Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 25 de janeiro de 2009

Juazeiro: Câmara Municipal aprova projetos do prefeito Santana



A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, reuniu-se extraordinariamente na na tarde/noite da última sexta-feira, 23, com a presença de todos os quatorze vereadores, sob a presidência de José de Amélia Júnior, para discutir e votar projetos oriundos do poder executivo.

Inicialmente, foram criadas as comissões permanentes para o biênio 20009/2010 que ficaram assim constituídas: Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, presidente Darlan Lôbo, secretário Gledson Lima Bezerra, relatora Mira Sampaio; Comissão de Orçamento, Finanças e Fiscalização, presidente Ronaldo Gomes de Lira (Ronna's Moto), secretário Roberto Sampaio Lima, relator Amarílio Pequeno; Comissão de Saúde, Maria de Fátima Ferreira Torres (Mara), secretária Mira Sampaio, relatora Deliam Pinheiro; Comissão de Educação, presidente Adauto Araújo, secretário Tarso Magno, relator Roberto Sampaio Lima; Comissão de Diretos Humanos, presidente Tarso Magno, secretário Firmo Calú, relator Nivaldo Cabral.


Após serem analisados e receberem parecer favorável das comissões competentes, os projetos do executivo tratando da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); Orçamento para 2009 abrindo crédito ao prefeito de 25% permitido por lei, transferindo R$ 1, 427 milhão para o setor habitacional; Organograma Administrativo da Prefeitura; intervenção no Hospital Santo Inácio, bem como os projetos do legislativo sobre acampamento e fiscalização da VDP – Verba de Desempenho Parlamentar – e as dotações orçamentárias da Casa Legislativa,foram submetidos ao plenário para votação.
O projeto sobre o fim do nepotismo não foi colocado na pauta. Todos os projetos foram aprovados, abstenções apenas dos vereadores Darlan Lobo e Tarso Magno, que se posicionaram contrários, pelo fato dos projetos, segundo eles, terem, sido enviados àquela Casa, não dando tempo de serem melhor avaliados.

O vereador Tarso Magno, citou inclusive, algumas falhas contidas no projeto criando o organograma da nova administração, por não indicar em alguns casos, atribuições, como por exemplo, o cargo de subprefeito. "Esse projeto veio contendo várias falhas, haja vista que cria cargos e entre esses cargos eu posso citar o de subprefeito e não tem qualquer atribuição neste sentido. Então ficar um projeto de lei inócuo. Como é que um projeto de lei cria um determinado cargo e não cita sua atribuição?", indagou Tarso Magno, acrescentando que "o prefeito deve cobrar mais de sua assessoria para que os futuros projetos sejam enviados à Câmara Municipal, com melhor perfeição, em benefício da população juazeirense", afirmou.

Seguindo o mesmo raciocínio, o vereador Darlan Lobo disse que se absteve de votar porque o projeto precisava de mais tempo para ser analisado. "Pela legalidade, pela moralidade que sempre pregou o prefeito Dr. Santana, eu acho que ele vai corrigir essa falha, porque confio no trabalho dele. Acho que ele vai fazer uma administração decente, ele tem tudo para ser um bom prefeito. Nós estamos aqui para ajudá-lo. Eu acho que as críticas construtivas sempre serão boas para ele. Então Nós (eu e Tarso), estamos mostrando irregularidades de seus assessores. Eles devem mandar os projetos com antecedência para não acontecer isso", declarou Darlan.
O vereador Gledson Bezerra, disse que também verificou as falhas apontadas pelo vereador Tarso Magno, no caso das atribuições dos cargos que estão sendo criados. "Em conversa com o líder do prefeito Roberto Sampaio Lima, se comprometeu de enviar a mensagem, imediatamente à Câmara, para que a gente possa aprová-la e essas pessoas possam assumir seus cargos, e desenvolver a contento o seu trabalho", observou Gledson.


Colaboração:
Chagas Lima
Radialista e repórter
Rádio Vale FM e Jornal do Cariri

Nenhum comentário: