Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 8 de junho de 2010

URCA em notícias

I Semana de Física aberta na URCA

Realizada, no final da tarde de ontem, no auditório do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Regional do Cariri (URCA), campus Crajuba, a abertura da I Semana de Física, com o tema “Caminhos da Física”. A abertura contou com a presença do Reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens, que abriu oficialmente o evento, destacando a importância da pesquisa para iniciação efetiva da vida acadêmica, proporcionando vitalidade ao curso. Também participaram o diretor do CCT, Professor Carlos Kleber, o Chefe de Departamento, Professor Júlio César, o Coordenador do Curso, Professor Augusto Nobre, além do presidente do Centro Acadêmico, Alberto Andrade e da Pró-Reitora de Desenvolvimento Universitário, Cileide Araújo. Palestras, oficinas e Minicursos com professores de Instituições como a URCA, UFC, UFCG e UECE estarão sendo realizadas durante a semana. O evento acontece de 7 a 11 de junho. A promoção é do CA do Curso de Física. A palestra de abertura do evento foi proferida pela Professora Doutora Zuleide Fernandes Queiroz, do Departamento de Educação da URCA.

Pesquisador dos Pterossauros do Araripe realiza palestra na URCA
Um dos maiores pesquisadores da Paleontologia brasileira e dos pterossauros pré-históricos da Chapada do Araripe, Alexander Kellner, Professor do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, estará realizando palestra na Universidade Regional do Cariri (URCA), sobre “A IMPORTÂNCIA DOS MUSEUS DE PALEONTOLOGIA: PORQUE INVESTIR NELES?”. A palestra acontece no Salão de Atos da URCA, às 19 horas deste dia 9 de junho. No evento haverá sorteio do último livro lançado pelo pesquisador.

Kellner nasceu em 1961 no principado de Liechtenstein, mas naturalizou-se brasileiro. Concluiu a graduação e o mestrado em geologia pela UFRJ e, em 1996, o doutorado pela Universidade de Colúmbia (em Nova York, EUA), em programa conjunto com o American Museum of Natural History (AMNH). Kellner ingressou no Museu Nacional em 1997, onde tem-se dedicado à pesquisa de vertebrados fósseis, particularmente os encontrados em depósitos cretáceos. Entre suas descobertas principais está o dinossauro terópode Santanaraptor placidus, parente do Tyrannosaurus rex, que foi encontrado com o tecido mole preservado, e o pterossauro Thalassodromeus sethi (réptil voador contemporâneo dos dinossauros), que permitiu o estabelecimento de novas hipóteses a respeito de aspectos fisiológicos desses répteis.

Destaca-se, por relevante, que no dia 28 de agosto de 2006, o Prof. e cientista Alex Kellner, em destacado evento da paleontologia, apresentou a toda comunidade científica mundial, no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na cidade do Rio de Janeiro, a réplica de um dinossauro brasileiro denominado cientificamente de Maxakalisaurus topai.

DEG da URCA divulga calendário para entrega dos Diplomas dos Cursos do PROAREAS
O Departamento de Ensino de Graduação – DEG da URCA, divulga calendário para entrega dos Diplomas dos Cursos do PROAREAS. A entrega será realizada nos Horários: das 9 às 12hs e das 13 às 16hs. O endereço do local de entrega será divulgado, posteriormente, pela secretaria do curso.

DATA MUNICÍPIOS
09/06/10 Abaiara, Aurora, Barro, Mauriti, Milagres;
11/06/10 Nova Olinda, Umari, São José das Piranhas;
15/06/10 Brejo Santos, Jardim, Jati, Penaforte, Porteiras;
17/06/10 Cedro-CE, Várzea Alegre, Banabuiu, Quixeramobim;
A partir do dia 25/06 Pereiro, Icó, Petentecoste, S. G. do Amarante, Novo Oriente, Orós, Potiretama, Alto Santo, Iracema, Erere – Serão entregues ao Coordenador, através de Procuração.

PARA RECEBIMENTO DO DIPLOMAS o Aluno deverá estar:
1 – Quites com o Pagamento das Mensalidades;
2 - Quites com toda a documentação (Ver relação de Pendências de Documentos necessários);
OBS: O aluno que encontrar-se com divergências de dados nos documentos, só poderá receber o diploma, após as devidas correções;
3- Taxa de Pagamento Original no valor de R$ 70,00 (setenta reais) depositado em favor da FUNDETEC - Caixa Econômica Federal – Agência – 0684 – Conta – 175-3. Não serão aceitos depósitos em caixa eletrônico.
OBS: os cursos foram ministrados através de Termo de Parceria URCA/FUNDETEC – Instituição de Direito Privado sem Fins Lucrativos. O valor da mensalidade cobrada média de R$ 130,00 – para atender as despesas básicas de funcionamento do curso: Valor da Hora/Aula das Disciplinas, Encargos Sociais, Serviço de Coordenação e Secretária, Material de Expediente, Material Didático, Translado dos Professores, Coordenadores e secretárias. Não Contemplando o valor correspondente aos Diplomas.

XII Encontro Estadual de História do Ceará será aberto em Crato, no próximo dia 21
Será aberto no próximo dia 21 e vai até o dia 25 de junho, o XII Encontro Estadual de História do Ceará. O encontro reunirá pesquisadores renomados de vários estados, acadêmicos dos cursos de história do Ceará, e terá como tema HISTÓRIA: POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICAS CULTURAIS. O evento será realizado nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Nova Olinda e Assaré e na sede da Universidade Regional do Cariri (URCA), onde já houve uma prévia para preparação do encontro estadual. As inscrições on-line para o Encontro podem ser feitas de 11 de maio a 14 de junho de 2010. Também acontece de 21 a 25 de junho o XXII Encontro Estadual da Associação Nacional de História (ANPUH-CE). A finalidade é promover o debate acerca das temáticas pertinentes ao exercício profissional do historiador, bem como lhe propiciar espaços para o intercâmbio e a interação de idéias, estudos e pesquisas. Visa uma intervenção junto à sociedade e aos poderes públicos no sentido da valorização da profissão, das fontes e equipamentos necessários ao desenvolvimento do trabalho do profissional da história.

O encontro estadual também tem como objetivos promover o debate acerca da temática HISTORIA CULTURA E POLITICA; elaborar propostas a serem entregues aos poderes públicos estadual e municipais visando a definição de políticas voltadas para a história e a cultura; Propiciar o intercâmbio e a interação entre os profissionais da área do Ceará e demais estados da federação, bem como com profissionais de outras áreas do conhecimento. Possibilitar também a apresentação e divulgação de trabalhos de pesquisa dos profissionais e valorizar o profissional nas suas diversas facetas. Mais dados sobre o evento na página http://www.ce.anpuh.org/ dentro deste endereço está a página do encontro estadual :http://www.ce.anpuh.org/x2encontroest.htm.

Fonte:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1213
e-mail urca.imprensa@gmail.com
site www.urca.br
Crato, 8 de junho 2010

Nenhum comentário: