Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Festa no Cariri


Pau da bandeira será cortado hoje em Barbalha

Representantes da Área de Proteção da Chapada do Araripe acompanharão o corte do tronco que será levado durante a procissão do pau da bandeira. O festejo homenageia Santo Antônio, embora a Igreja não aprove o evento

Daniela Nogueira
da Redação
A tradição é mantida com obediência à preservação do meio ambiente. Hoje será feito o corte do pau da bandeira, que será utilizado durante a procissão que abre os festejos em homenagem a Santo Antônio, em Barbalha. No último domingo de maio, 31, os carregadores saem do sítio São Joaquim carregando o tronco de 23 metros e levam para hasteá-lo próximo à Igreja de Santo Antônio, em um percurso de cerca de cinco quilômetros. O tronco será retirado da árvore conhecida como pau d’olho e o corte será acompanhado por representantes da Área de Proteção Ambiental (APA) da Floresta Nacional do Araripe.

No lugar da árvore, serão plantadas 200 mudas de árvores como pau d’arco, jatobá e outras nativas da Chapada do Araripe, explica Raimundo Macêdo Leite, chefe da APA da Chapada do Araripe. A ação foi resultado de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) definido pelo Ministério Público Federal, afirma o chefe. Macêdo e outros técnicos da APA acompanharão o corte para terem a certeza de que o impacto seja o menor possível. Hoje mesmo já começa o plantio das 200 mudas no sítio São Joaquim. “Vamos fazer tudo para que seja uma coisa bem mais organizada do que os outros anos”, afirma. Em anos anteriores, houve o corte do tronco de uma aroeira, que já estava em extinção. O tronco teve de ser retido. Os carregadores não haviam avisado aos técnicos da APA sobre o corte da aroeira.

Quanto ao corte, ao carregamento e ao hasteamento do pau da bandeira, a Igreja não se envolve. Só toma conta das trezenas e das bênçãos, que ocorrem dentro da paróquia. Na noite do dia 30, durante a celebração, os carregadores do pau recebem a bênção do sacerdote. No dia seguinte, domingo, dia do carregamento do pau, é a vez de o padre abençoar a bandeira de Santo Antônio que vai ser hasteada no pau à tarde. As duas bênçãos ocorrem dentro da igreja.

SAIBA MAIS
SOBRE A FESTA DE SANTO ANTÔNIO

- A tradicional trezena de Santo Antônio começa no dia 30, em Barbalha, e segue até o dia 12. Será realizada a partir das 19 horas todo dia.
- No dia 13, data que homenageia o santo, é realizada a procissão. Sai de uma residência no Centro da cidade e segue até a igreja matriz.
- Em todos os dias da trezena, a imagem de Santo Antônio Peregrino visita as casas.