Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 13 de junho de 2009

Festejos juninos

Estamos no ciclo das festas juninas, que começa no Dia de Santo Antonio, 13, e culmina no Dia de São Pedro, 29.

No Cariri cearense, esse período é por demais auspicioso. Paira no ar uma aura de encantamento. O friozinho é a marca registrada, aliada à paisagem, que o inverno recente deixou verde, e às noites plenamente estreladas. Nos sítios, a exemplo de onde moro, as fogueiras já estão prontas, esperando o fogo que iluminará as noites animadas de festa.

As ruas centrais das cidades já estão enfeitadas com bandeirolas, estandartes e balões multicoloridos. As bancas de fogos de artifícios preenchem as lacunas das calçadas e esquinas. A programação oficial corre solta nas mídias, feito rabo-de-saia passando ligeiro entre pernas dos brincantes. As quadrilhas juninas ultimam os preparativos para o grande dia da apresentação que, guardadas as proporções, relembra o carnaval carioca, tanto na pândega quanto na alegoria e nos adereços.

Festejos juninos também são banquetes dionisíacos. Muitas iguarias para satisfazer o paladar e os sentidos. O milho, alimento sagrado dos ancestrais indígenas, é matéria-prima para um sem-número de pratos: bolo, canjica, pamonha, cuscuz, espigas assadas e cozidas, creme, farofa, chapéu-de-couro, fubá. A macaxeira completa a mesa com o tradicional bolo de puba, carimã (papa), sequilho, tapioca, beiju, pé-de-moleque. Nesta ágape, não podem faltar, ainda, batata-doce assada na fogueira, cocada, paçoca, vatapá, baião-de-dois com pequi, arroz-doce com canela em pó, galinha à cabidela e outras infinidades de quitutes típicos da culinária regional. Para acompanhar os pratos, bebe-se aluá, caipirinha, uma cachacinha pura e envelhecida, quentão, sangria, ponche ou então as bebidas industrializadas, mesmo.

Noite de São João, em quase todo o Nordeste, é equivalente à Noite de Natal. Comemora-se, aqui, as datas, com a mesma intensidade. O dia de São João deveria, pois, ser feriado nacional, como já o é em algumas cidades nordestinas. No caso do Crato, cujo Dia do Município, dia 21 de junho, é feriado municipal, sou favorável que este seja transferido para o dia 24. Assim, se evitaria trabalhar com ressaca ou, pior, sacrificar ou mesmo regrar a comemoração da Noite de São João.