Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 25 de janeiro de 2009

Giro pelo mundo


Giro pelo mundo

Crianças voltam à escola na Faixa de Gaza

Faixa de Gaza. Mais de 200 mil crianças de Gaza retornaram ontem às aulas, muitas delas sem casa, com vários parentes mortos e muito medo depois da operação militar de Israel na região.

A Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA) reabriu as 221 escolas que administra na Faixa de Gaza e que serviram de refúgio para milhares de pessoas durante os 22 dias da ofensiva militar israelense.

No colégio Al-Zukur da cidade de Beit Lahiya, as crianças brincavam com suas mochilas no pátio, enquanto nos andares superiores do edifício uma sala, atingida há uma semana por um míssil israelense, permanece destruída.

Depois do bombardeio ao colégio, um incêndio provocou pânico entre as quase 1.600 pessoas que estavam refugiadas no centro de ensino. Duas crianças, de cinco e sete anos, morreram e 12 pessoas ficaram feridas, incluindo a mãe das vítimas fatais, que teve uma perna amputada, de acordo com a ONU. Esta foi uma das três escolas com refugiados atacadas pelo Exército israelense durante a guerra.

No dia 6 de janeiro, um bombardeio em outro colégio da ONU matou mais de 40 pessoas. O Exército hebreu alegou que respondeu a ataques procedentes destes edifícios ou de suas proximidades, mas o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, qualificou os bombardeios de ´vergonhosos´ e pediu que os responsáveis sejam levados à justiça.

Nenhum comentário: