Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 16 de junho de 2011

3º Dia da Mostra de Teatro de Rua



Mostra teatro de Rua SESC Juazeiro.JPG
Quarta-feira, dia 15 de junho

Era fim de tarde, e a meninada corria de um canto para outro no Calçadão de Jati. A trupe do grupo Armadilha Cênica pede passagem, é o início da brincadeira. Abre-se o terreiro para as histórias. Rapidamente se forma, em volta dos brincantes, um grande círculo. Crianças e adultos se acomodam, da melhor maneira possível, para que nada das histórias se perca. Ao final, aplausos e encantamentos. E a espera para que a trupe, em breve, possa voltar por aquelas paragens.

A Mostra de Teatro de Rua do SESC Juazeiro, em mais um dia de programação, apresentou o espetáculo Terreiro de Histórias, do grupo Armadilha Cênica, no Calçadão, da cidade de Jati, na última quarta-feira. De quebra, a programação teatral do SESC abriu os festejos juninos daquele município.
Apelo do mosquito.jpg
Por motivos que contrariam as vontades dos organizadores do evento, do público e o dos atores, o espetáculo a Vingança do Finado Joaquim não pode ser apresentado na cidade de Milagres como constava na programação. Mas, isso não foi motivo para tristeza e a Cia Anjos da Alegria pode encenar sua história na cidade de Juazeiro do Norte, em plena Praça Padre Cícero, Vingança do Finado Joaquim.jpgaproveitando que o público já aguardava por “ O Apelo do Mosquito”.

A comédia arrancou risos e aplausos da plateia que passava pela praça no final da tarde de ontem, depois de um longo dia de trabalho.

O Apelo do Mosquito, esquete apresentada logo em seguida, trouxe atores compostos por figurinos que caracterizavam o Mosquito da Dengue. Através de texto cômico, a Cia Wancilu’s, mostrou como se desenvolve e prolifera o mosquito da dengue, dando um alerta à população através da arte.

Quinta-feira, dia 16 de junho

Nesta quinta-feira, dia 16, haverá apresentações de espetáculos que já foram encenados nessa mostra, democratizando o acesso do público.

A Comédia da Maldição será encenada em Mauriti, na Praça da Matriz.

Em Barbalha, O apelo do Mosquito, será apresentada às 15h na Escola Nazinha Garcia Sampaio – Sítio Mata dos Dudas.

E encerrando a programação do dia, o espetáculo Juju Juazeiro, do grupo de teatro da Ong Zuíla Lavor, na Praça das Cacimbas, em Juazeiro do Norte-CE, às 17h30.


Texto: Ythallo Rodrigues / Hudson Jorge
Fotos: Leo Dantas / Siqueira Jr.

Para mais informações:
SESC
Coordenação de Cultura
Rua da Matriz , 227, Centro, Juazeiro do Norte-CE.
Fone: (88) 3587.1065 / 3512.3355



Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image011.jpg@01CC0986.5C27C680

Reclamam da falta de eventos, e quando fazem eventos, eles não vão - Só sabem reclamar !

E Cadê aqueles Cratenses que reclamam tanto da falta de Cinema no Crato ?

Tem gente que só sabe mesmo é reclamar! Vejo aí pelo Blog do Crato, volta e meia aparece aquele velho jargão de que o Crato já teve 5 cinemas, e hoje não tem nenhum. Acontece que por esses dias, com um GRANDE, eu diria até monumental esforço dos Cineastas, Amantes da Sétima Arte, Governo Municipal, URCA e outras entidades, em sinergia, se conseguiu fazer pela primeira vez em muitos anos, uma Mostra de Cinema na cidade do Crato.

E Quem é o Público presente ?

Aqui eu pergunto: Quem é o público presente neste evento ? porventura, seriam aqueles que sempre se alvoroçam em reclamar da falta de cinemas na cidade ? Seriam aqueles que reclamam das desgraças que acontecem no Crato ? O público que lá está firme e forte conhecendo os trabalhos produzidos pelo Crato, seriam os eternos apostadores do "Quanto pior, melhor ?"

Um sonoro: NÃO !

O Público que lá está, são as pessoas que ainda acreditam e lutam para que o Crato dê certo. São os que pegam nas ferramentas e tentam mudar a realizade. São pessoas que jamais deixaram de lutar e acreditar que é possível se fazer grandes coisas aqui no Crato. E afinal, Cadê os eternos lamentadores de Plantão ? Porque não vão à mostra Crato de Cinema e Vídeo, conhecer os trabalhos, conversar, trocar idéias, e aproveitar para contribuir com sugestões ?

Por uma simples resposta: Esse pessoal só sabe reclamar. Quando acontecem shows na cidade, não comparecem. Quando acontecem eventos importantes, reuniões que decirá os destinos do povo, eles não vão. Não vão, e acham que do alto da sua ignorância, podem criticar as iniciativas daqueles que fazem alguma coisa pelo bem da cidade, apenas escrevendo besteiras, e falando outras besteiras pelos bares da cidade. fazer algo de concreto, NECAS! - Preferem ficar comodamente com a Bunda colada em suas cadeiras vendo TV, acessando a internet e escrevendo que no Crato não se fazem eventos e nem vai pra frente.

Vamos ser CRATENSES, e não CRETINOS !
Prestigiem os eventos da nossa cidade...
Compareçam à I Mostra Crato de Cinema e Vídeo.

Por: Dihelson Mendonça
O.B.S - Ainda não vi por lá os nossos vereadores ( salvo uns 2 ) também. Porquê razão ? Não gostam de cultura ?

VÍDEO - Dr. José Flávio Vieira fala sobre a I Mostra Crato de Cinema e Vídeo




Durante toda esta semana o Blog do Crato e sites associados estarão apresentando diversas entrevistas com participantes da I Mostra Crato de Cinema e Vídeo. Cineastas, organizadores, Autroridades e o próprio público estarão sendo entrevistadas por nossa equipe.

TV Chapada do Araripe
www.chapadadoararipe.com

Esse instrumento a mais - Emerson Monteiro

Notícia divulgada pelo jornal Diário do Nordeste, edição de 13 de junho de 2011, dá conta de uma pesquisa realizada pelo instituto Detafolha, em parceria com a agência de publicidade Box, onde são avaliados estudos a propósito da utilização, pelos jovens brasileiros, da rede internacional de computadores, a Internet, qual dispositivo de mobilização social. Dos números apurados entre 1.200 entrevistados na idade de 18 a 24 anos, 71% afirmaram que é possível fazer política usando a rede sem intermediários, como os partidos, segundo a notícia.

Isto, segundo especialistas ouvidos, revela um esgotamento do modelo tradicional de mobilização e impõe um desafio aos que pretendem assumir a representação dos jovens.

Cremos, no entanto, que a validação institucional da participação do cidadão na organização política exige sua presença também junto às agremiações partidárias, sob pena de permanecer à margem dos resultados desse processo. A contradição que isto significa são os recentes acontecimentos mundiais do Oriente. No Egito, por exemplo, diante dos esforços da agitação de multidões, o governo do presidente Hosni Mubarak conheceu sua derrota e abandonou o país.

Contudo, os dividendos dessas atitudes sociais bem sucedidas escorrerão, sem sombra de dúvidas, para a classe política já estabelecida nos partidos de antigamente, os únicos donatários habilitados nas regras do jogo e nas tradições constitucionais do Estado, o que representa a sociedade politicamente organizada.

Com isso, todo empenho das lideranças românticas, expresso através dos movimentos das massas, de novo apenas bateram as esteiras, como diz o jargão das vaquejadas, para outros puxarem o rabo do boi e ganhar os prêmios, ou as aragens do poder instituído.

Mergulhar fundo na ordem estabelecida, participar dos métodos de corpo inteiro, ou facilitar o acesso de lideranças comprometidas com os velhos valores em decomposição. No Brasil de recentes décadas, vivemos situações idênticas, nas Diretas Já e no movimento dos Caras Pintadas. Recolhidas as fixas e as bandeiras, outro time entraria no campo a fim de arrecadar o saldo para suas próprias cotas de poder.

Nesse vai e vem, há avanços, porém apenas relativos, em vista do despreparo dos verdadeiros agentes do processo da mudança. Necessitaria de continuidade e condução objetiva das ações empreendidas, invés de largar a conquista nas mãos dos oportunistas de plantão.

Sim que a Internet dispõe de amplo potencial de mobilização social, desde que consolidado junto aos demais instrumentos desenvolvidos no decorrer da história. Em consequência, longe de entregar o ouro ao bandido, a racionalização desses novos meios irá proporcionar resultados vivos em termos de utilização da tecnologia nas transformações coletivas.

Programação da I Mostra Crato de Cinema e Vídeo - Dia 16/06, Quinta-Feira

9h – Exibição de curtas da ONG “VERDE VIDA” – Mestres da Cultura, de Genivan Brasil e Paulo Fuiska. “Box de Vídeos”, dos alunos do Verde Vida.

10h – Exibição do curta “Assombrações do Cariri”, documentário de Jackson Bantim.

14h - Exibição dos curtas: “Matando a Fome”, de Franciolli Luciano; “Músicos Camponeses” e “Chapada do Araripe - Como foi, como será? (parte III)”, de Jefferson de Albuquerque Jr.

15h10 - Exibição do curta “Seu Mundô, O Guardião da Floresta”, de Laerto Xenofonte.

15h30 - Roda de Conversa: “Estórias de Cinema: colóquio com cineastas, produtores, atores e cinéfilos. Reativação do Cine-Clube Crato”.

19h - Exibição do média “Formação Romualdo, um Milagre Paleontológico”, documentário de Jackson Bantim e Álamo Feitosa.

19h30 - Exibição do longa “Corisco e Dadá”, de Rosemberg Cariry;

ENTRADA FRANCA

Realização: Governo Municipal do Crato – Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude.

Apoio: Universidade Regional do Cariri (URCA), Instituto Cultural do Cariri (ICC), Officinas de Cultura e Artes & Produtos Derivados (OCA), Bantim Produções, Coletivo Camaradas, Blog do Crato e Revista Chapada do Araripe.