Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Paraíba refaz passos do Padre Ibiapina através da paisagem brejeira



Guarabira, cidade brejeira da Paraíba, está lançando o projeto de turismo religioso Nos Passos do Padre Ibiapina. Inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, será inaugurado oficialmente no próximo dia 15 de abril.Serão 242 km voltados para peregrinos e caminhantes de todo o Brasil, que poderão ser feitos à pé, bicicleta ou cavalo, sempre entre os 15 a 19 de cada mês, durante todo o ano.
O projeto foi criado para resgatar os caminhos percorridos pelo Padre Ibiapina, durante sua peregrinação na Paraíba, no período de 1856 a 1883. Detalhe: tudo será acompanhado por monitores e os interessados não pagarão para participar.

Flor do Cedro
Foi escolhido como símbolo do projeto a Flor do Cedro, árvore que dá sombra ao jardim do memorial do Padre Ibiapina, em Santa Fé. A flor do cedro tem um rara beleza que só desabrocha após secar. Historicamente a relação do padre com a árvore, de madeira nobre, era voltada para o reflorestamento das matas do Brejo.


Serviço
Nos Passos do Padre Ibiapina

Roteiro religioso gratuito no Brejo da Paraíba
Informações - (83) 224-0665 e 9982-5369






Capela da Casa de Caridade de Crato construída pelo Padre Ibiapina


Meu comentário
O leitor sabia que o Padre Ibiapina morou - em duas oportunidades - em Crato?
Entre 1819 e 1822, o adolescente José Antonio Pereira Ibiapina aqui residiu, acompanhando seu pai que foi nomeado Tabelião vitalício da então recém-criada Comarca de Crato. Em 1823 a família mudou-se para Fortaleza.
Em 1868, já padre, ele fixou novamente residência em Crato, durante a construção da Casa de Caridade, a única que ainda hoje funciona das 22 por ele construídas e espalhadas por estados nordestinos.
Agora a pergunta:em Crato a memória do Padre Ibiapina é preservada? Tirando o pouco que é feito pela Diocese de Crato nada lembra aqui a memória deste notável homem que, aos 44 anos, abandonou uma bem sucedida carreira de advogado, renunciando a todos os bens materiais que a profissão lhe proporcionava para ingressar na vida religiosa, optando pelas causas sociais. Noutras palavras: Como sempre, Crato desperdiça o potencial que tem para atrair visitantes, a exemplo do que fez com a memória de um filho ilustre da Cidade de Frei Carlos: o Padre Cícero.