Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 2 de maio de 2009

Coluna CARIRI por Tarso Araújo

(O POVO, edição de 03 de maio de 2009)
MEIA SOLA
Não dá mais para esperar. Operando no limite, o aeroporto Orlando Bezerra de Menezes (antigo Regional do Cariri) passará por pequena reforma neste mês de maio, já que a anunciada ampliação não saiu do papel. É a famosa "meia-sola". Com quase 20 mil passageiros/mês, o aeroporto caririense bateu novo recorde: cresceu de 49% no primeiro bimestre deste ano. Ficou em 41º lugar no ranking dos 67 aeroportos brasileiros administrados pela Infraero, com movimento superior a duas capitais: Palmas (Tocantins) e Boa Vista (Roraima). Superando, ainda, o movimento dos aeroportos de duas grandes cidades nordestinas: Campina Grande (PB) e Petrolina (PE).

PENSE NUMA BURAQUEIRA
A mídia só destaca a buraqueira da rodovia Barbalha-Jardim. Mas o percurso Brejo Santo-Penaforte - na rodovia BR-116 - a cada início de ano se repete a mesma história: as chuvas fazem da pista uma buraqueira só. E, como sempre, o governo federal só fará, tardiamente, uma operação "tapa-buraco". E que não soluciona o recorrente problema. Naquele trecho, somente uma reconstrução completa resolveria. Com a palavra os atuantes deputados (estaduais e federais) do Cariri...

PERGUNTAR NÃO OFENDE
Por que não se coloca pelo menos dois guardas municipais - em tempo integral - para policiar nossas praças e evitar a ação dos vândalos? Por que não se recupera, pelo menos os jardins dessas praças com novas plantas ornamentais? São iniciativas que custam pouco. O povo se orgulha quando vê sua cidade bem conservada. A rigor, um prefeito não precisa fazer grandes obras para ganhar o reconhecimento da população. Mantendo a cidade limpa, conservando a pavimentação das ruas, as praças e canteiros, o administrador preserva a autoestima dos munícipes. Foi isso que fez o prestígio do prefeito de Iguatu, Agenor Neto, chegar às alturas. Infelizmente, a sujeira, os camelôs (com suas barracas) e a falta de conservação dos nossos poucos monumentos públicos provam que o setor público não acompanha o progresso que setor privado vem proporcionado ao Cariri.

REELEIÇÃO À VISTA
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, tem desembarcado com freqüência no aeroporto de Juazeiro do Norte. Não, ele não vem pagar promessa ao Padre Cícero, nem visitar seus parentes em Crato. O aeroporto caririense é o acesso mais rápido para quem vem de Recife em direção ao sertão do Araripe onde estão localizados os municípios de Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade. O governador, inegavelmente, vem tocando muitas obras nessa área, como serviços de abastecimento com água do rio São Francisco, asfaltamento, extensão da rede elétrica e reforma das escolas públicas. Um danado, esse simpático Eduardo Campos.

CURTAS
- O município de Juazeiro do Norte vai ganhar pelo menos 10 relógios remissivos relacionados com a festa dos 100 anos da sua emancipação política, a ocorrer em 22 de julho de 2011. Eles serão instalados em pontos estratégicos indicando o tempo que falta para a festa do centenário (...)

- Demolido há mais de um ano, o que restou do edifício onde funcionou a cafeteria "Cinelândia" depõe contra o centro de Crato. No lado da Praça Siqueira Campos ficaram paredes-escombros; no lado da Rua Santos Dumont, só tapumes... Triste! (...)

- Lamentável o estado dos jardins do edifício que abriga a agência do Banco do Brasil e o Centro Administrativo Municipal Francisco Cícero Pierre, no centro de Crato. Tem jardineiras de "carrapicho" e outras aonde o mato vem substituindo a grama (...)

- Alguns filiados do PT de Crato procuraram o deputado federal José Nobre Guimarães e reivindicaram dele uma maior atenção para a Cidade de Frei Carlos. Nada mais justo. Guimarães foi bem votado em Crato. Os militantes petistas cratenses estão enciumados e dizem que o deputado agora só tem olhares para Juazeiro (...).

ANOTE: CENTENÁRIO DE JUAZEIRO
O prefeito Manuel Santana (PT) publicou decreto nomeando a comissão Organizadora do Centenário de Juazeiro do Norte: Geraldo Menezes Barbosa (Presidente), José Carlos dos Santos (Coordenador Executivo), Renato Sousa Dantas (Secretário Geral), Daniel Walker Almeida Marques, Antônio Renato Soares Casimiro, Raimundo Araújo, Reginaldo Duarte, Paulo de Tarso Gondim Machado, Glória Maria Tavares Macedo, Maria do Carmo Ferreira da Costa, padre Paulo Lemos, Irmã Annete Dumoulin, Irmã Ana Teresa Stela Guimarães. Quem quiser entrar em contato com a comissão para mandar alguma sugestão pode escrever para o e-mail: centenariojuazeiro@gmail.com

CIDADÃO CRATENSE
O Dr. José Vanderlei Landim, recebeu o título de cidadão cratense, em solenidade realizada no Crato Tênis Clube. Na oportunidade, amigos e parentes de vários pontos do Brasil foram ao Crato para participar do momento e da alegria do Dr. Landim. Conhecido como um dos mais inteligentes e conceituados profissionais da área jurídica, o Crato Tênis Clube ficou pequeno para a quantidade de gente que compareceu ao evento.

LIDERANÇA
Camilo Santana vem sendo apontado como um dos melhores secretários de Governo de Cid Gomes. E desponta como uma jovem liderança política caririense, com condições de emplacar e ser o vice na chapa do atual governador. Essa é a principal reivindicação da classe política ao governador: um vice do Cariri em 2010.

BATE-PAPO
PADRE NERI FEITOSA 1
No governo Lúcio Alcântara a secretária da Cultura, Cláudia Leitão, iniciou um projeto para publicação do livro "Crato de Portugal-Crato do Cariri". Finalidade: resgate do patrimônio material e imaterial do sul-cearense em analogia com o homônimo português. Por conta disso, o folclorista e teatrólogo Oswald Barroso veio ao Cariri para pesquisas. Numa reunião, o então assessor de imprensa da Urca, historiador Armando Rafael, sugeriu a Oswald uma entrevista com o padre Neri Feitosa, residente em Canindé, um dos maiores conhecedores da genealogia, história e sociologia dos clãs cearenses. Oswald Barroso visitou, posteriormente, o padre Neri e sintetizou assim o encontro: "O homem é mesmo fabuloso". Infelizmente, com a mudança de governo esse projeto não saiu do papel. Deve estar jogado em alguma gaveta.

PADRE NERI FEITOSA 2
É mesmo fabuloso esse Padre Neri Feitosa! Aproximam-se de cem os trabalhos escritos e publicados por ele. Só sobre o Padre Cícero são mais de vinte. Agora foi a vez de o padre Neri escrever sobre a família Bezerra de Menezes. Quando o opúsculo for publicado saberemos que membros desse clã, a exemplo dos primeiros membros da família Feitosa, chegaram ao Ceará no século XVII, carregando no sangue a herança portuguesa: fé católica, trabalho, tenacidade e firmeza. Nessa pesquisa, Padre Neri Feitosa revela a existência de uma ligação de parentesco entre os Bezerra de Menezes - ramo do Cariri - e os Feitosas, ramo dos Inhamuns. E ainda mostra que os Bezerra de Menezes são procedentes de terras espanholas, da região galega. Após penetrarem no Norte de Portugal, na região do Minho, alguns Bezerra imigraram em 1540 para o Brasil, fixando-se no Estado de Pernambuco, espalhando-se, a partir daí, por todo o Nordeste.