Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Exposição Guardanapos

Exposição:
Guardanapos 
Ricardo Campos

 IMG_1497.jpg

Informações:

Galeria de Artes SESC Juazeiro do Norte
Rua da Matriz, 227 – Centro
Juazeiro do Norte – CE
Abertura dia 09 de maio de 2011, 19h
Visitação das 13h às 21h – Segunda a sexta-feira
Tel.: (88) 3587 1065 / 3512 3355

CRATO - CIDADE SITIADA


"Lideranças políticas do Crato protestam contra o que eles classificam de esvaziamento administrativo do Município. Os manifestantes questionam o Projeto de Desenvolvimento Econômico Regional do Ceará, elaborado pela Secretaria das Cidades, que propõe a instalação de instituições públicas, localizadas em Crato e Barbalha, no Centro Multifuncional de Serviços, antigo Centro de Apoio ao Romeiro, que está sendo construído em Juazeiro do Norte. (...) o secretário das cidades, Camilo Santana, ficou indignado com o que chamou de 'exploração política'. (...) a ideia é instalar um posto de atendimento dos órgãos interessados em ocupar o Centro Multifuncional." (Fonte: Diário do Nordeste, Regional, Página 2, Quarta-feira, 18 de maio de 2011)

Como assim, secretário? Que "órgãos" se interessariam? Ora, os órgãos são do estado. Quem decide é o governo do estado: você, Cid, Ivo... os Gomes e seus ungidos. Não existe isso de se interessar. Não entendo por que estão querendo gastar dinheiro numa obra morta cujos recursos iniciais foram encantados. Não seria para abrigar os romeiros? Que luz ilumina sua cabeça, secretário, para ter idéias tão malucas? O sentido da democratização administrativa aponta para a descentralização. Que contramão, hein, Camilo? Que decepção, hein, cratense? Não faça isso, meu irmão. Não diga que é exploração política o grito de dor de quem agoniza. Nossa cidade foi sitiada pelas hostes "gomistas". Está sendo esvaziada. As obras citadas por você na emissora de rádio estão todas paralisadas à espera da corrida eleitoral ou de dia-nenhum. O "rei" exige a cabeça de quem não lhe rende vênia e obediência, por isso maltrata o povo para que este renegue qualquer liderança que não louve sua santidade. Quer entregar a cidade a algum "conde" de sua corte oligárquica. Lideranças populares históricas, muitas delas da esquerda, foram cooptadas com cargos e mimos políticos.  

Às ruas, povo do Crato!!! 
Defendamos nossa cidade e nossos cidadãos!!!

Cacá Araújo
Professor e Dramaturgo

Encerramento da Mostra de Bandas Armazém do Som 2011


Descrição: cid:image004.jpg@01CC0BE2.F9D93D60
  
O Encerramento da Mostra de Bandas Armazém do Som, no SESC Juazeiro, no último dia 14 de maio, reuniu no mesmo palco três bandas com estilos diferentes num Teatro Patativa do Assaré com lotação máxima.

A BR87, formando um quarteto, agitou bastante o público com músicas autorais e a irreverência de Adriano Dias nos vocais, a presença marcante de Alexandre Spartano na guitarra base, Admilson Matias no contrabaixo e Higos Diego, na guitarra solo. O grande destaque dessa apresentação, foram algumas músicas compostas para homenagear Marcelo Nova, da banda Camisa de Vênus.

A Roadsider trouxe um som na linha Trash Metal. A banda, vinda de Fortaleza, desfalcada de última hora, teve que tocar com um guitarrista a menos, mas isso não foi suficiente para diminuir a qualidade do show. A banda já começou sua apresentação com bastante agito, fazendo com os headbangers se aproximassem do palco rapidamente.  Influenciada em seu trabalho por bandas como Sepultura e Pantera, a Roadsider destilou um som rápido e pesado.

O show mais esperado da noite e, porque não dizer de todo a Mostra de Bandas, foi o terceiro a ser realizado. A banda Rubber Soul, de Fortaleza, considerada por muitos como uma das melhores bandas covers dos Beatles em todo Brasil e vencedora de festivais no seguimento, apresentou sucessos de vários discos dos Beatles, inclusive da primeira fase. A banda se mostrou interativa, abrindo espaço para que o público sugerisse boa parte do repertório. O Teatro Patativa do Assaré parecia um grande coral beatlemaníaco. O show foi encerrado com Day Tripper e muito solo de guitarra.


Mostra de Bandas Armazém do Som
Em sua terceira edição, a Mostra de Bandas Armazém do Som foi realizada em 10 dias, divididos em duas semanas. Ao todo, foram 30 bandas e cerca de 120 músicos que tiveram a oportunidade de participar de um evento interativo com palestra, workshop e exibição de filmes temáticos, proporcionando a cada um deles uma vivência mais aprofundada em vários estilos musicais e a possibilidade de troca de experiências e técnicas profissionais.

Para Antonio Queiroz, idealizador do evento e funcionário do SESC, unidade de Juazeiro do Norte, o evento atendeu a boa parte das expectativas e cumpriu seu objetivo principal que é abrir espaço para que as bandas locais possam mostrar o que vem ensaiando em sua garagens ou em estúdios da região, pois as apresentações foram feitas num ótimo espaço, que possui uma excelente qualidade técnica de luz, som e profissionais capacitados, num ambiente seguro.

A Mostra de Bandas Armazém do Som vem abrindo as portas para que se vença o preconceito em relação aos diversos estilos musicais alternativos trabalhados no Cariri e que puderam fazer parte do mesmo evento, como é o caso do hip hop, do rock com seus estilos variados como o heavy metal, o hard core, o hard rock, o progressivo, entre outros, provando que Juazeiro do Norte e a Região do Cariri é um grande celeiro musical que possui vários trabalhos saindo da linha cover para a construção de trabalhos autorais.

A próxima edição da Mostra de Bandas pode trazer novidades que ainda estão sendo estudas por Antonio e a equipe do setor cultural da unidade, mas deverá manter a proposta de interação entre músicos da região com os que possuem um trabalho em desenvolvimento em outras cidades do Nordeste e do Brasil.

Outro ponto importante é a ampliação do seminário “Música e Comportamento” que neste ano de 2011 inseriu o cinema na programação através da exibição de curtas metragens e realizou palestras e workshops. “Nosso objetivo é poder trabalhar cada vez mais a questão profissional com os músicos daqui, através da transmissão de conhecimentos e dicas de como se organizar para inserir seu trabalho no mercado”, comenta Antonio Queiroz.


Para mais informações:
SESC

Coordenação de Cultura
Rua da Matriz , 227, Centro, Juazeiro do Norte-CE.
Fone: 3512.3355


Descrição: cid:image025.jpg@01CC0BE2.F9D93D60                Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image011.jpg@01CC0986.5C27C680



Texto: Hudson Jorge
Fotos: Daniel Fidélis

APENAS UM JOGO DE FUTEBOL - Por José Arimatéa dos Santos

Ultimamente o futebol brasileiro anda muito violento. Não vou falar da violência dentro de campo e sim fora dele. Time nenhum pode ser desclassificado do campeonato que disputar e logo alguns torcedores picham os muros do clube. Quando não esperam os jogadores no aeroporto para xingar e às vezes querer agredir seus ídolos. Parece que os torcedores valentões ganharam esse jogo e o exemplo mais contundente é que a final do campeonato mineiro entre Cruzeiro e Atlético na cidade de Sete Lagoas só terá torcedores do Cruzeiro. Isso simplesmente desvirtua o sentido do esporte que é o congraçamento entre seres humanos, enfim uma festa.


Na europa os casos de violência foram praticamente banidos dos estádios por atitudes em coibir esses torcedores violentos. Brigou ou fez alguma baderna, simplesmente o indivíduo tem que se apresentar a uma delegacia de polícia na hora do jogo do seu time. A lei é cumprida na risca para quem vai a um estádio de futebol para arrumar encrenca. Está mais do que na hora de aplicar penas desse tipo aqui no Brasil e jogos como o clássico mineiro possa ter atleticanos e cruzeirenses em um mesmo espaço torcendo, vibrando e fazendo tudo que um torcedor faz em uma praça esportiva.


O brasileiro é o indivíduo que entende de futebol e a discussão e a paxão pelo seu clube não devem extrapolar e chegar a violência. Já chega a violência que está nas ruas de praticamente todas as cidades brasileiras e o jogo de futebol é apenas um jogo de futebol. Um esporte e que é normal a vitória ou a derrota. Meu time pode perder ou ganhar e minha vida segue sem problemas. Aliás, o problema é aguentar as brincadeiras dos colegas no outro dia quando o time que a gente torce perde. Mas isso é normal. Tudo bem.


Acredito que o ser humano tem que ver seu semelhante como um irmão que tem sua preferência e que pode pensar diferente. Esse é um direito inalienável de qualquer cidadão poder torcer em paz por seu clube, usar com orgulho a camisa do time ou ainda ir para as arquibancadas dos estádios para se divertir. A Constituição Federal assegura a liberdade do ir e vir. O amor entre os seres humanos deve ser o principal golaço que a torcida brasileira deve marcar e cenas de selvageria e violência nos estádios ou fora dele têm que acabar. Assim penso.
Autor: José de Arimatéa dos Santos

CÓDIGO FLORESTAL: O FUTURO É HOJE, AGORA! - Por José de Arimatéa dos Santos

Acompanho as discussões a respeito do novo Código Florestal desde o ano passado quando foi aprovado o relatório do deputado Aldo Rebelo(PCdoB/SP) e desde a sua aprovação fiquei bastante impressionado e desconfiado pelo fato de grande parte dos deputados vibrarem com o resultado da votação desse relatório. Os que comemoraram foram os representantes do agronegócio e vi ali a derrota, ao menos naquele momento, dos ambientalistas. Hoje é diferente e a mobilização dos que querem um Código Florestal que contemple o desenvolvimento e a preservação do meio ambiente ganha corpo.


Acredito ser possível explorar os recursos naturais de uma forma que agrida o mínimo possível ao meio ambiente. Agora é necessário o bom senso e a lei tem que valer para hoje e para o futuro. Está em jogo o futuro do Brasil tanto na cidade como no campo. Já vemos as consequências dos péssimos exemplos de exploração da natureza, da falta de cuidado com o solo, enchentes que causam grandes transtornos nas cidades, uso excessivo de agrotóxicos que contaminam a água e peixes nos rios.


Mas o que mais me preocupa nesse relatório do dep Aldo Rebelo é a diminuição da área de mata ciliar nos rios e a suspensão das multas e anistia a crimes ambientais. Os casos de desmatamentos a toda hora a mídia denuncia e nesse momento lembro daquela reportagem da rede Globo em que o fazendeiro usa correntes e máquinas que derrubam de uma vez só as árvores de uma grande área de terra. E quanto aos rios e nascentes é mais do que necessário mais cuidado e preservação, pois a água é fundamental para a sobrevivência de todos os seres vivos e para toda atividade econômica.


Enfim, acredito no bom senso dos políticos e na força da pressão da sociedade para se ter uma lei que realmente proteja os biomas do nosso país e por tabela a vida no campo e na cidade. O Brasil tem grandes áreas para sua agricultura e pecuária e não se precisa mais fazer derrubadas de mata para tão somente criar gado e para a monocultura. Preservar e explorar de forma sustentável os nossos ricos e cobiçados recursos naturais deve ser o pensamento de todos os brasileiros. As gerações futuras merecem viver também nesse país tão rico e belo e de grande potencialidades. E com suas matas e rios cada vez mais preservados.


Autor: José Arimatéa dos Santos

Programa Cariri Encantado Sonoridades - 18/05/2011

Conexões musicais: Tom Zé, em tom maior


Tom Zé, batizado com o nome de Antonio José Santana Martins, é compositor, cantor, performer, arranjador, escritor e jardineiro (isso mesmo), nascido em Irará, Bahia, em 11 de outubro de 1936, em uma família de classe média. É considerado uma das figuras mais originais da música popular brasileira, tendo participado ativamente do movimento musical conhecido como Tropicália nos anos 1960 e se tornado uma voz alternativa influente no cenário musical do Brasil. A partir da década de 1990 também passou a gozar de notoriedade internacional, especialmente devido à intervenção do músico norte-americano David Byrne, que o lançou naquele importante mercado artístico-musical.

O programa Cariri Encantado, em boa hora, homenageia esta grande personagem da cultura brasileira, através de uma seleção com seus principais sucessos que constam principalmente do seu segundo disco solo Tom Zé (1970).

Onde escutar
Rádio Educadora do Cariri AM 1020 e www.radioeducadoradocariri.com.

Arajara Park em fotos - Por Heládio Teles Duarte

"Arajara Park, primeiro parque temático do Cariri"


"Arajara Park, um pouco da polinésia no Cariri"

Fotos: Heládio Teles Duarte

Hoje é lua cheia. Onde estão os poetas, seresteiro​s e... lobisomens​? - Por Heládio Teles Duarte

Foto: Heládio Teles Duarte

Fortaleza, a rainha da noite nordestina - Por Heládio Teles Duarte

Foto: Heládio Teles Duarte

NOTÍCIAS DA URCA

Novos projetos da URCA/PROEX aprovados pelo Ministério da Educação

A Universidade Regional do Cariri (URCA), através da Pró-Reitoria de Extensão, aprovou todos os Programa e Projetos encaminhados ao Ministério da Educação, em atendimento ao Edital Nº 4 PROEXT 2011. A aprovação dos referidos Programas e Projetos representam um ganho da Extensão dentro da Universidade, uma vez que propiciará o atendimento a comunidade, dentro de diversas áreas de atuação, envolvendo seu corpo docente, discente e técnico administrativo. Os Programas e Projetos aprovados foram: Projeto - Formação de Gestores e Professores no Território do Geopark Araripe - área de Educação - Coordenadora Professora Maria Neuma C. Galvão - Depto. de Pedagogia; Programa - O Prazer da Arte - área - Arte e Cultura – Coordenador Professor Fábio J. Rodrigues da Costa - Escola de Artes; Projeto - Ações integradas voltadas a melhor idade - área – Promoção da saúde - Coordenadora Professora Maria Arlene Pessoa da Silva – PROEX; Projeto - Núcleo de Acolhimento à Mulher, Redes de combate a Violência - área - Mulheres e Relação de Genêro - Coordenadora Professora. Zuleide Fernandes de Queiroz – Depto. de Pedagogia. "

Consulta Universitária para Reitor e Vice-Reitor da URCA acontece dia 26 de maio

Será realizada no próximo dia 26, na Universidade Regional do Cariri (URCA), a consulta para escolha de Reitor e Vice-Reitor da Instituição. O processo eleitoral está em andamento para a escolha dos candidatos pela comunidade acadêmica. Vários debates já foram realizados nos campi da URCA. Ontem, mais um deles aconteceu no Campus São Miguel. O próximo debate será no Campus Crajubar, das 19 horas às 21 horas e, no mesmo horário, no dia 23 de maio, o último dos debates se realiza no Campus Pimenta. Estão candidatos aos cargos de Reitor e Vice-Reitor, respectivamente, Edson Martins e Galberto Martins, Francisco Cunha e Reno Feitosa e a Professora Otonite e Patrício Melo. Uma lista tríplice será encaminhada ao Governador do Estado, Cid Gomes, para a oficialização da escolha do novo representante da URCA para os próximos quatro anos.

Inscrições abertas para Curso de Raciocínio Lógico

Estão abertas inscrições para curso de Raciocínio Lógico, na Universidade Regional do Cariri (URCA), com a professora Rosiane Melo. Estão sendo ofertadas 40 vagas e o curso ocorrerá no horário das 14 horas às 17 horas, dos sábados, com variações. As aulas começam no dia 21 de maio, com duração de 4 meses e 40 horas de aulas, com mensalidades de R$ 50,00. Mais informações: PROEX/URCA. Rua Cel. Antonio Luís, 1161 – Pimenta – Crato – CE. Fone/fax: (0xx88) 3102.1200.

Nota de solidariedade do Departamento História da URCA à professora Rúbia Michelline e de pronto restabelecimento de sua saúde

O Colegiado Departamental do Curso de História da Universidade Regional do Cariri - URCA manifesta sua solidariedade e votos de pronto restabelecimento à professora Rúbia Michelline Cavalcante por conta da intervenção cirúrgica a qual foi submetida neste dia 17 de maio. A professora Rúbia Michelline sempre se pautou pela sua integral dedicação aos interesses do Curso e do Departamento de História, além de sua constante e irrestrita solidariedade aos colegas docentes, discentes e técnico-administrativos, - motivos pelo qual nos leva a ficar atentos, porém plenos de confiança no rápido êxito de sua recuperação e breve retorno ao nosso convívio profissional.

Fonte:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617
www.urca.br – Crato, 18 de maio de 2011