Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Tudofel: Fator Rh, o Poema

Tudofel: Fator Rh, o Poema: Nesses dias tortos, frios ou mornos, quando a cama vira uma nave e o olho abre sonolento, sem o bote daqueles dias decisivos, numa pra...

MARIA NOÊMIA VITURINO LEITE - FUNDADORA DA BIBLIOTECA DA ESCOLA MONSENHOR VICENTE BEZERRA -

                                              Luiz Domingos de Luna*


Nas ondas emblemáticas da plumagem existencial, nos verdadeiros paradigmas da oscilação do tempo, nasceu no dia 15 de agosto, 1933 na vizinha cidade de Caririaçú (CE) a criança, Maria Noêmia Viturino Leite, que, tendo em tempos idos, o seu esposo, o advogado Dr. José Dácio Leite sido aprovado em concurso público para o ministério público, veio da capital do Estado – Fortaleza, este aurorense pela primeira vez na história de Aurora ocupar a cadeira de Promotor Público Estadual.

No mesmo ano de 1963, nasceu o primeiro filho do Casal José Dalton Viturino Leite, tempos depois o segundo filho José Dácio Leite Junior.

Em 1964 a Diretora da Escola Monsenhor Vicente Bezerra, Maria Laisce Gonçalves Quezado dos Santos, numa iluminação característica das grandes mestras da educação de Aurora, convidou a primeira professora de Artes do Colégio Paroquial Sr Menino Deus a normalista, Maria Noêmia Viturino Leite para ocupar o cargo de Vice – Diretora.

Ainda no ano de 1964, A Professora Noêmia, mobilizara a sociedade aurorense, as autoridades, e o povo de forma geral para a construção da Primeira Biblioteca das Escolas Públicas no Município de Aurora (CE).

O Sonho da Profa Noêmia encontrou no prefeito da época, Francisco Bezerra dos Santos, um aliado forte e determinado, a ponto de firmar vários convênios para aquisição de livros para a Biblioteca da Escola Monsenhor Vicente Bezerra.

No dia 15 de março 1965, enfim, o sonho da professora Maria Noêmia Viturino Leite foi realizado com beleza, com altruísmo, pois em sessão solene na escola, foi inaugurada a Biblioteca da Escola Monsenhor Vicente Bezerra. Ponto de partida para pesquisas, estudos, leituras e complementação de conhecimentos por todos que por lá passaram e ainda estão passando, visto a Biblioteca da Escola Monsenhor Vicente Bezerra ser hoje uma das que possui um acervo considerável de livros e afins para o engrandecimento do quadro da epistemologia genética regional e local.

(*) Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora – Ceará
Email: falcaodouradoarte@hotmail.com