Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 21 de março de 2009

Coluna Cariri deste domingo



PADRE CÍCERO
Na terça-feira, padre Cícero será o alvo das comemorações. 165 anos de nascimento do Santo do Nordeste e Cearense do Século. As homenagens em Juazeiro começam cedo e estendem durante todo o dia. Desde a última quarta-feira, 18, que Juazeiro vem realizando eventos em homenagem a padre Cícero. Dentre eles, destacamos a Expo Cícero, uma exposição com fotos do Padim Ciço.

SAÚDE
Com a preocupação de proteger a saúde da população, a Secretaria da Saúde do Estado divulga a partir de agora, com atualização uma vez por mês, a relação de águas minerais e de águas adicionadas de sais próprias para o consumo humano, com registro no Ministério da Saúde. As que aparecem na lista, num total de 34 empresas, passaram por um processo de coleta e análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Ceará, unidade da rede estadual de saúde, e estão de acordo com padrões sanitários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. As marcas do Cariri, São Geraldo, Serrabella e Camboriú estão todas aprovadas.

NEGÓCIOS
Casa dos Relojoeiros irá participar, no período de 2 a 5 de abril, em São Paulo, no Transamérica Expo Center, da 7ª Feira Abióptica, considerada a maior feira óptica da América Latina, e a 3ª maior do segmento no mundo. Óculos solares, armações, lentes, acessórios e equipamentos. Com cerca de 100 expositores será aberta ao público. Do Cariri, José carlos Albano, gerente regional da Casa dos Relojoeiros estará participando do evento, e conferindo de perto as novidades no setor.

CULTURA
O Olhar Casa das Artes, em Crato, apresentou, na última sexta-feira, com Regiane Cruz, Anderson (Cachorrão) e Talita Tavares, uma performance única que funde a dança do ventre, capoeira e hip-hop ao ritmo de tribal dance e culturas tão distintas como a Brasileira, Árabe e Norte-Americana.

AFTOSA
O caririense Camilo Santana, secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, marcará presença no Circuito Pecuário do Nordeste, que acontecerá no Hotel Praiano, em Fortaleza, durantes os dias 24 e 25 de março. Promovido pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adagri), o evento trará o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(MAPA), Inácio Kroets, e a coordenadora Nacional do Programa de Erradicação da Febre Aftosa, Francianne Assis.

AVESSO
O Cariri Shopping está sentindo a falta da jornalista Cíntia Fragoso. Inteligente, preparada e competente, Cíntia atendia muito bem a imprensa, e tinha um ótimo diálogo com os veículos de comunicação. Depois de sua saída do shopping, tudo virou pelo avesso.

COMPETÊNCIA
A jornalista Elizângela Santos continua brilhando na assessoria de imprensa da Universidade Regional do Cariri (Urca). Profissional respeitada e equilibrada faz uma cobertura certa dos principais acontecimentos da instituição.

NOSSA LÍNGUA
Músicos e gestores culturais representantes de países que falam a língua portuguesa estarão no interior do Ceará entre 12 e 16 de maio para a mostra Cariri das Artes dos Países de Língua Portuguesa. O evento será realizado no Teatro Violeta Arraes-Engenho de Artes cênicas, localizado na Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri, em Nova Olinda. Serão cinco dias com recitais musicais, palestras, exposição de cordéis e mostra de vídeo da TV Casa Grande.

ÁRVORE
A Prefeitura Municipal de Barbalha promoverá na semana de 23 a 28 de março, eventos comemorativos ao “Dia da Árvore”. Estão previstas ações como palestras sobre a importância da árvore, plantio e doação de mudas nos parques, logradouros públicos e instituições, além da exibição de vídeos, visitas e caminhadas no parque ecológico, mini-curso, concurso, assinatura de convênios, cantoria de violeiros, entre outras atividades que visam à conscientização ambiental, especialmente a proteção das áreas verdes do município.

POSITIVO
O Gerente da Ematerce na região do Cariri - Adonias Sobreira - considera altamente positivo o resultado com a aplicação do Crédito Rural, no ano de 2008, atingindo o montante de R$ 14.663.597,00 beneficiando diretamente a 7.433 famílias rurais.

HABITAÇÃO
A prefeitura municipal de Juazeiro do Norte, através da coordenação do Conselho Municipal de Habitação e Interesse Social, promoverá no próximo dia 25 de março, o primeiro Fórum do Conselho. O evento acontecerá no SESC de Juazeiro do Norte.


Coluna cariri publicada aos domingos no Jornal O Povo.

Dr. Jeferson Felício



Estava na redação do JC quando soubemos da morte do Dr. Jéferson Felício, secretário de infra-estrutura do Crato, neste sábado, 21 de março. Durante o tempo em que passei na Assessoria de Imprensa do Município, pude observar que o Dr. Jeferson, como todos o chamavam, sempre foi um dos mais bem articuladores secretários da atual gestão.

Um político muito habilidoso, que raras vezes perdia as estribeiras. Em alguns momentos difíceis, quando as críticas eram maiores do que os espaços para a defesa, vi nele muita serenidade. Simpático, ganhou a simpatia de muita gente. Óbvio que fez alguns adversários, pois a função pública faz com que isso ocorra, mas, isso nunca foi determinante.

Quem o admirava era a imensa maioria, e isso dá para sentir quando conversamos com as pessoas, as que estão dentro ou fora do atual governo cratense. Jeferson Felício foi secretário de infra-estrutura em um período de obras importantes, como a da criação do Centro Cultural do Araripe, a reinauguração do Cine Tetro Moderno, a pavimentação de ruas e avenidas, a construção de praças, e diversas outras obras que ainda não aconteceram mas têm o dedo, a criatividade e a competência de Jéferson Felício.

Dia desses, um amigo jornalista me disse que achava que se Jeferson fosse um dia prefeito de um cidade, somente pela forma dele tratar as pessoas, um dia seria governador. Puro exagero obviamente, mas que mostrava como ele era bem visto por muita gente, da imprensa, da política, da iniciativa privada, das comunidades, de vários setores sociais.

Muitas vezes sentei com ele e a esposa, dona Milene, e muito conversamos. Ele era intensamente carinhoso e atencioso com a família, com a esposa e filhos. Com os amigos também, era daqueles que amigos têm toda a atenção do mundo. E fez muitos amigos no Crato. Disso, tenho certeza.

Nesses momentos de tristeza é que devemos aproveitar para refletir, para pensa r em Deus, e pedir que ele esteja bem, com Deus, em seu descanso. Que os bons exemplos deixados por Jéferson Felício frutifiquem, deixem profundas raízes não apenas no Crato, mas por onde ele passou.

Um abraço forte, e adeus, amigo!