Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Hoje é aniversário de Rosa Passos, uma das maiores cantoras Brasileiras da atualidade !


Hoje, dia 13 de Abril, é o aniversário de uma das maiores cantoras Brasileira da atualidade, a baianíssima Rosa Passos, que tem 15 CDs autorais de mais de 20 participações em inúmeros trabalhos que variam desde Chico Buarque de Hollanda, a Edu Lobo.

Dona de um swing extraordinário, Rosa Maria Faria Passos (Salvador, 13 de abril de 1952), mais conhecida como Rosa Passos, é uma cantora, violonista e compositora brasileira. A fama de Rosa Passos cresceu a partir do CD Curare (1991), quando se aproxima definitivamente do repertório de Bossa Nova, gravando temas de Tom Jobim como "Dindi", "A felicidade" e "Só danço samba".

Desde então vem realizando turnês pelos Estados Unidos, Europa e Japão com um extenso repertório de temas próprios e interpretações de clássicos como Gilberto Gil, Djavan, Dorival Caymmi, Ary Barroso, Edu Lobo, etc. Em suas gravações e shows conta com a participação de músicos como Ivan Lins, Chico Buarque, Yo-Yo Ma e Ron Carter. Seu último CD, Amorosa (Sony Classical/2004, é uma homenagem a João Gilberto, com participações de Henri Salvador e Paquito D'Rivera.

Estreou com o disco "Recriação".

Mais tarde lançou Curare, onde gravou clássicos da música popular brasileira, em 1993 o CD "Festa", interpretando parcerias com Fernando de Oliveira e Aldir Blanc, entre outros, e três anos depois, gravou o CD "Pano pra manga", predominantemente autoral. Em 2002, lançou somente para o mercado americano o CD "Me and my heart" com Paulo Paulelli(baixo acústico e percussão de boca) e participou de diversos festivais de Jazz, acompanhada por vários músicos de renome internacional, como Toots Thielemans e Paquito D'Rivera.

Com informações do site: letras.com.br

Programa Cariri Encantado Sonoridades: Alceu Valença, o porta-voz da incoerência

O programa Cariri Encantado Sonoridades desta próxima quarta-feira, 13, apresenta mais um “conexões musicais”, desta feita com um velho conhecido da região do Cariri cearense: o compositor e cantor performático pernambucano, Alceu Valença!

Alceu reúne em sua obra uma musicalidade universal ímpar, numa mistura que vai de Luiz Gonzaga a Ray Charles, Jackson do Pandeiro a Chuck Berry, Genival Lacerda a Jethro Tull.

O programa abordará apenas um momento inicial da carreira de Alceu, referente aos seus três primeiros discos solos: Molhado de Suor (1974), Vivo! (1976) e o clássico Espelho Cristalino (1977), todos lançados pela gravadora Som Livre.


Programação Musical
1. Punhal de Prata
2. Dia Branco
3. Molhado de Suor
4. Casamento da Raposa com o Rouxinol
5. Pot-Pourri: Edipiana nº 1 / Emboladas
6. Pot-Pourri: Papagaio do Futuro / Emboladas
7. Sol e Chuva
8. Agalopado
9. Maria dos Santos
10. Anjo de Fogo
11. Veneno
12. Espelho Cristalino



Obs.: Todas as composições são de Alceu Valença, exceto as incidentais emboladas que são de autoria de Beija-Flor e Treme-Terra e Maria dos Anjos, de Alceu e Don Tronxo.
.



Serviço
O programa Cariri Encantado Sonoridades é produzido pelas Officinas de Cultura e Artes & Produtos Derivados – OCA, e transmitido todas as quartas-feiras, das 14 às 15 horas pela Rádio Educadora do Cariri AM 1020 e www.radioeducadoradocariri.com.
Pesquisa, redação e apresentação de Carlos Rafael Dias.
Operação de áudio de Iderval Silva.

ESPETÁCULO DE DANÇA NO TEATRO RACHEL DE QUEIROZ


Programa Guerrilha em Movimento apresenta "Amarras". 

Um espetáculo que propõe uma reflexão por meio da dança contemporânea sobre as modificações na história da mulher, em quadros e cenas que contrapõem e dialogam com estereótipos e sutilezas do ser mulher. Livre. 40min. Direção: Elizângela Alencar

COMÉDIA NO CCBNB

A COMÉDIA DA MALDIÇÃO
Texto e Direção de Cacá Araújo
Com a Cia. Cearense de Teatro Brincante
Dia 15 de abril/2011, sexta, às 19h
CCBNB Cariri (Juazeiro do Norte-CE)

Foto de Gessy Maia
Uma das mais antigas lendas brasileiras recontada com a graça do humor sertanejo, há seis anos em cartaz, encantando mais de 20.000 espectadores.

Num pequeno povoado do interior nordestino, a linda jovem Ana Expedita, louca de paixão pelo Vigário Felizberto, vale-se de uma infalível simpatia para conquistar o coração do amado: serve-lhe café coado no fundo da calcinha. Com ele amancebada, é condenada à terrível maldição de virar Mula-sem-cabeça. 
Sabendo da desgraça da filha, a rica Viúva Fantina encarrega os homens da cidade da tarefa de descobrir como desfazer o encantamento e ganhar muita riqueza. É aí que o cachaceiro Tandô, antigo namorado da viúva, se transforma em herói. Mas a menina não podia ver batina e...

ELENCO:
Cacá Araújo: Tandô
Charline Moura: Irmã Francilina 
Edival Dias: Padre Sebastião
Joênio Alves: Mãe Luzia
Jonyzia Fernandes: Ana Expedita
Josernany Oliveira: Brincante da Mula
Kelvya Maia: Leide Zefa
Márcio Silvestre: Vigário Felizberto
Monalissa Novais: Cibita
Orleyna Moura: Viúva Fantina
Paula Amorim: Ladra
Paulo Fernandes: Dono da Bodega
Paulo Henrique Macêdo: Fotógrafo Jorjão
Raquel Silva: Beata Carmélia
Rosa Waleska Nobre: Zulmira
Samara Neres: Cantadora

MÚSICOS:
Lifanco (viola) e elenco (percussão)

TÉCNICA:
Texto e Direção Geral: Cacá Araújo
Assistência de Direção: Orleyna Moura
Cenografia: França Soares e Cacá Araújo 
Sonoplastia e Iluminação: Cacá Araújo
Maquiagem e Figurino: Joênio Alves
Música: Cacá Araújo e Lifanco
Operação de Luz: Diogo Stálin Araújo
Operação de Som: Emerson Rodrigues
Cinegrafia: Antonio Wideny (Toyota)
Fotografia: Gessy Maia
Produção Geral: Sociedade Cariri das Artes


BREVE HISTÓRICO DA COMPANHIA:

Em 2005, quando das primeiras investidas em pesquisa e encenação de dramaturgia alinhada à cultura tradicional popular, resultando na criação e encenação da peça teatral centralizada no mito da Mula-sem-cabeça, “A Comédia da Maldição”, de Cacá Araújo, a Cia. Cearense de Teatro Brincante, órgão da Sociedade Cariri das Artes, dá a partida em seu funcionamento. 

A Cia. Cearense de Teatro Brincante / Sociedade Cariri das Artes, conta com o apoio da Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Cultura, e é hoje Ponto de Cultura Brasil (Minc/Secult-CE), selecionada com o projeto CENA BRINCANTE em 2008/2009, atuando no desenvolvimento de dramaturgia voltada às tradições populares e também na formação de atores e técnicos a partir da gestualidade, do ritmo, da música, do imaginário e da performance dos folguedos, lendas e mitos nordestino-universais.

Como é o resultado concreto da necessidade de pesquisar, desenvolver e difundir a cultura tradicional popular cearense, nordestina e brasileira, tem uma relação muito estreita com e na comunidade de mestres e brincantes de todo o município e região, artistas de variadas linguagens e modalidades, estudantes de escolas públicas e privadas, universitários, intelectuais, movimentos populares e povo em geral. 

Principais Atividades:

TEATRO: Pesquisa, dramaturgia e encenação de espetáculos com estética popular-sertaneja;
CIRCO: Performance circense; Oficinas de malabares, perna-de-pau, balé aéreo e maquiagem artística;
FOLCLORE: Pesquisa; Festas Populares; Folguedos;
COLABORACIONISMO: Apoio a grupos e instituições congêneres;
EVENTOS: Guerrilha do Ato Dramático Caririense (sempre em novembro, parceria cooperativada entre grupos e companhias de artes cênicas da região); Festa Popular da Malhação do Judas (cortejo de atores-brincantes e caretas, banda cabaçal, recriação dramática do tradicional roubo do sítio Judas, testamento em versos populares, Sábado de Aleluia).  

Projetos em andamento:

CENA BRINCANTE: pesquisa, dramaturgia, formação de atores e técnicos, montagem de espetáculos;
O PECADO DE CLARA MENINA: espetáculo teatral em cartaz;
A COMÉDIA DA MALDIÇÃO: espetáculo teatral em cartaz, nas modalidades palco à italiana e rua;
A DONZELA E O CANGACEIRO: espetáculo teatral selecionado no VI Edital de Incentivo às Artes do Governo do Estado do Ceará (em processo montagem);
O MAPA DA BOTIJA: espetáculo teatral infantil (em processo de montagem);
CIRCO DO SOPÉ: projeto selecionado no Edital Microprojetos + Cultura, realizado pelo Circo-Escola Alegria (em cartaz);
COMÉDIA NA RUA DAS TRADIÇÕES: circuito de espetáculos da Cia. Cearense de Teatro Brincante, na modalidade “teatro de rua”, cujos temas são inspirados no universo da cultura tradicional popular; e integração/vivência com mestres e brincantes.

Crato-CE, abril do ano 2011.

Cacá Araújo
Diretor
(88) 8801.0897
(88) 9960.4466