Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 6 de novembro de 2011

"GUERRILHA DO AMOR... NAÇÃO CARIRI!"

A Comédia da Maldição (03/11 - Foto de Mônica Batista) 
Sangue Prata (04/11 - Foto de Mônica Batista) 
A Farsa do Panelada (05/11 - Foto de Mônica Batista)


Combatentes seguem conquistando o coração do grande público na mais ousada e legítima vitrine das artes cênicas produzidas no Cariri cearense.

A Guerrilha do Ato Dramático Caririense é um foco de resistência e afirmação cultural, tendo o teatro, a dança e o circo como linguagens centrais, e se realiza a partir da ação conjunta e gestão compartilhada entre grupos e companhias da região. Teve início no dia 3 último e seguirá até o dia 27 de novembro de 2011 com vasta programação.

O Cariri tem um grande potencial artístico que, de certo modo, vem sendo desprestigiado por instituições promotoras de grandes eventos, seja privilegiando caça-níqueis ou produções do Sul e Sudeste, numa atitude deplorável de negação da arte e do artista local. Não somos contrários ao intercâmbio, mas defendemos que este deve ser concebido em via de mão dupla. Afinal, não podemos ser confinados à condição de meros espectadores, quando temos uma rica e diversificada produção a ser mostrada, apreciada e valorizada.

A Guerrilha foi criada, portanto, como uma espécie de insurreição contra o abandono e a negação praticados no seio de grandes mostras realizadas na região. Contra a excludência! É um pólo gerador de vivência e integração, provocador de oportunidades para os novos e de visibilidade para os que pelejam há mais tempo.

Somos vinte e seis companhias de teatro, dança e circo, com linhas de pesquisa e comportamento estético muito peculiares, o que nos garante um quadro diversificado de espetáculos. A Guerrilha reúne artistas-guerrilheiros das seguintes companhias: Cia. Cearense de Teatro Brincante, Cia. Wancylu’s Gat Produções, A2 Cia. de Dança, Cia. Fazendo Arte de Teatro, Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Comunidade Oitão, Grupo Ninho de Teatro, Cia. Teatral Curumins do Sertão, Cia. André de Andrade, Luciom Caeira e Cia., Grupo Tio G e sua trupe, Alysson Amâncio Cia. de Dança, Cia. Teatral Os Trapilhões, Circo-Escola Alegria, Cia. Yoko de Teatro, Cia. Desabafo de Teatro, Dakini Cia. de Dança e Teatro, Cia. Teatral Arriégua, Cia. Entremeios de Teatro, Grupo Centauro de Teatro, Grupo Máscaras da SCAC, Cia. kanoistravezdenovo, Grupo Cícera de Experimentos Cênicos, Cia. Elas de Teatro.

Coordenação Geral do evento é da Sociedade Cariri das Artes, que compartilha a gestão com a Sociedade de Cultura Artística do Crato e as diversas companhias integrantes do movimento.

Nesta terceira edição, temos o patrocínio do Banco do Nordeste - Parceria BNDES, que, através de edital, financiará o evento juntamente com a Prefeitura Municipal do Crato, que esteve conosco em todas as edições da Guerrilha.

VEJA A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA:

TEATRO DE RUA
Praça da Sé e outros espaços

06.11.2011 (Domingo)
19h30min - O Reino Maluco de Branca de Neve, de Joylson John Kandahar (Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, de Juazeiro do Norte-CE, Direção de Joylson John Kandahar, Indicação: Infantil, 40min)
Local: Praça da Sé (Crato-CE)


07.11.2011 (Segunda):
09h - O Apelo do Mosquito, de Wanderley Tavares (Cia. Wancylu’s Gat Produções, de Crato-CE, Direção de Wanderley Tavares, Indicação: Livre, 15min)
Local: Educandário Paraíso da Criança (Bairro Vilalta, Crato-CE)

15h - Repi Bansdei Tchuiu: Feliz dia do ônibus para você, de Mauro César e grupo (Comunidade Oitão, de Juazeiro do Norte-CE, Direção de Mauro César, Indicação: Livre, 60min)
Local: Ônibus Juazeiro/Crato

19h30min - Charivari, de Lourdes Ramalho (Grupo Ninho de Teatro, de Crato-CE, Direção de Duílio Cunha, Indicação: Livre, 50min)

PALCO E ARENA
Teatro Rachel de Queiroz, Crato-CE

08.11..2011 (Terça, 1ª sessão: 19h, 2ª sessão: 21h)
Asa Branca, de Darley Rodrigues (Cia. Teatral Curumins do Sertão, de Farias Brito-CE, Direção de Maria Gonçalves “Lorinha”, Indicação: Livre, 60min, Palco)

09.11.2011 (Quarta, 1ª sessão: 19h, 2ª sessão: 21h)
Irmandade Secreta do Boi Sagrado, de André de Andrade (Cia. André de Andrade, de Juazeiro do Norte-CE, Direção de André de Andrade, Indicação: Livre, 50min, Palco)

10.11.2011 (Quinta, 1ª sessão: 19h, 2ª sessão: 21h)
Eu e tu contra o bicho mais feio do mundo, de Luciom Caeira (Luciom Caeira e Cia., de Juazeiro do Norte-CE, Direção de Luciom Caeira, Indicação: Infantil, 60min, Palco)

11.11.2011 (Sexta, 1ª sessão: 19h, 2ª sessão: 21h)
O fantástico mundo das mágicas, de Tio G (Grupo Tio G e sua trupe, de Juazeiro do Norte-CE, Direção de Tio G, Indicação: Infantil, 60min, Palco)

12.11.2011 (Sábado, 1ª sessão: 19h, 2ª sessão: 21h)
A Donzela e o Cangaceiro, de Cacá Araújo (Cia. Cearense de Teatro Brincante, de Crato-CE, Direção de Cacá Araújo, Indicação: 12 anos, 90min, Palco)


Cacá Araújo
Ator e Dramaturgo
Idealizador e Coordenador Geral
Diretor da Cia. Cearense de Teatro Brincante