de Pendências de Documentos necessários);
OBS: O aluno que encontrar-se com divergências de dados nos documentos, só poderá receber o diploma, após as devidas correções;
3- Taxa de Pagamento Original no valor de R$ 70,00 (setenta reais) depositado em favor da FUNDETEC - Caixa Econômica Federal – Agência – 0684 – Conta – 175-3. Não serão aceitos depósitos em caixa eletrônico.
OBS: os cursos foram ministrados através de Termo de Parceria URCA/FUNDETEC – Instituição de Direito Privado sem Fins Lucrativos. O valor da mensalidade cobrada média de R$ 130,00 – para atender as despesas básicas de funcionamento do curso: Valor da Hora/Aula das Disciplinas, Encargos Sociais, Serviço de Coordenação e Secretária, Material de Expediente, Material Didático, Translado dos Professores, Coordenadores e secretárias. Não Contemplando o valor correspondente aos Diplomas.

XII Encontro Estadual de História do Ceará será aberto em Crato, no próximo dia 21
Será aberto no próximo dia 21 e vai até o dia 25 de junho, o XII Encontro Estadual de História do Ceará. O encontro reunirá pesquisadores renomados de vários estados, acadêmicos dos cursos de história do Ceará, e terá como tema HISTÓRIA: POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICAS CULTURAIS. O evento será realizado nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Nova Olinda e Assaré e na sede da Universidade Regional do Cariri (URCA), onde já houve uma prévia para preparação do encontro estadual. As inscrições on-line para o Encontro podem ser feitas de 11 de maio a 14 de junho de 2010. Também acontece de 21 a 25 de junho o XXII Encontro Estadual da Associação Nacional de História (ANPUH-CE). A finalidade é promover o debate acerca das temáticas pertinentes ao exercício profissional do historiador, bem como lhe propiciar espaços para o intercâmbio e a interação de idéias, estudos e pesquisas. Visa uma intervenção junto à sociedade e aos poderes públicos no sentido da valorização da profissão, das fontes e equipamentos necessários ao desenvolvimento do trabalho do profissional da história.

O encontro estadual também tem como objetivos promover o debate acerca da temática HISTORIA CULTURA E POLITICA; elaborar propostas a serem entregues aos poderes públicos estadual e municipais visando a definição de políticas voltadas para a história e a cultura; Propiciar o intercâmbio e a interação entre os profissionais da área do Ceará e demais estados da federação, bem como com profissionais de outras áreas do conhecimento. Possibilitar também a apresentação e divulgação de trabalhos de pesquisa dos profissionais e valorizar o profissional nas suas diversas facetas. Mais dados sobre o evento na página http://www.ce.anpuh.org/ dentro deste endereço está a página do encontro estadual :http://www.ce.anpuh.org/x2encontroest.htm.

Fonte:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1213
e-mail urca.imprensa@gmail.com
site www.urca.br
Crato, 8 de junho 2010

A EXPOCRATO pode ser melhor - por José do Vale Pinheiro Feitosa

Não foi aqui no Cariri Agora que a discussão se deu. Ocorreu no Cariricult, mas não deixa de ser interessante que esta discussão também ocorra por aqui. Qual é a questão desta discussão? O programa cultural dos palcos de música durante a EXPOCRATO.

E por que ele surge? Exatamente pela imposição de uma programação exógena que necessariamente não se contempla com a cultura local. Isso, claro, foi traduzido por alguns artistas da área musical da região, mas outros também se manifestaram. E aí a discussão sofre uma espécie de diluição.

Quando, lá no Cariricult o Luiz Carlos Salatiel e o Zé Flávio publicaram a programação do festival de Garanhuns, demonstrando claramente a qualidade comparada com aquela da EXPOCRATO, podem apenas ter levantado a lebre da qualidade de classe média e não exatamente aquela popular. Mas uma coisa é flagrante, uma parcela da classe média não gosta da programação da EXPOCRATO e isso já é muito a considerar do errado que há.

A outra questão é a própria escolha, pois sem a participação dos entes regionais, especialmente de conselhos que envolvem as Secretarias Municipais de Saúde das cidades caririenses, a possibilidade de erro é maior. Especialmente com perda de substância em relação a outros festejos nordestinos como flagrante nesta comparação com Garanhuns.

Por isso é importantíssimo que a Secretária de Cultura do Crato chame o maior número de pessoas, faça uma grande convenção, ou um Conferência Municipal Específica, isso cabe por lei e discuta especificamente esta questão da EXPOCRATO sob pena de perdemos esta festa para outras de maior vigor e qualidade.

A EXPOCRATO tem a cara da região, tem muito da centralidade do que é o espírito sertanejo e não pode ser entregue apenas a amadores travestidos de empresários musicais. Nada contra que os empresários participem como agentes do povo do Cariri, sendo competentes para produzir o que os daqui pensaram e demandaram. Se não conseguirem não são eles que sairão espontaneamente, será a coletividade organizada que os substituirão por outros mais competentes. E que seja a competência para atender a demanda do pensamento regional aquela que se instale.

Nada é espontâneo. Nem a EXPOCRATO foi, é ou será. Tudo depende de organização e o Município do Crato já está aparelhado para tomar a questão à unha, ou seja, o Conselho Municipal de Cultura, sua Secretaria e comissões que a Câmara Municipal criar para tal. Não existe outro modo de melhorar a EXPOCRATO que não seja pela sustentação do sentimento geral e da democracia local.

Pensamento para o Dia 08/06/2010


“Somente a aquisição do conhecimento mais elevado pode cumprir o propósito principal da vida humana. Esse conhecimento torna a pessoa consciente de que o corpo não é inerte, insensível, mas é realmente a própria consciência se manifestando como a personificação do "Ser-Consciência-Bem-aventurança" (Sat-Chit-Ananda). Quando essa verdade surge e é experimentada, a pessoa é libertada. A pessoa é liberada do nevoeiro da ignorância (Ajnana), mesmo nesta vida. Ela torna-se um Muktha Jivan: uma pessoa liberada ainda durante a vida.”
Sathya Sai Baba