Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 25 de janeiro de 2009

Alemberg e Rosiane em Portugal




Sempre digo que o Alemberg Quindins, que coordena a Fundação Casa Grande, é uma das mentes mais brilhantes da região. A fundação, este ano de 2009 começa com bons projetos. Em Portugal, Alemberg e Rosiane Limaverde estão proferindo palestras sobre a exitosa experiência desta ONG que transformou um velho casarão, em esperança para dezenas de crianças e adoelscentes de Nova Olinda. Um exemplo a ser copiado em todo o Cariri.

Jornal do Cariri no blog.....




Caros amigos do blog Cariri Agora, na próxima terça-feira estaremos, mais ua vez, postando o conteúdo do Jornal do Cariri, matérias exclusivas, um verdadeiro raio X do que está acontecendo de importante na região do Cariri. Não deixe de conferir.

Centro de Apoio aos Romeiros



O prefeito de Juazeiro do Norte Manoel Santana (PT) está mantendo contato ocm o o Govenro do Estado.O objetivo é coseguir verbas para conclusão do Centro de Apoio aos Romeiros, obra caríssima que os prefeitos anteriores de Juazeiro não conseguiram concluir. Milhões já foram gastos. Tudo dinheiro público. Na última reunião da Operação Romeiro, Santana prometeu empenho e conclusão da obra.

Salitre



Uma perguntinha: como ficou o caso das casas não concluídas pelo prefeito Agenor Neto (PT), em Salitre? O fato foi denunciado pelo Jornal do Cariri, de umas casas que foram iniciadas e a prefeitura não concluía. A população reclamou bastante do descaso.

Ponta da Serra e sua emancipação



O Distrito de Ponta da Serra quer se emancipar. Para isso,um grupo de cidadãos do distrito deu início um movimento para aglutinar pessoas que queiram ver Ponta da Serra se transformar em cidade. O movimento pretende fazer uma pressão junto aos deputados para que a lei sobre as emancipações seja votada logo.

Quem quiser saber mais detalhes da luta da comunidade para transformar Ponta da Serra em cidade é só clicar no blog: www.blogdapontadaserra.blogspot.com

Você é a favor ou contra? poste seu comentário, dê sua opinião.

Cariri Agora no ar...



Olá amigos do blog, ontem o programa Cariri Agora entrevistou o historiador Antonio Correia. Ele reside em Ponta da Serra e faz um trabalho de resgate da história local, e de comunicação alternativa. Ele mantém, com apoio da comunidade uma amplificadora e o jornal Ponta da Serra, além de dois blogs: um sobre o distrito e outro sobre a luta de Ponta da Serra para se emancipar. Vale a pena conferir o trabalho deste cidadão cratense de Ponta da Serra.

Na outra parte do programa tivemos informações sobre o Crato e Juazeiro do Norte.

No próximo sábado, teremos um programa especial sobre a língua portuguesa com o professor da URCA Flávio Queiroz. Não perca.

Durante a semana envie suas notícias, abraços, dicas, sugestões, denúncias e pautas para o e-mail: antoniodetarso@yahoo.com.br

COLUNA CARIRI DE HOJE



ESPORTE

O Crato Esporte Clube se preparando para a segunda divisão do Campeonato Cearense. Fez uma peneirada, com jogadores da terra, e agora busca novas contratações. O Guarani de Juazeiro, de volta à segundona, também se prepara. Até quando os políticos do Crato irão abandonar o Crato Esporte Clube? Apenas o prefeito Samuel Araripe (PSDB) apóia o time cratense. Nos últimos quatro anos, os investimentos foram importantes para que o Azulão do Cariri disputasse as finais da segunda divisão do Campeonato Cearense. Pena que a diretoria da agremiação não teve competência para montar um bom time. Com a palavra os deputados estaduais Sineval Roque (PSB) e Ely Aguiar (PSDC).

SEMENTES

A distribuição de sementes continua no Cariri. De acordo com a Ematerce a distribuição está beneficiando os milhares de trabalhadores rurais. Adonias Sobreira, gerente regional da Ematerce, coordena os trabalhos de distribuição das sementes selecionadas.

ANOTE: ENTULHO

Um problema que vem afetando Juazeiro do Norte. A colocação de entulho em vários pontos da cidade por carroceiros. Esse serviço mal feito prejudica a cidade e mostra a necessidade de uma ação urgente para coibir esse tipo de prática.

SILÊNCIO

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte baixou decreto nº 292, de 12/1/2009 proibindo o uso de equipamentos e carros de som e funcionamento de bares nas proximidades dos santuários de Nossa Senhora das Dores e de São Francisco das Chagas. A medida tem por objetivo fiscalizar o uso abusivo de equipamentos de som, coibindo uma barulheira que toma conta de Juazeiro, principalmente nos períodos de romarias. A determinação da prefeitura diz respeito ao período de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, quando acontece Romaria das Candeias. Mais ainda: os estabelecimentos comerciais (bares) localizados nas proximidades em área de 100 metros dos santuários funcionarão até meia-noite. A norma vai disciplinar uma área importante da cidade.

LITURGIA

Terminou no dia 23 o 14º Nordestão de Liturgia, que aconteceu no Centro de Expansão Diocesano do Crato, sob a coordenação de dom Fernando Panico. Promovido pela Igreja Católica com participação de 130 pessoas entre religiosos, leigos, diáconos, seminaristas, presbíteros e padres das paróquias e dioceses de varias cidades nordestinas. Teve o objetivo de levar às pessoas o verdadeiro sentido do ministério pascal proporcionando-lhes um aprofundamento teológico e espiritual a partir das práticas celebrativas dos participantes, em busca de uma liturgia mais orante e culturada.

NEGÓCIO

Seu Juarez, dono do mercadinho Caçula, comemorou em 1º de janeiro, 50 anos de seu estabelecimento comercial. Juarez começou seu negócio no bairro Pimenta, em uma época em que o bairro era todo no barro. Hoje, o Pimenta é um dos mais elegantes bairros do Crato.

Coluna Cariri publicada aos domingos no jornal O Povo. Coluna de hoje.

Carnaval popular de Aurora




De 20 a 24 de fevereiro no largo da avenida iluminada no coração da cidade. Mais de 12 atrações artísticas farão parte da festa este ano. Além do tradicional desfile e concurso de blocos, escolha da rainha e do rei momo de 2009 e Vesperal da Folia com mais quatro bandas todas as tarde, durante cinco dias animando o carnal de clube para as crianças aurorenses. Serão mais de 8 mil reais só em prêmios para os blocos classificados nos três primeiros lugares, bem como para a rainha e o rei momo mirim e outros que se destacarem, tanto na avenida quanto na folia de clube.

Além de toda uma estrutura de palco, luz e som, a Prefeitura disponibilizará ainda, banheiros químicos, trio elétrico para o desfile dos blocos que passaram pelas principais ruas da cidade e total segurança e comodidade aos foliões. Diversos blocos já estão com suas presenças confirmadas no evento ultimando os trabalhos de confecção dos seus abadás, bandeiras e fantasias.O AuroraFolia que este ano está repleto de novidades é uma promoção da Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto do Município, por intermédio da administração "O povo construindo o novo" a frente o prefeito Adailton Macedo. "Entendemos ser o carnaval uma das mais consagradas festas populares do povo brasileiro e em Aurora não pode ser diferente.

Portanto, além de proporcionar entretenimento saudável aos nossos munícipes, também gera divisas uma vez que movimentas diversos setores da nossa economia, em especial o comércio", explica o secretário de Cultura de Aurora José Cícero. "Temos tudo para colocarmos de vez a nossa Aurora no circuito festivo do Cariri", conclui.

PROGRAMAÇÃO

De 20 a 24 de fevereiro

Atrações Musicais -
Abertura:
*Sexta-feira, dia 20 –
21:00h - Banda Cariri Brasil (CE)
23: 30 h - Xexéu e Banda (BA)
*Sábado, dia 21 –
21:00 h - Sacanear (SP)
23:00 h - Namoro Novo(CE)
*Domingo, dia 22 -
21:00 h - Banda Skema (CE)
23:00 h - Campeões do Forró elétrico (CE)
*Segunda-feira, dia 23 -
21:00 h - Cara de Pau (CE)
23:00 h - Rabo de Sereia(CE)
*Terça-feira, dia 24 -
21:00h - Banda Pinel (BA)
23:00 h - Cariri Brasil (CE)
*Emendando na manhã da Quarta-feira de cinza:
01:00h - Super Orquestra Canaã (PB)
Das 03:00h às 08:00 h - Karetões elétricos (PB)
14:00h Apuração, Resultado e Premiação dos blocos vencedores do AuroraFolia-2009.

Vesperal da Folia
Carnaval das Crianças
Clube local: (das 14 às 17 h)
14:00 h - Sexta-feira, dia 20 - Super-orquestra Canaã(PB)
14:00 h - Sábado, dia 21 – Moral do Samba(CE)
14:00 h - Domingo, dia 22 - Cariri Brasil ( CE)
14:00 h - Segunda-feira, dia 23 – Índio dos teclados elétrico( CE)
14:00 h – terça-feira, dia 24 - Banda Zuzueira (CE)

Colaboração
José Cícero
Aurora/Ceará

Juazeiro: Câmara Municipal aprova projetos do prefeito Santana



A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, reuniu-se extraordinariamente na na tarde/noite da última sexta-feira, 23, com a presença de todos os quatorze vereadores, sob a presidência de José de Amélia Júnior, para discutir e votar projetos oriundos do poder executivo.

Inicialmente, foram criadas as comissões permanentes para o biênio 20009/2010 que ficaram assim constituídas: Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, presidente Darlan Lôbo, secretário Gledson Lima Bezerra, relatora Mira Sampaio; Comissão de Orçamento, Finanças e Fiscalização, presidente Ronaldo Gomes de Lira (Ronna's Moto), secretário Roberto Sampaio Lima, relator Amarílio Pequeno; Comissão de Saúde, Maria de Fátima Ferreira Torres (Mara), secretária Mira Sampaio, relatora Deliam Pinheiro; Comissão de Educação, presidente Adauto Araújo, secretário Tarso Magno, relator Roberto Sampaio Lima; Comissão de Diretos Humanos, presidente Tarso Magno, secretário Firmo Calú, relator Nivaldo Cabral.


Após serem analisados e receberem parecer favorável das comissões competentes, os projetos do executivo tratando da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); Orçamento para 2009 abrindo crédito ao prefeito de 25% permitido por lei, transferindo R$ 1, 427 milhão para o setor habitacional; Organograma Administrativo da Prefeitura; intervenção no Hospital Santo Inácio, bem como os projetos do legislativo sobre acampamento e fiscalização da VDP – Verba de Desempenho Parlamentar – e as dotações orçamentárias da Casa Legislativa,foram submetidos ao plenário para votação.
O projeto sobre o fim do nepotismo não foi colocado na pauta. Todos os projetos foram aprovados, abstenções apenas dos vereadores Darlan Lobo e Tarso Magno, que se posicionaram contrários, pelo fato dos projetos, segundo eles, terem, sido enviados àquela Casa, não dando tempo de serem melhor avaliados.

O vereador Tarso Magno, citou inclusive, algumas falhas contidas no projeto criando o organograma da nova administração, por não indicar em alguns casos, atribuições, como por exemplo, o cargo de subprefeito. "Esse projeto veio contendo várias falhas, haja vista que cria cargos e entre esses cargos eu posso citar o de subprefeito e não tem qualquer atribuição neste sentido. Então ficar um projeto de lei inócuo. Como é que um projeto de lei cria um determinado cargo e não cita sua atribuição?", indagou Tarso Magno, acrescentando que "o prefeito deve cobrar mais de sua assessoria para que os futuros projetos sejam enviados à Câmara Municipal, com melhor perfeição, em benefício da população juazeirense", afirmou.

Seguindo o mesmo raciocínio, o vereador Darlan Lobo disse que se absteve de votar porque o projeto precisava de mais tempo para ser analisado. "Pela legalidade, pela moralidade que sempre pregou o prefeito Dr. Santana, eu acho que ele vai corrigir essa falha, porque confio no trabalho dele. Acho que ele vai fazer uma administração decente, ele tem tudo para ser um bom prefeito. Nós estamos aqui para ajudá-lo. Eu acho que as críticas construtivas sempre serão boas para ele. Então Nós (eu e Tarso), estamos mostrando irregularidades de seus assessores. Eles devem mandar os projetos com antecedência para não acontecer isso", declarou Darlan.
O vereador Gledson Bezerra, disse que também verificou as falhas apontadas pelo vereador Tarso Magno, no caso das atribuições dos cargos que estão sendo criados. "Em conversa com o líder do prefeito Roberto Sampaio Lima, se comprometeu de enviar a mensagem, imediatamente à Câmara, para que a gente possa aprová-la e essas pessoas possam assumir seus cargos, e desenvolver a contento o seu trabalho", observou Gledson.


Colaboração:
Chagas Lima
Radialista e repórter
Rádio Vale FM e Jornal do Cariri

ASP CARIRI COM NOVA DIRETORIA

A Associação dos Municípios e Prefeitos do Cariri (ASP Cariri) elegeu nesta última semana sua nva diretoria. Foi eleito para presidr a entidade o prefeito de Jati Arlindo Rocha Neto. Entre as preocupações da entidade o desenvolvimento regional e a segurança pública. A ASP Cariri também quer trabalhar a questão do apoio à agricultura nos municípios caririenses.


NOVA DIRETORIA DA ASPCARIRI
BIÊNIO 2009/2010



Presidente – ARLINDO ROCHA NETO (Jati),
Vice-Presidente – JOSÉ MARQUINÉLIO TAVARES (Barro),
1º Tesoureiro- GUILHERME SAMPAIO LANDIM (Brejo Santo),
2º Tesoureiro- MANOEL NOVAIS MIRANDA (Porteiras),
Secretário Geral - FERNANDO NEVES PEREIRA DA LUZ (Jardim),

CONSELHO FISCAL

MEMBROS TITULARES (3):
WASHINGTON LUIS MACÊDO FECHINE (Missão Velha),
FRANCISCO JOAQUIM SAMPAIO (Abaiara)
LUIS FERNANDES BEZERRA FILHO (Penaforte).

MEMBROS SUPLENTES (3):
HELLOSMAN SAMPAIO DE LACERDA (Milagres),
JOSÉ ADAILTON MACÊDO (Aurora)
ISAAC GOMES DA SILVA JUNIOR (Mauriti).

Giro pelo Brasil



Aumenta inadimplência

Apesar de até outubro passado o índice de inadimplência das pessoas jurídicas ter registrado queda de 0,3% no acumulado do ano, a taxa encerrou 2008 com alta de 4,8%, informa matéria de Guilherme Barros publicada na Folha deste domingo (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).

Apenas no mês de dezembro, o aumento nas dívidas em atraso foi de 36,1% em relação a dezembro de 2007, o maior desde 1999, quando o indicador Serasa Experian de Inadimplência de Pessoa Jurídica foi criado.

De acordo com Carlos Henrique de Almeida, assessor econômico da Serasa Experian, a explicação para a alta recorde da inadimplência é a restrição ao crédito somada a retração da atividade econômica. Juros altos, maior seletividade na concessão de crédito e prazos de financiamento menores provocam queda na demanda do consumidor.

A inadimplência das pessoas físicas também cresceu. O aumento foi de 8% em 2008 em relação ao ano anterior --o maior desde 2006.

Giro pelo mundo


Giro pelo mundo

Crianças voltam à escola na Faixa de Gaza

Faixa de Gaza. Mais de 200 mil crianças de Gaza retornaram ontem às aulas, muitas delas sem casa, com vários parentes mortos e muito medo depois da operação militar de Israel na região.

A Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA) reabriu as 221 escolas que administra na Faixa de Gaza e que serviram de refúgio para milhares de pessoas durante os 22 dias da ofensiva militar israelense.

No colégio Al-Zukur da cidade de Beit Lahiya, as crianças brincavam com suas mochilas no pátio, enquanto nos andares superiores do edifício uma sala, atingida há uma semana por um míssil israelense, permanece destruída.

Depois do bombardeio ao colégio, um incêndio provocou pânico entre as quase 1.600 pessoas que estavam refugiadas no centro de ensino. Duas crianças, de cinco e sete anos, morreram e 12 pessoas ficaram feridas, incluindo a mãe das vítimas fatais, que teve uma perna amputada, de acordo com a ONU. Esta foi uma das três escolas com refugiados atacadas pelo Exército israelense durante a guerra.

No dia 6 de janeiro, um bombardeio em outro colégio da ONU matou mais de 40 pessoas. O Exército hebreu alegou que respondeu a ataques procedentes destes edifícios ou de suas proximidades, mas o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, qualificou os bombardeios de ´vergonhosos´ e pediu que os responsáveis sejam levados à justiça.