Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 3 de julho de 2012

SESC promove debate sobre direitos da pessoa com deficiência


Na próxima sexta-feira (6), o SESC Juazeiro promove, em parceria com a APAE e a Associação Cearense do Esporte Adaptado, o 1º Seminário sobre direitos da pessoa com deficiência. A programação é gratuita e acontece das 7h30 às 13h, com apresentação cultural, palestra e mesa-redonda. Para participar, os interessados podem se inscrever na Unidade do SESC. As vagas são limitadas.       O objetivo é proporcionar um conhecimento básico sobre os principais direitos das pessoas com deficiência, com fundamento na Constituição Federal de 1988, além de apontar as instituições legitimadas para defesa desses direitos perante o Poder Judiciário e apresentar sugestões e reflexões sobre as dificuldades enfrentadas pelos portadores de deficiências.

PROGRAMAÇÃO
1º Seminário sobre os direitos da pessoa com deficiência

6/7
7h30 - Credenciamento
8h - Abertura com o Presidente da APAE de Juazeiro do Norte: Dr. Francisco Leitão Moura;
  - Apresentação Cultural do Grupo Meninos da APAE – “No Ceará é Assim” (2º Lugar no Festival Nacional Nossa Arte em Bento Gonçalves-RS);
- Composição da Mesa – Palestrantes e Autoridades convidados;
9h - Palestra sobre Inclusão Educacional da Pessoa com Deficiência - Palestrante: Isabel Pontes
10h - Apresentação do Livro: Manual de Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará por Henrique Gurgel (Autor do Livro)
10h40 - Coffee Break
11h - Mesa Redonda: Garantias de Direito e Cidadania da Pessoa com Deficiência. Mediador: Henrique Gurgel
13h - Apresentação dos Projetos executados pela APAE de Juazeiro do Norte
13h - Encerramento

Local: SESC Juazeiro (Rua da Matriz, 227)
Informações: (88) 3512.3355

www.sesc-ce.com.br
Facebook: /sescceara
Twitter: @sesc_ce

PROAE criará canal de dialogo com o movimento estudantil da URCA



Pró-reitor Berilo Barroso 

As reivindicações  e demandas do movimento estudantil da URCA  terá um canal de interlocução  com a administração da Instituição, através do Projeto “Escuta” que será desenvolvido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PROAE.

Para o pró-reitor da PROAE, o professor Berilo Barroso a ideia surgiu a partir da necessidade de  aproximação  dos alunos como forma de compreender as  necessidades e lutas dos estudantes dentro da Instituição. Ele destaca que essa é uma forma de propiciar também o dialogo com outros segmentos da instituição visando minimizar os problemas e atender as demandas do movimento estudantil.  

O Escuta deverá será realizando pelos Centros Acadêmicos e estudantes dos Grupos de Estudos e Pesquisas da URCA. A ideia inicial é que seja realizado mensalmente nos diversos campus da Instituição.  

O que é  Escuta?
O Escuta é um mecanismo de construção/ dialogo/formação/informação e troca de ideias    da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PROAE da Universidade Regional do Cariri – URCA com o Movimento Estudantil, representado através dos Centros Acadêmicos e dos Grupos de Estudos e Pesquisas desta IES.
O Escuta visa garantir um canal de protagonismo do Movimento Estudantil  que possibilite que as  suas reivindicações e demandas sejam  recebidas  pela PROAE e que a mesma sirva como elo de interlocução com as demais instâncias da instituição.
A intenção é que o Escuta possa promover o debate sobre o papel da Assistência Estudantil e a função social da Universidade Pública.         

Como vai funcionar?
A Pró-Reitoria de Assuntos de Estudantis – PROAE convidará os representantes dos Centros Acadêmicos de todos os cursos e representantes de alunos  em  grupos de estudos e pesquisas  desta IES para pensar o processos de construções  do Escuta.
A ideia inicial é que ele seja realizado  em encontros mensais  em campus diferentes da Instituição como forma de contemplar a descentralização da PROAE.  

Inicio?
Os trabalhos do Escuta foram iniciados em julho/2012 e o primeiro encontro está previsto para agosto deste ano.

Serviço:
Projeto Escuta
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PROAE – URCA Campus Pimenta  
Email: proae@gmail.com  e proae@urca.br (88) 3102-1208