Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 20 de setembro de 2009

Reflexão sobre dois sepultamentos – por Mauro Demarchi



A simplicidade do sepultamento do jovem Príncipe Dom Pedro Luiz de Orleans e Bragança contrastou com o show midiático do funeral de Michael Jackson. Duas mortes, dois funerais, duas lições. Oxalá o Brasil compreenda seu significado
Dois acontecimentos chamaram a atenção do mundo no mês passado. O primeiro teve grande repercussão no Brasil. O segundo abalou o mundo artístico mundial. Duas mortes, dois funerais, duas lições. Quando o vôo 447 da Air France partiu do Rio de Janeiro levando representantes da elite intelectual, científica, artística e social em direção à França, mal sabiam – a tripulação e os passageiros – que jamais chegariam ao destino. Um acidente fez despencar a aeronave tornando impossível qualquer esperança de sobreviventes.

Entre os passageiros estava um jovem Príncipe brasileiro, Dom Pedro Luiz de Orleans e Bragança, representante da mais alta nobreza européia, que carregava em seu sangue a história milenar de sua família. Nele estavam concentradas as esperanças de seu tio, Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial, e de toda Família Imperial Brasileira. Voltava ele de férias para o trabalho num Banco em Luxemburgo.
Seu corpo vagou no Oceano aguardando o momento do resgate. A família, enlutada, se refugiou na oração e no próprio coração de Deus buscando forças para aceitar os misteriosos desígnios divinos, à espera do momento triste, mas necessário, do recebimento dos despojos para o sepultamento. No silêncio, na tranqüilidade, na paz interior, aguardavam e se preparavam.

Provavelmente nem um último olhar de sua mãe em seu semblante foi possível, em vista do estado em que se encontrava no momento que foi entregue à família após ser resgatado do mar e identificado. À celebração da Missa de Réquiem seguiu-se o sepultamento em Vassouras, resguardado o caráter familiar desses atos, conforme expressa vontade de seu pai, o Príncipe D. Antônio, que não quis dar publicidade aos eventos. Simplicidade, humildade, religiosidade, amor, esperança. Esta é a primeira lição.
Lição que nós monarquistas devemos aprofundar ainda mais e tornar público os valores desta família que recebeu o Dom de Deus de representar a esperança em meio a tanto caos, de ser a chama que brilha nas trevas da corrupção e ignomínia. Quando uma gota de óleo cai numa folha de papel ela vai penetrando sutil e imperceptívelmente. Quando se nota, ela tomou uma grande área do papel. A gota de óleo sagrado – pois a instituição monárquica em algo transcende o temporal e toca no sagrado – que caiu sobre o papel amarrotado desta pobre nação foi o sacrifício do Jovem Príncipe. Ela vai penetrar os corações, de modo suave e sutil, levando à restauração dos valores morais que são o fundamento da vida nacional.
A segunda lição veio do hemisfério norte. Com certeza não resultou de um bom exemplo. No primeiro caso havia comprovada nobreza de sangue e de postura. Neste segundo, ela não era real.
O Rei do Pop caminhava pelos corredores de sua mansão solitária. Buscava novos remédios para conter o seu desespero. Ao se olhar no espelho não encontrava mais a fisionomia do negro talentoso, mas um ser artificial fruto da vaidade e do egoísmo. Ainda cantava, é verdade e tinha uma multidão de fãs. Mas se tornara o zumbi de seu último e mórbido filme. Não, não agüentava mais. Se quisesse dormir teria que tomar doses maiores de sedativos. E assim o fez. Acostumou-se a fazer tudo o que queria e mais uma vez o fez sem medir as conseqüências de seus atos para a vida real.
A mídia ao divulgar sua morte esqueceu todos os seus defeitos, todas as suas vaidades, todos os seus vícios. Suas músicas, seus clips, seus vídeos foram retransmitidos, e seu funeral recebeu destaque especial nas televisões e sites de notícias em todo o mundo. Acabara de morrer e já começava uma briga por sua fortuna… Dúvidas, desconfianças, interrogatórios. Seu corpo seria enterrado, mas seu cérebro não, pois exames precisariam ser feitos. Um show foi organizado, caixão recoberto de ouro, cantores, mídia, sorteio de ingressos para o sepultamento. Um sepultamento cujo cadáver não estaria presente, mas foi sepultado, antes, ou depois, ninguém sabe ao certo.

Qual a lição? Mentira, vaidade, dissimulação, falsidade, foi o que se viu, tanto na vida do roqueiro quanto no show dos funerais. Espero sinceramente que no último instante Michel Jackson tenha se arrependido. Entretanto, onde a árvore cai, ali fica. Nem o ídolo do rock consegue fugir à regra: "talis vita, finis ita". Assim como viveu, morreu. É a realidade. Pobre Estados Unidos da América! Péssimo exemplo para o mundo! Há fraudes destrutivas e esperanças edificantes. Oxalá o Brasil compreenda o alto significado que estas duas lições nos dão. Feliz desta nação que abriga em seu seio a Família Imperial, exemplo edificante mesmo na desventura. Em meio ao caos, é preciso esperar por dias melhores com a certeza de que virão. O modelo republicano está envelhecido, desgastado, exaurido. Utopias fracassadas e malsãs não constroem nem representam a esperança de um Brasil melhor.

Mauro Demarchi é líder monarquista em Santa Catarina, escritor e editor do blog Monarquia em Ação.

Existe em Crato uma imagem de São Quintino - por Armando Rafael

Foto de Deihelson Mendonça

Existe na capela de Santa Teresa de Jesus, em Crato, uma imagem de São Quintino. Por ser um santo pouco cultuado no Brasil fiquei curioso em conhecer a origem dessa imagem que se venera naquele templo.
E fiquei sabendo que foi uma espécie de agradecimento – feito pelos fiéis cratenses – a Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, 1º bispo de Crato, e construtor daquela capela. Depois, conversando com o diácono-permanente Policarpo Rodrigues – sobrinho-neto de Dom Quintino – este esclareceu que era costume na família Rodrigues dar nome aos filhos homenageando o santo comemorado na data de seus nascimentos.
Dom Quintino nasceu num 31 de outubro, data que se comemora São Quintino.
Mas, quem é este santo venerado em Crato?
No livro de Jacopo de Varazze, “Legenda Áurea–vidas dos santos”, (com 1.040 páginas), consta à página 419:
“Quintino, nobre cidadão romano, foi à cidade de Amiens onde fez muitos milagres e foi capturado por ordem do prefeito Maximiano, sendo espancado com varas até os carrascos estarem esgotados e depois jogado na prisão. Mas, libertado por um anjo, foi para o centro da cidade pregar ao povo. Novamente preso, foi esticado no potro (obs: instrumento romano de tortura, constituído por uma armação de madeira cuja forma lembra um pequeno cavalo, daí este nome) até suas veias se romperem, foi duramente espancado, jogaram nele azeite, pez e gorduras ferventes, e como continuou a zombar do prefeito, este, irritado, mandou jogar na sua boca vinagre, cal e mostarda.

Mas como permanecia inabalável, foi conduzido a Vermand, onde o prefeito mandou enfiar nele dois espetos que iam da cabeça às coxas, e dez pregos entre as unhas e a carne; depois mandou decapitá-lo.
“Seu corpo foi jogado em um rio e ali ficou 55 anos, tendo sido depois encontrado por uma nobre dama romana. Esta, que se entregava assiduamente à oração, certa noite foi avisada por um anjo para ir ao castelo de Vermand e ali procurar em determinado lugar o corpo de São Quintino e sepultá-lo com honras. Ela se dirigiu com um grande séquito ao lugar indicado, onde, depois de ter feito sua prece, apareceu o corpo de São Quintino, flutuando incorrupto e exalando um suave odor. Ela o sepultou, e como grande recompensa recuperou a visão. Depois de construir naquele lugar uma igreja, voltou para casa”.

Elza Sônia é eleita presidente do PCdoB no Crato

Partido Comunista do Brasil PCdoB elege primeira presidente mulher no Crato.

A veterana comunista, Elza Sônia Duarte foi eleita para presidir o Partido Comunista do Brasil – PCdoB no Crato. Elza Sônia tem uma longa experiência dentro dos movimentos sociais, participou do movimento estudantil, presidiu o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado do Ceará – Saúde, participou da direção do Sindicato MOVA-SE e pertence a direção do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher Cratense.

A dirigente partidária afirma que o PCdoB buscará discutir com outras forças políticas um projeto propositivo para o Crato. Ela destaca que o Partido está aberto para receber novos filiados. Outra preocupação dos comunistas é definir a posição diante do atual governo municipal. Elza Sônia destaca que o PCdoB defende a criação de uma frente com os partidos aliados, como é o caso do PT e PSB.

Foram eleitos também para o diretório municipal do Partido, o comerciário Samuel Cardoso, os professores Roberto Siebra, Alan Umbelino e Samuel Siebra , a folclorista mestra Edite Dias, as Agentes de Saúde Cristiane Duarte e Ana Claudia da Silva Santos, a acadêmica de Biologia, Cláudia Alves e o acadêmico de Economia Jessé Gomes, o biólogo Raimundo Moreira da Franca e o arte-eeducador Alexandre Lucas.

O PCdoB no Crato vinha sendo dirigido pelo professor Roberto Siebra que agora assume a tarefa partidária com a formação política e ideológica dos comunistas.

Os Belém de Figueiredo no Canindé - por Padre Neri Feitosa

Crato no início do século XX
Em 1990, Joaryvar Macedo escreveu “Império do Bacamarte”, sobre as deposições de Intendentes (Prefeitos) no Cariri. O Coronel José Belém de Figueiredo foi deposto à bala a 29 de junho de 1904. Mudou-se para Fortaleza, onde morreu pobre e desprezado a 15 de maio de 1925. Como vencido, deixou memória pessimista. Posteriormente, o ilustre advogado e escritor Dr. Raimundo de Oliveira Borges escreveu belo volume sobre os lados positivos do Coronel Belém.
Belém era natural de Milagres, onde começou a vida como agricultor e depois como comerciante. Mudou-se para o Crato, onde era Intendente um parente seu, Coronel José Antônio de Figueiredo. Em Crato, Belém foi nomeado Delegado de Polícia, trabalhou bem, foi condecorado com o título de Coronel da Guarda Nacional e promovido a Comandante Superior da Guarda Nacional na comarca do Crato.
Num gesto de tapeação, enganou o parente coronel José Antônio de Figueiredo e usurpou a Intendência do Crato. Em 1896, já era “o árbitro supremo da política regional” do Cariri. O coronel José Belém tinha uma filha casada no Canindé, sítio São Pedro, com José da Cruz Uchoa Sobrinho (Zeca da Cruz); era Zélia Belém de Figueiredo. O filho do Coronel Belém, de mesmo nome, José Belém de Figueiredo Filho, logo após a deposição do pai, veio para a sombra de Zeca da Cruz. Casado com dona Cecília Queiroz Belém (1896-1973), oportunamente trouxe a família.
José Belém Filho ficou ambulante como o pai; Belém velho saiu de Milagres e foi para o Amazonas, onde deixou uma propriedade que de nada lhe serviu: deixou lá e veio para Fortaleza; ao morrer, a família procurou esta herança e apenas encontrou um terreno invadido. Belém Filho deixou a fazenda São Pedro desgostoso com Zeca da Cruz, foi morar na fazenda vizinha, chamada então Veados e agora Alto Bonito. Daí foi para outra fazenda, Negreiros, ao lado da fazenda São Pedro. Saiu de novo e foi para a fazenda Salão Um (lado direito de quem desce o rio Salão, onde está um açude; o lado esquerdo é Salão Dois). Daí veio para Canindé, rua Tabelião Facundo, Alto do Romeiro, onde morreu pobre, em casa alugada, a 10 de junho de 1963.
A descendência de Belém Filho foi numerosa; deixou 10 filhos, todos assinando Belém de Figueiredo: Amadeu, 7 filhos; Francisco, 5 filhos; Monte, 5 filhos; Edmar; Wilson, 2 filhos; Maria Luiza, 11 filhos, Estella, 4 filhos; Lourdes, 5 filhos; Berenice, 5 filhos; Mirtes não casou. Aí vão 44 netos. Os Belém demonstraram inteligência superior e fizeram saliente, sobretudo na magistratura. Diógenes Belém de Figueiredo foi Deputado Estadual. Foram muitos os Desembargadores: Manoel Belém de Figueiredo, Otacílio Peixoto de Alencar, Mário Peixoto de Alencar, Manoel Peixoto de Alencar e Cursino Belém de Figueiredo (dois com o mesmo nome). Ainda há filhos vivos de Belém Filho.
A morte de Belém Filho – morreu de infarto; morreu só; Foi deitar-se e ligou o rádio na Sociedade da Bahia. Pela manhã, o rádio ligado bradava a campanha da vassourinha de Jânio Quadros e o velho estava desligado e calado: morto, com 82 anos.
Estas convulsões sociais no Cariri trouxeram uma imensa contribuição de famílias importantes para Canindé. Veja só: com José Belém vieram do Crato para Canindé Antônio Neco, João Neco e José Geraldo Bezerra de Menezes. Uma sobrinha de Antônio Neco (Antônia Araújo Barreto) casou com Juvenal Bezerril (ou Bizarria) Feitosa, Raimunda Colares Feitosa. Mário Alencar Barreto casou com Celestina Colares Feitosa. Com Celestina vieram dois irmãos rapazes e sete irmãs moças, do Buriti, de Crato, todos com o biótipo dos Feitosas de Santana do Cariri. Deixaram uma árvore genealógica respeitável.
José Geraldo deixou outra árvore frondosa de Bezerra de Menezes. José Geraldo era filho de Cícero Lobo, tabelião em Crato, e irmão do Dr. Geraldo Lobo, também Tabelião em Crato. E estas árvores deram muitos nomes ilustres ao Canindé. Assim o Canindé ficou devendo este contributo familiar digno de nota para a perpétua memória do acontecimento. Falta-me dizer que José Geraldo procede da Pasta do Riacho do Sangue, como também José Bezerra de Menezes, pai do Coronel Adauto Bezerra, netos e bisnetos de meu avô materno, Felizardo Bezerra. Somos primos.



Texto: Padre Neri Feitosa

MENSAGEM DE CHICO XAVIER


"Nasceste no lar que precisavas,
Vestiste o corpo físico que merecias,
Moras onde melhor Deus te proporcionou,
de acordo com teu adiantamento.
Possuis os recursos financeiros coerentes
com as tuas necessidades, nem mais,
nem menos, mas o justo para as tuas
lutas terrenas.

Teu ambiente de trabalho é o que elegeste
espontaneamente para a tua realização.
Teus parentes, amigos são as almas que atraístes,
com tua própria afinidade.
Portanto, teu destino está constantemente
sobre teu controle.

Tu escolhes, recolhes, eleges, atrais,
buscas, expulsas, modificas tudo aquilo
que te rodeia a existência.
Teus pensamentos e vontades são a chave
de teus atos e atitudes...
São as fontes de atração e repulsão na tua
jornada vivência.
Não reclames nem te faças de vítima.
Antes de tudo, analisa e observa.
A mudança está em tuas mãos.
Reprograme tua meta,
busque o bem e viverás melhor".


" Embora ninguém possa voltar atrás e
fazer um novo começo, qualquer um pode
começar agora e fazer um novo fim ".

Egidio Vecchio – Mestre, Amigo e Humano



(http://www.flyed.com.br/egidio_vecchio.htm)

"Radicado no Brasil desde o ano de 1972, nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 9 de junho de 1924. Doutor em psicologia, psicopedagogia e psicologia clínica. Pesquisador, professor, palestrante e escritor com várias obras publicadas, residia na cidade de Porto Alegre (RS), na qual estava à frente do Instituto Portal do Índigo e da Escola Brasileira de Reiki (EBR). Dedicado à psicologia clínica, atendia crianças e adolescentes índigos. Orientava pais e professores, ajudando-os a conviver melhor com seus filhos e alunos, de modo que estes pudessem desenvolver sua potencialidade tão especial. No Brasil, foi o responsável pela introdução da Análise Transacional de Eric Berne. Retornou ao mundo espiritual em 13 de julho de 2006, aos 83 anos de idade".

Quem foi Egidio Vecchio? Conheci Egidio Vecchio em 1988 durante uma crise espiritual. Guardo em minha memória uma pessoa maravilhosa. E com ele pude aprender que a nossa existência está inserida num vasto campo de energias sutis. Eu estava iniciando minha dissertação de mestrado, e o primeiro capítulo entreguei ao mestre Egidio para fazer uma crítica. O que ele me disse: "Bernardo, não vá pelo campo simbólico porque você vai se perder. Faça sua pesquisa pelo campo das energias sutis. Eu posso lhe emprestar o material que coletei em mais de vinte anos sobre tudo que se fala de energia". Confesso que sua personalidade e carisma me marcou profundamente. Ele transmitia paz e amizade. Foi um grande mestre da Análise Transacional e do Reiki.

Segue abaixo um poema que ele publicou em seu livro FIEL A TI:

"Um dia chegaste a meu consultório pedindo que eu te curasse
Nesse dia, eu te esperava, pretendendo curar-te.
Eram duas esperanças duas ilusões, duas necessidades
Eu necessitava confirmar que tanta ciência era eficaz.
Tratei-te, tecnicamente, como se fosses uma máquina
Com motores desajustados e peças soltas
Quis diagnosticar-te, colocar ordem em ti, modificar-te
Fracassei, fracassei, fracassei, fracassei
Tu procuravas um mágico que te desse receitas
Um doutor que te curasse, com pílulas ou com palavras
E eu te tratei quase como um objeto sem vida
Como uma coisa enferma, sem alma
Eu sabia, sabia, sabia muitas coisas...que tu necessitavas
Não te dei as pílulas que procuravas
Não pronunciei as mágicas palavras que esperavas
Fracassamos. Tu em tuas expectativas. Eu nas minhas.
Todavia não havia descoberto
Que a Terapia é função do Encontro
Todavia eu não sabia que não podia curar
E que, se te queria ajudar,
Antes devia esquecer minha ciência e meus doutorados
Para te ouvir, para te ajudar, para te amar,
Hoje já aprendi que na terapia
Não somos dois: Um doutor OK e um paciente Não OK
Somos uma mesma coisa no Encontro terapêutico
Eu sou tu, sentindo teu problema
Sem envolver-me nele
Tu és eu, vivendo uma nova experiência
Sem depender de mim.
Te aceito e me aceitas, me dou e te dás
Surge o diálogo, profundamente humano
Onde tu sabes e eu sei
Onde tu aprendes e eu aprendo
Onde eu te escuto para que tu possas escutar-te.
Onde o muito que sei é só para ajudar-te
Onde o muito que sabes te ajuda e me ajuda
A aprender mais.
Nosso diálogo não consiste em um mútuo falarmos
Consiste em escutarmos um ao outro
Calmamente, atenciosamente, profundamente
Quando aprendes a escutar a minha voz
Logo mesmo podes aprender a escutar tua própria voz
[...]Se queres aprender a viver
Desaprende o que aprendeste a não-viver
Condicionaram-te, condicionaram-te
Ensinaram-te a ser egoísta e a competir
Ensinaram-te como as feras, a matar para viver
Disseram-te que deves conquistar tua oportunidade
E nunca perdoar, e sempre desconfiar
E que não deves mostrar o que sentes
E que se és um lobo deves vestir pele de cordeiro
Teus pensamentos e teus sentimentos se tornaram divergentes
[...] Pais, educadores, sociedade, tradições
Cada um descarregou seu passado em ti
Vestes cada um desses modelos
Quando te comportas como eles te ensinaram
Mensagens de pureza branca
Mensagens negras de morte e suicídio
Mensagens cor-de-rosa, ingênuas,
Que só esperam Papai Noel
Vermelhas de raiva, esverdeadas de ódio
Amarelas de melancolia e tristeza
Cinzentas e apagadas com a depressão
Mensagens de angústia na competição
Portadoras de ansiedade na insegurança
Mensagens, mensagens, mensagens
Mil cores, mil estímulos, mil setas
Penetrando em tua mente nova
Não existas, Não penses, Não sintas".

Pensamento para o Dia 20/09/2009


“As pessoas imaginam que a espiritualidade significa meditar em Deus, banhar-se em águas sagradas e visitar santuários, mas esse não é o significado correto da espiritualidade. A espiritualidade consiste em destruir a natureza animal no homem e o despertar para sua consciência Divina. A espiritualidade pressupõe reconhecer que suas múltiplas capacidades emanam do Espírito, e não da mente, utilizando-as, então, para obter força espiritual. A espiritualidade significa reconhecer que todos os poderes vêm do Divino.”
Sathya Sai Baba

10 coisas que a internet está destruindo


Claudio R. S. Pucci

Há 30 anos, ninguém imaginava que o computador iria revolucionar a vida das pessoas como faz hoje. Tarefas que antes levavam dias para serem completadas, hoje são acabadas em minutos. Dezenas de papéis que iam e vinham nas famosas "comunicações internas" viram seu fim com o advento do e-mail. O fluxo de informações também aumentou e é possível achar dados de qualquer assunto pela web. Só que, como tudo na vida, existe o lado negativo da internet e assim relacionamos 10 coisas que estão desaparecendo ou mudando, não necessariamente para melhor, graças à rede mundial:

10) A língua portuguesa: Ronald Golias tinha um quadro na década de 70 onde discorria sobre o más, mas e mais e suas diferenças (elas são más, mas têm mais qualidades que defeitos, por exemplo). Isso sumiu com os comunicadores eletrônicos. Só o MAIS existe. Além disso nos acostumamos a abreviar. "Você" é "vc", "Por que" é "pq" e até um gostoso beijo é "bj". Não podemos também deixar de lado a nova gramática internética que produz pérolas como "podexá qui to sussa lah nu msn".

9) Álbum de fotografia: antigamente para você ver as maravilhas que registrou na sua viagem ou festa de aniversário tinha que mandar revelar o filme e aí era só montar o álbum e mostrar para todo mundo. Hoje não. Sem a limitação de chapas a serem batidas, podemos disparar mais de 1.000 vezes e depois jogar tudo no Facebook, Picasa, Flickr ou seja qual for o site que pretende se expor e deixar lá para quem quiser ver.

8) Expectativa pelo resultado do jogo: bons tempos aqueles onde você mal esperava o momento para comprar o jornal e finalmente ver como foi XV de Piracicaba versus Bangu, direto de Limeira. Agora é só entrar na net e conferir em um dos milhares de sites de esportes.

7) Hora do almoço: quantas vezes você sai a pé no almoço para espairecer, tomar um sol ou respirar ar de verdade ao invés de ficar atualizando seu Orkut, Facebook etc ou lendo seus e-mails pessoais?

6) Ler jornais: comprar um "solta-tinta" na banca ou assistir um telejornal à noite eram as únicas maneiras de se manter diariamente informado. Agora as notícias são apresentadas em tempo real e se você não as ler no exato momento em que saíram, em uma hora já está caduca.

5) Dezenas de cartões de Natais em sua caixa de correio: era tão bom quando chegava o fim do ano e você recebia cartas e cartões de gente que não via há décadas. Naquelas mal traçadas linhas, sentia um calor imenso no peito por ter sido lembrado. Hoje tem o impessoal e-mail, fácil de enviar, fácil de apagar. E as linhas não são mais mal traçadas porque tem corretor autográfico.

4) As emoções da pornografia: lembra quando você era moleque e tinha uma alegria imensa em colocar suas mãos em uma revista de sacanagem que ficava devidamente escondida em algum rincão escuro do seu armário ou debaixo do colchão? Era uma transgressão imensa, não é mesmo? Isso acabou. Hoje qualquer garoto pode acessar sites adultos e achar de vietnamitas anãs lésbicas a homens que se vestem de Pato Donald com apenas alguns cliques. E ainda limpar os rastros com uma facilidade imensa (sim, eventualmente nossas mães achavam as revistas).

3) Comprar um disco ou CD por causa de uma música: você escutava na rádio alguma música que gostava e eram horas pensando se valia a pena adquirir a duras custas o LP (esse é velho) ou CD daquele artista, mesmo porque não era barato. Atualmente existem os sites que vendem música a música e os recursos do download ilegal, que fazem com que "os artistas de um sucesso só" se multipliquem como coelhos.

2) A visita à biblioteca: quando você estava na escola e precisava fazer um trabalho sobre a influência do asfalto na cultura de aspargos em Zâmbia, tinha que ir para a biblioteca do colégio, já que sua coleção da Conhecer não abordava esse importante tópico. O Google (e agora o Bing) acabou com isso e o recurso do Copiar/Colar ainda faz com que a molecada nem leia o texto. Sem contar que, nem toda a informação da internet é verdadeira e nem toda verdade está na internet.

1) A privacidade: além dos softwares que registram o que você acessa e procura e mandam para os imperadores da internet todas as informações a seu respeito, as redes sociais se tornaram verdadeiras vitrines com pessoas se expondo de uma maneira que nem seus pais conheciam. A falta de bom senso também impera naqueles que se abrem de maneira explícita (os famosos "apague essa mensagem" do Orkut) e nos cafajestes que adoram publicar fotos de ex-namoradas nuas em páginas especializadas em amadoras.

Fonte: Terra

Cariri



Coluna de Tarso Araújo
Fonte: O Povo Online



NOVA OLINDA
Uma senhora, grávida de 8 meses, encontra-se em estado grave na UTI do Hospital São Francisco pela demora no atendimento. A senhora Cristiane Alexandre dos Santos começou a sentir dores na segunda-feira e foi levada por seu marido para a unidade mista de saúde Ana Alves de Alencar, em Nova Olinda. Naquela unidade não tinha profissionais habilitados para atender a gestante. Com muitas dores foi transferida pelo próprio marido para o Crato, onde veio a ser atendida pelo hospital São Francisco. A demora do atendimento em Nova Olinda prejudicou a gestante, que perdeu seu bebê. O esposo de Ana Alves, Olegário Taveira fez um boletim de ocorrência (BO) contra a Unidade Mista de atendimento de Nova Olinda.

BARBALHA
Consultores do Banco Mundial e técnicos da Secretaria das Cidades do Governo do Ceará estiveram em Barbalha conhecendo os locais onde serão implantados projetos importantes para a Terra de Santo Antônio. O consultor e coordenador da missão do Banco Mundial, o chinês Ming Ianhg elogiou principalmente o projeto de restauração do Engenho Tupinambá, onde será instalado o Museu da Rapadura do Cariri. Segundo ele, ``este projeto vai ter um impacto muito grande para o turismo e para a identidade do Cariri``.

SEMANA
Acontece no período de 21 a 25 de setembro a 4ª Semana de Informática e Administração do Senac. O evento faz parte das ações itinerantes da entidade nas cidades de Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte e Sobral. No Centro de Educação Profissional de Juazeiro do Norte o Senac disponibilizará mini-cursos nas áreas de Comunicação, Gestão e Informática. A semana será iniciada, amanhã, com a palestra Gestão da Informação nas Empresas, que será proferida pela jornalista Hermínia Rachel Saraiva, que também ministrará durante a semana o mini-curso de Comunicação para Gestores de 20 horas aulas e com certificação nacional.

AURORA
As comunidades rurais de Aurora, pelo menos uma vez por mês, vem participando da Comitiva da Cidadania. O evento tem por objetivo discutir os problemas e buscar soluções de cada distrito discutindo esses problemas entre o poder público e a comunidade. Além de serviços essenciais à população, a são oferecidos atendimentos médicos em várias áreas, distribuição de mudas frutíferas juntos aos trabalhadores, cadastramento dos artistas da região, oficinas de artes e ofícios, exposições de esculturas e artesanatos, projeção de belas imagens turísticas de Aurora, dentre outras atividades.

DANÇA
Estão abertas as inscrições para residências artísticas, cursos e oficinas da VII Bienal Internacional de Dança do Ceará. Em Juazeiro do Norte, Flávio Sampaio e Alex Santiago, da Cia de Dança de Paracuru, participam de Ação de Interiorização da Bienal, com oficinas, mostra de vídeos e história da dança, voltadas para bailarinos, coreógrafos e atores. As aulas serão ministradas no Sesc, de 25 a 27 de setembro e de 9 a 10 de outubro.

ANJOS SOLIDÁRIOS
Os Anjos Solidários convidam a comunidade a participar da palestra sob o tema de ``Paz, Solidariedade e Caridade``, a ser proferida por Nando Cordel, às 19 horas do dia 24 de setembro de 2009, no auditório do Memorial Padre Cícero, bem como em um ``show`` beneficente com Nando Cordel e Fábio Carneirinho, que ocorrerá no dia 25 de setembro, a partir das 20h, na Aplausu-s Casa de Shows, em Juazeiro do Norte. Os ingressos equivalentes a 2 kg de alimentos não perecíveis estão disponíveis nos postos de troca: Cevema, Rádio Vale e Aplausu-s - Juazeiro do Norte e Vereda Motos, em Crato.

ROMARIA DO CALDEIRÃO
Será realizada hoje a 10ª Romaria ao sítio Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, localizado em Crato, palco da experiência comunitária do Beato Zé Lourenço. Este ano o lema escolhido para a caminhada foi: ``Vida e Cidadania no Semiárido``. A romaria é promovida pela diocese de Crato. Em face da ausência de dom Fernando Panico (que se encontra desde a última 4ª feira em Roma, a romaria será presidida pelo pároco de Assaré, padre Vileci Vidal. Segundo ele, ``são dez anos de caminhada, com o objetivo de resgatar a memória da comunidade do Caldeirão, destacando a experiência camponesa de reforma agrária popular e a memória do Beato José Lourenço como afilhado do Padre Cícero``.

RESGATE IMPORTANTE
Parceria firmada entre a Fecomercio/Senac/Fundação Padre Ibiapina e Prefeitura de Juazeiro do Norte vai possibilitar a publicação de dois volumes contendo documentos importantes sobre o Padre Cícero, período da época do episódio da hóstia sanguinolenta até a independência do Juazeiro, em 1911. O primeiro volume será lançado no próximo ano. O segundo só deverá ser editado no ano do centenário da cidade, ou seja, 2011.

PADRE ALENCAR PEIXOTO
O escritor José Peixoto Júnior toma posse, amanhã, da cadeira Padre Alencar Peixoto, do Instituto Cultural do Cariri. Nascido na vila Caririzinho (ao sopé da chapada do Araripe, no lado pernambucano), mas radicado em Brasília, José Peixoto é autor de quatro livros. Seu último livro, ``Padre Peixoto - Intelectual, Político, Sacerdote`` resgatou a vida desse sacerdote cratense, fundador de colégios e jornais, professor de línguas clássicas e modernas e figura fundamental na luta pela emancipação política de Juazeiro do Norte. José Peixoto Júnior abordou a produção intelectual do cratense padre Alencar Peixoto, fundador do jornal ``O Rebate`` o primeiro de Juazeiro do Norte, cujo primeiro número circulou em 1909.

MESTRE NAPOLEÃO
O médico-historiador barbalhense Napoleão Tavares Neves viveu sua infância junto à bagaceira do Engenho Saco, localizado no paradisíaco sopé da Chapada do Araripe, no município de Porteiras. Memória prodigiosa, ele lembra de fatos e ``causos`` que dariam um livro de crônicas telúricas. Por isso vem sendo incentivado a escrever suas memórias de menino de engenho. Uma das lembranças guardadas por Napoleão é a de quando o radialista e jornalista Antonio Vicelmo acolitava como ``coroinha`` a Frei Anastácio Maria de Porteiras.


CURTAS
> A reclamação é geral. Há dez anos o Instituto Cultural do Cariri não publica a revista ``Itaytera``, órgão oficial daquela academia. (...)

> Este ano o número de romeiros que visitou a catedral de Nossa Senhora da Penha, em Crato, bateu novo recorde. Por outro lado, a maioria da população cratense já demonstra simpatia pelos romeiros do Padre Cícero. Fato sintomático: no terminal rodoviário de Crato foi colocada uma grande imagem do Padre Cícero. Iniciativa de entidade governamental (...)

>> O novo diretor do Colégio Diocesano de Crato será o padre juazeirense Cícero Leandro Cavalcanti, ex-pároco da cidade de Aurora. Substituirá o padre Rocildo Alves Lima que vai residir na Itália pelos próximos dois anos onde cursará doutorado (...)

> Parece obsessão: toda semana o Demutran coloca ``tartarugas`` numa rua de Crato. Os donos de oficinas para conserto de carros adoram essas iniciativas (...)