Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 25 de janeiro de 2009

Giro pelo Brasil



Aumenta inadimplência

Apesar de até outubro passado o índice de inadimplência das pessoas jurídicas ter registrado queda de 0,3% no acumulado do ano, a taxa encerrou 2008 com alta de 4,8%, informa matéria de Guilherme Barros publicada na Folha deste domingo (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).

Apenas no mês de dezembro, o aumento nas dívidas em atraso foi de 36,1% em relação a dezembro de 2007, o maior desde 1999, quando o indicador Serasa Experian de Inadimplência de Pessoa Jurídica foi criado.

De acordo com Carlos Henrique de Almeida, assessor econômico da Serasa Experian, a explicação para a alta recorde da inadimplência é a restrição ao crédito somada a retração da atividade econômica. Juros altos, maior seletividade na concessão de crédito e prazos de financiamento menores provocam queda na demanda do consumidor.

A inadimplência das pessoas físicas também cresceu. O aumento foi de 8% em 2008 em relação ao ano anterior --o maior desde 2006.

Nenhum comentário: