Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Pensamento para o Dia 25/06/2010


“Obtenção de posições de autoridade e poder, de habilidade e inteligência que podem manipular pessoas e coisas, de fama e supremacia, de encanto pessoal, de boa saúde e felicidade ou de uma grande família com muitos filhos ou riqueza... nenhum desses pode conferir libertação. Você não pode alcançar libertação empreendendo sacrifícios, votos, caridade, peregrinação ou doações para projetos sagrados. Embora o mundo objetivo pareça real, você deve estar ciente de que está se iludindo. Você deve abandonar a ânsia por prazer decorrente dos objetos que surgem e atraem - agora e no futuro. Somente a renúncia pode levar à imortalidade. Você será libertado assim que renunciar a seu apego e desejo.”
Sathya Sai Baba

O alcoolismo - Emerson Monteiro

Das primeiras vezes, acha-se divertido. Envolve-se. Alegra-se. Facilita participar de grupos sociais com mais satisfação. Torna-se um passaporte para novas amizades. Fácil de encontrar, a bebida se oferece nos variados recantos deste mundo dito civilizado. Torna-se algo semelhante a sonhar de olhos abertos.
Mas que fica apenas nisso mesmo. Depois de algum tempo, qual dragão indomável, o vício sujeita a vida e o que antes era sonho torna-se pesadelo a desafiar o ser humano e sua força de reagir e se libertar.
Eis o alcoolismo, flagelo indescritível dos dias atuais. Monstro devorador da personalidade, intruso destruidor de famílias, de jovens e adultos, homens e mulheres, ricos e pobres, de esperanças e ideais. Tudo sob a permissão das instituições, fonte de lucros tributários e origem de receitas empresariais.
Hoje, o alcoolismo vem sendo analisado sob outros prismas e passa a ser considerado pela ciência como um mal de solução difícil, agente nocivo desagregador de graves riscos à saúde pública.
Quando termina o dia de trabalho, começam os litígios. Pais de família saem pelos bares e casas de espetáculos a satisfazer o cruel instinto da sede alcoólica, expostos à sanha perversa de piores consequências, porquanto portas se abrem fácil a quem busca as malhas do vício.
A aceitação social, a falta de prevenção e publicidades enganosas são as principais fontes que explicam a quantidade de pessoas que abusam do álcool. A falta de conscientização e o desconhecimento dos efeitos do álcool levam jovens e mulheres grávidas serem parte dos grupos de risco.
A isto tudo pode somar o vazio que gira em torno das pessoas que sofrem dessa doença. O problema com os jovens, e, sobretudo, com os adolescentes, é o alto grau de violência que o excesso de álcool neles ocasiona, como também a quantidade de acidentes de trânsito que produzem quando se encontram em tal grau de alteração. Costuma acontecer, também, que um adolescente beba até chegar a limites perigosos, simplesmente para fazer graça com o grupo de amigos.
No caso das mulheres em período de gestação, o abuso de álcool nas primeiras semanas de gravidez pode produzir uma formação defeituosa no crânio, no rosto e deficiência mental no feto. É por causa disso que normalmente se aconselha às grávidas que a se absterem de beber durante os primeiros três meses de gravidez, e que depois, se houver vontade de beber, que o faça com moderação. Como normalmente a mulher fica sabendo do seu estado de gravidez após a concepção, é muito perigoso que ela beba em demasia. Um outro grupo de risco são os desempregados e aqueles trabalhadores denominados não qualificados, pois eles se dedicam ao consumo de bebida alcoólica em excesso por causa das condições sociais nas quais estão obrigados a viver.
O segundo fator encontra o seu componente mais forte na pobreza. O álcool é uma droga a mais, e em alguns casos, é muito mais fácil de adquirir do que outros elementos nocivos. Por causa disso, algumas pessoas humildes e de baixos recursos intelectuais e culturais buscam afogar os problemas e prejuízos sociais na bebida, mais barata e fácil de conseguir que outro tipo de droga.
Abrir os olhos o quanto antes, eis a forma de se garantir uma vida saudável e livre dessas mazelas suicidas a que muitos se submetem nem sempre por falta de aviso.

Programação do Seminário Cariri Cangaço – Por Manoel Severo



O Cariri Cangaço e Uma Promoção da Cariri do Brasil, Uma Realização das prefeituras municipais de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha e Aurora, URCA / PROEX e Ainda o Apoio da SBEC , do Tribunal Penal Internacional, do Centro Pró- Memória, do ICVC , da Fundação Memorial Padre Cícero, do Blog do Crato, da Associação de Cordelista de Crato, do Ponto de Cultura Lira Nordestina, do SEBRAE, do SESC e do Centro Cultural Banco do Nordeste , o Grupo Empresarial Guanabara, Revista VinteUM Nordeste e ágora Geopark Araripe .

O Seu Evento TEM Início marcado Para o Próximo dia 17 de agosto na Cidade de Barbalha, se estendendo Até o dia com 22 Encerramento marcado Para a Cidade de Juazeiro do Norte Ainda Mantendo , , intensa agenda de Atividades NAS Cidades de Crato, Porteiras , Aurora e Missão Velha.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

17 AGOSTO 2010 - Terça-Feira
Abertura - Cine Teatro de Barbalha
19:00 h - Solenidade Oficial de Abertura

19:30 H - Conferência
José Rufino
Antônio Amaury Correia de Araújo - São Paulo
MESA
Lemuel Rodrigues - Mossoró RN
Honório de Medeiros - Natal RN
Aderbal Nogueira - Fortaleza CE
Ivanildo Silveira - Natal RN

18 AGOSTO 2010 - QUARTA FEIRA -
Sítio Caldeirão do Deserto - Crato
09:00 H - Conferências
Religiosidade , MOVIMENTOS SOCIAIS E MEMÓRIAS
Lemuel Rodrigues da Silva - Mossoró RN
Antonio Conselheiro - PERFIL
Múcio Procópio - Natal RN
MESA
Manoel Severo - Fortaleza CE
Sávio Cordeiro - Crato CE
Sandro Leonel - Crato CE
Manoel Neto - Salvador BA
Salão de Atos da URCA - Crato

19:00 h - Conferências
OS CORONÉIS E OS MISTERIOS DO ATAQUE DE LAMPIÃO A Mossoró
Honório de Medeiros - Natal RN
Theophanes TORRES
Geraldo Ferraz - Recife PE
MESA
Raimundo Marins - Salvador BA
Océlio Teixeira - Crato CE
Paulo Britto - Recife PE
Magérbio de Lucena - Crato CE

19 AGOSTO 2010 - Quinta-Feira
Memorial Padre Cícero - Juazeiro do Norte
19:00 h - Conferências
O Pacto DOS CORONÉIS
Renato Cassimiro - Juazeiro do Norte CE
LAMPIÃO EM SERGIPE
Alcino Alves Costa - Poço Redondo SE
MESA
Manoel Neto - Salvador BA
Renato Dantas - CE Juazeiro do Norte
César Megale - Natal RN
Juliana Ischiara - Quixadá CE

20 AGOSTO 2010 - SEXTA FEIRA -
Câmara Velha - Missão Municipal
19:00 h - Conferências
Delmiro Gouveia
David Bandeira - Maceió AL
Eloísa Bandeira - Brasília DF
CORONÉIS do Cariri
Bosco André - Missão Velha CE
MESA
Ângelo Osmiro - Fortaleza CE
Gilmar Teixeira - Paulo Afonso BA
Carlos Rafael Dias - Crato CE
Rostand Medeiros - Natal RN

21 AGOSTO 2010 - SÁBADO
Aurora
09:00 H - Conferência
80 ANOS DE PASSAGEM DA AURORA EM LAMPIÃO
José Cícero - Aurora CE
MESA
Manoel Severo - Fortaleza CE
Bosco André - Missão Velha CE
Honório de Medeiros - Natal RN
Kydelmir Dantas - Mossoró RN

Distrito de Tipi - Aurora
14:00 h - Conferência
MACEDO DO MARICA TIPI
Vicente Landim de Macedo - Brasília DF

Teatro Municipal Salviano Arraes - Crato
19:00 h - Conferências
ANTONIO SILVINO
Magérbio de Lucena - Crato CE
O cangaço RITMOS NA MÚSICA - E ESTÉTICA
Wilson Seraine - PI Teresina
MESA
Paulo Gastão - Mossoró RN
Cicinato Neto - CE Limoeiro do Norte
Emanuel Braz - Mossoró RN
Kydelmir Dantas Mossoró - RN

22 AGOSTO 2010 - DOMINGO
Marquize Teatro Branca - Juazeiro do Norte
09:00 h - Conferências
LAMPIÃO NO agreste pernambucano
Antonio Vilela - Garanhuns PE
AS ARMAS DO Cangaço
Alfredo Bonessi - Fortaleza CE
MESA
Aderbal Nogueira - Fortaleza CE
João de Sousa Lima - Paulo Afonso BA
Sabino Bassetti - São Paulo SP
Fernando Pinto - Crato CE


Tudo isso e Muito Mais , VOCÊ Encontra no: cariricangaco.blogspot.com