Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Saudando Nossa Senhora de Fátima - por Raimundo de Oliveira Borges



Foi aqui, Virgem de Fátima, nestes alcantis queridos, na contemplação destes montes adoráveis, onde primeiro se vê o sol e onde por último se recebe dele o adeus crepuscular, foi aqui, onde mais de perto fitamos Deus nas estrelas que cintilam nas quentes noites de verão, foi respirando estes ares benfazejos, guiados pelo desvelo de um santo pastor e pelo carinho de uma mulher inimitável, ouvindo – camisa aberta ao peito, cabelo sacudido pelo vento – ao ressoar do Ângelus, na capelinha branca que se erguia nesta mesma praça, para mim de tão doces evocações, o “Bendito Rosário da Virgem Maria, caminho seguro que à glória nos guia” – que senti invadir todo o meu ser do perfume sagrado, inebriante com que havereis de preservar-me pela vida a fora do domínio absoluto do mal”.
( Excerto de discurso pronunciado em 1953, por Dr. Raimundo de Oliveira Borges, durante a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima a Caririaçu. Fonte: livro "Serra de São Pedro, 2ª edição, lançado no último 17-01-2009)

Ceará Agora no ar... envie sua sugestão de pauta



Caros amigos leitores deste blog, se você quiser dar alguma sugestão de pauta para o programa Ceará Agora do próximo sábado, é simples. O programa Ceará Agora vai ao ar todos os sábados, às 12 horas, com apresentação de Tarso Araújo, produção técnica de Mazinho, e produção de Luís Paulo. Passe um e-mail para antoniodetarso@yahoo.com.br que teremos o maior prazer em dar uma olhada e colocar no ar informações sobre o assunto.

Romarias de Juazeiro

Acontece logo mais às 8 horas, a primeira reunião da Operação Romeiro, em Juazeiro do Norte., este ano de 2009, já sob a responsabilidade da equipe do prefeito Manoel Santana (PT). O secretário de Romarias e Turismo, José Carlos dos Santos vai organizar a reunião, que contará com representantes dos lojistas, imprensa, Igreja e dos poderes públicos, incluindo aos órgãos de segurança.
Um dos maiores desafios do governo de Manoel Santana é a organização das romarias, e também receber bem os milhares de romeiros que estarão em Juazeiro a partir do dia 30 de janeiro. A estrutura da cidade deve ser repensada, mas ainda é muito dedo para isso. Para os próximos meses, a administração municipal terá o desafio de mudar a face urbana da cidade.
imagem: blog de Juazeiro

Vestibular da Urca começa hoje, para mais de seis mil alunos




Com a aplicação das provas de Física, Geografia e Química, começa hoje o vestibular 2009.1 da Universidade Regional do Cariri (URCA), que será realizado em cinco municípios da região do Cariri e Centro-sul. Foram inscritos no processo seletivo mais de seis mil alunos, de várias partes do Nordeste, para participarem do vestibular direcionado a 16 cursos da URCA.

Segundo o presidente da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), Ricardo Bacurau, houve uma significativa adesão de interessados pelos cursos da instituição. A segurança em todos os locais de aplicação das provas foi providenciada e os alunos deverão estar nas salas onde serão entregues os testes às 8 horas. Ontem, os portões da Universidade foram fechados para finalização dos trabalhos de organização. Nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Brejo Santo e Iguatu serão aplicados os testes. Amanhã será a vez das provas de Matemática, Biologia e História e, encerrando o Processo Seletivo, as de Língua Portuguesa e Brasileira, Língua Estrangeira e Redação. Os cursos do Departamento de Artes, em Barbalha, recém-inaugurados, contarão com sua segunda turma, abrindo 40 vagas para Artes Visuais e Teatro.

Busca de qualidade de vida para idosos de JN

A Organização Não Governamental da Melhor Idade - ONGAMI, de Juazeiro do Norte, realizou solenidade, com a finalidade de lançar oficialmente atividades entre a entidade e a Universidade Regional do Cariri (URCA). A atividade parceira resultará de trabalhos direcionados aos idosos do município, nas diversas áreas do conhecimento e assistência direcionadas, por meio da Pró-Reitora de Extensão da Universidade. Na ocasião, participou do lançamentos dos trabalhos o Reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens, além de integrantes da Proex.

Também estiveram presentes à solenidade, as professoras Arlete Sampaio, Pró-Reitora da Proex, Maria Isa Gonçalves, Pró-Reitora Adjunta da Proex, e Amanda Raquel, além do advogado Hermano José de Sousa, como representantes dos Departamento de Pedagogia, Enfermagem, Educação Física e o Curso de Direito. Em todas essas áreas do conhecimento serão direcionados serviços de atendimento e orientação voltada para os idosos, além de trabalhos que poderão ser desenvolvidos no Pirajá, onde está sediada a ONG, em sala cedida pela administração da URCA, para o desempenho das atividades voltadas para milhares de idosos de Juazeiro do Norte.O Vice-Prefeito de Juazeiro do Norte, Roberto Celestino também esteve presente no evento, além de representante da Secretaria de Educação, Câmara Municipal, imprensa local, além de dezenas pessoas da terceira idade especialmente convidadas para o evento.


VENERÁVEL
Irmã Dulce deve ser próxima santa
Colégio de cardeais, bispos e teólogos do Vaticano deram voto favorável à concessão do título de venerável a Dulce

Mais um brasileiro está próximo de entrar na lista de santos católicos. A baiana Irmã Dulce recebeu voto favorável do colégio de cardeais, bispos e teólogos do Vaticano para receber o título de venerável.

Os votos serão transmitidos ao Papa Bento XVI, que poderá dar à Dulce o título. Esse é o penúltimo passo em direção à canonização.Em anúncio à imprensa realizado ontem, o arcebispo de Salvador, dom Geraldo Majella Agnelo, disse esperar que até o início de 2010 a católica seja canonizada (declarada santa), em processo que tramita no Vaticano desde o começo de 2000.Segundo Agnelo, a Congregação para a Causa dos Santos do Vaticano, colégio de cardeais e bispos que analisa os processos de beatificação, último passo antes da canonização, decidiu por unanimidade, na semana passada, pelo reconhecimento de Irmã Dulce como figura venerável e que, logo, tem os pré-requisitos para se tornar santa.

A próxima etapa do processo é a comprovação de milagres da brasileira, que precisam passar pelo crivo de teólogos, peritos médicos e por um colégio de cardeais. Com o título de venerável, a baiana é reconhecida pelo Vaticano como uma serva de Deus (beata) que teve a vida pautada por realizações em benefício do próximo. “A condecoração prova que Irmã Dulce merece ser beatificada e, posteriomente, canonizada”, explica o teólogo da Arquidiocese de Salvador, Manuel de Oliveira.

Conhecida também como “O Anjo Bom da Bahia”, Maria Rita Pontes, nome de batismo de Irmã Dulce, praticava caridade desde os 13 anos. Aos 18 anos, ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição. Irmã Dulce morreu em 1992, em decorrência de problemas respiratórios. Entre os milagres atribuídos à brasileira, o de maior relevância refere-se a uma mulher que sofreu uma intensa hemorragia durante o parto e teria sido salva graças às preces à baiana.

Milagre no Ceará

O advogado e empresário Mauro Feitosa atribui a cura de um tumor no cérebro de seu filho à irmã Dulce. Segundo ele, a graça foi concedida em 2002 após a família orar segurando um fragmento do hábito da freira.

Ação de cidadania




O Governo Municipal do Crato, através da Casa do Cidadão e da Ouvidoria do Município participou, no último domingo, no Bairro Zacarias Gonçalves, de uma Ação Cidadã, promovida pelo Rotary Clube. O objetivo principal do evento, informou Maria Tereza Vilar Costa – Ouvidora do Município, é levar até as comunidades serviços essenciais que garantam a cidadania das pessoas mais carentes. Na oportunidade foram emitidas vinte e nove carteiras de Identidade e nove pessoas tiveram seus nomes agendados, para posteriormente, comparecerem ao órgão e encaminharem o pedido à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), de seus respectivos documentos. “A Prefeitura Municipal do Crato foi convidada pelo presidente do Rotary Clube, Francisco Lopes Parente, para fazer essa parceria, que só favorece ás comunidades mais carentes do Município”, comentou Tereza. A Casa do Cidadão do Crato funciona ao lado da Praça Francisco Sá, de segunda à sexta-feira, no horário de 8h às 14h.

Semana pedagógica

Será aberta no próximo dia 26, às 8 horas, pela Secretaria de Educação do Crato, no auditório da Rádio Educadora, em Crato, a Semana Pedagógica como a palavra "O Corpo como Instrumento de Relações Sócio-Afetivas para Educação". A palestra do evento será ministrada pelo professor Beto Herrmann, arte-educador, músico e jornalista. O evento será direcionado aos professores da rede municipal de ensino e será uma realização da Secretaria de Educação do Município. Já dos dias 22 a 27, será realizada formação inicial para os professores do Programa Brasil Alfabetizado.

Distrito de Ponta da Serra em sintonia com o Ensino Superior




Encontra-se em pleno funcionamento o Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional, no Distrito de Ponta da Serra, Crato , Ceará , com a participação de vinte e um alunos. Esta Pós-Graduação é uma iniciativa da FIP- Faculdades Integradas de Patos, sob a Coordenação da Professora Especialista Diana Maria Leal Emídio, Núcleo Crato.

Sábado, dia 17 de Janeiro, a Empresa - Cerâmica Gomes de Mattos, instalada neste Distrito, recebeu a visita de vinte e cinco alunos do Curso de Pós-Graduação em Direito Ambiental – Núcleo Crato, especificamente da disciplina, Econômica Ambiental, sob a orientação do Professor Especialista Mário Correia de Oliveira Júnior, com a finalidade de por em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, ou sejam: o equilíbrio entre a viabilidade do negócio, os impactos ambientais de suas atividades e os compromissos com a comunidade, a responsabilidade sócio-ambiental e a valorização da Empresa com a comunidade e o meio ambiente, como princípios éticos e o bem estar coletivo.

Portanto, um diferencial a mais, neste Distrito do Crato, o qual vem cada vez mais atraindo as diversas Instituições e Empresas, a se instalarem neste aprazível e desenvolvido recanto da Cidade do Crato, Sul do Ceará, sob as bênçãos do seu Padroeiro São José Operário e orientações do Monsenhor João Bosco Cartaxo Esmeraldo.

Postado por: Mário Correia de Oliveira Júnior

Pequi tem molho que pode ser consumido durante todo o ano





A região do Cariri é uma das maiores produtoras nacionais do pequi. O fruto, nativo do cerrado brasileiro também pode ser encontrado em grande escala na Chapada de Araripe. Nos primeiros quatro meses do ano, a produção do pequi torna-se a principal fonte de renda de muitas famílias que moram no entorno da serra.

A importância da espécie para a economia do Cariri motivou o desenvolvimento de projetos para melhor aproveitamento do fruto. É o caso da produção do molho de pequi, desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Faculdade de Tecnologia do Cariri, (Fatec), em parceria com o Centro de Ensino Tecnológico (Centec).

A novidade ajuda na sustentabilidade econômica da região, além de proporcionar a comercialização da polpa do pequi durante todo o ano. Segundo Isana Maria Brito, graduada em Tecnologia de Alimentos e responsável pelo Projeto Beneficiamento da Polpa do Pequi, a novidade é uma forma de estimular o consumo nos outros meses do ano, tendo em vista que a safra é muito curta, ”Devido à demanda muito boa, resolvemos aproveitar o fruto de todas as forma, já que ele é muito nutritivo, rico em vitamina A e ácido fólico. Vamos contribuir para o desenvolvimento sustentável da espécie e ajudar na renda de muitas famílias”, confirmou Isana.

O molho de pequi não é vendido pelos articuladores do projeto. Os produtos podem ser encontrados em algumas exposições regionais. No entanto, os elaboradores disponibilizam a assistência técnica para associações comunitárias que se interessam na fabricação. Assim acontece com a Associação de Produtores Rurais do Sítio São José, no município do Crato, que, com o auxílio dos pesquisadores, esperam ansiosos a chegada das chuvas para começar a produção do molho de pequi. A comunidade foi beneficiada pelo Governo Federal através do Projeto São José que custeou a construção de um galpão e a compra de maquinários para beneficiamento do pequi. O Projeto de Beneficiamento da Polpa do Pequi é desenvolvido desde 2007, e estimula ainda a produção da farinha e do licor de pequi.

Jaqueline Freitas
Repórter

Artigo: A Crise e a crise



Nos últimos meses temos sido assolados por notícias acerca da crise mundial. Notamos perplexidade e preocupação. Os governos vão preparando medidas de combate. As pessoas começam a reduzir os gastos e a se preparar para os maus tempos que se avizinham. O panorama realmente não é dos mais benfazejos…

Os economistas, sempre que perguntados, confirmam a crise mas não conseguem delinear os verdadeiros contornos, nem sequer arriscam sobre a sua profundidade e sua projeção no tempo. Esses verdadeiros gurus do mundo moderno não são capazes de respostas diretas e incisivas. Edmund Burke, nas suas célebres Reflexões sobre a Revolução Francesa, acentuava o início da era dos burocratas e o fim da época heróica…

De fato vivemos uma Crise!!! Mas ela é bastante mais profunda que a econômica e incomparavelmente mais deletéria que aquela surgida da especulação financeira exacerbada dos últimos anos. Aproveito para lembrar, caros leitores, que o liberalismo de Chicago jamais concebeu um Estado omisso em termos de fiscalização. Basta lermos Friedrich von Hayek ou Milton Friedman para constatarmos suas recomendações acerca do tema… Mas o que afirmei, e repito, é que vivemos de fato uma Crise! Ela é profunda e atinge o Homem em todos os seus aspectos. Ela é terrível por destruir o que há de melhor na nossa Natureza Humana, destruindo nosso lumen rationis. Ela é horrenda por fazer o detestável, o feio, o ignóbil, serem considerados normais e até desejáveis… Sim! Não escrevo senão acerca da tremenda Crise Moral que assola a sociedade.

A Moral deve nos levar à prática da Virtude. Mas no caos em que vivemos já não se sabe muito bem o que seja a Virtude. Uma sociedade que desconhece qualquer ideia de Virtude acaba cedendo ao Vício, ou considerando Vício e Virtude em pé de igualdade. Eis um aspecto insidioso da Crise: o relativismo! O fim da vida em sociedade deve ser a vida virtuosa em comum. Posso até considerar, talvez pour épater le bourgeois, que é superior, bastante superior mesmo, a sociedade virtuosa. Superior? A que? Superior a uma sociedade rica e venal, sem princípios e sem qualquer espécie de propósito transcendente! Sociedade que considera o seu estômago seu deus. Eis o ponto da questão: uma sociedade com finalidade transcendente. Exatamente! O fundo da nossa Crise está aí. A crise econômica, misteriosa para os gurus do mundo moderno, não é nada se comparada com a imensa Crise Moral que abate há 5 séculos o Ocidente Cristão. Mas podemos chamar de Cristão um Ocidente desmoralizado?

Ibsen Noronha
Mestre em Direito pela Universidade de Coimbra
Professor de História do Direito em Brasília

Artigo: A interiorização do desenvolvimento



Por interiorização do desenvolvimento entende-se como sendo a ampliação e a diversificação da base econômica de municípios localizados no interior dos Estados, isto por meio do deslocamento e instalação de empresas industriais consumidoras de mão de obra e melhoria dos recursos humanos e tecnológicos dos municípios.

Objetivando atingir à interiorização do desenvolvimento se faz necessário selecionar municípios que tenham IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) baixo, acrescentando a isto um estudo de variáveis econômicas, tais como: potencial e viabilidade econômica, infra-estrutura, mercado, competitividade e sustentabilidade ambiental de cada município em questão.

A interiorização do desenvolvimento se consolida não somente com os aspectos quantitativos, mas também deve-se levar em consideração os aspectos qualitativos. O desenvolvimento da educação, por meio de capacitação de mão de obra compatível com o tipo de empresa a ser instalada faz parte do sucesso do programa de interiorização do desenvolvimento, bem como a absorção de tecnologia que seja também compatível com um modelo de desenvolvimento sustentável, para setores da atividade econômica, como: agropecuário, indústria, serviço e comércio.

Para desenvolver o interior é preciso também um amplo engajamento da sociedade civil organizada, com o intuito de elaboração de projetos de desenvolvimento para cada município selecionado. Para elaboração dos projetos é importante a participação dos governos Federal, Estadual e Municipal, criando os Conselhos de Desenvolvimento Municipal (CDM), composto de representantes de entidades que tenham interesse no desenvolvimento do município selecionado. Sendo assim os municípios que tiverem carência econômica comprovada devem ser selecionado e posteriormente cria-se um CDM.

Após a criação do CDM vem a elaboração dos projetos de desenvolvimento, se tornando mais fácil à obtenção de financiamento por meio do crédito público ou privado. O CDM deve trabalhar junto com o setor público e privado no sentido de homogeinizar políticas que venham sendo desenvolvidas, pois alguns governos, como é o caso do governo do Estado do Ceará, já vem desenvolvendo iniciativas no sentido de interiorização do desenvolvimento.

No âmbito do setor público os governos devem proporcionar infra-estrutura e incentivos fiscais para que empresas se instalem ou se desloquem por meio de filiais para o interior. O processo de desenvolvimento requer uma sintonia entre as necessidades dos municípios e o investimento a ser realizado, devendo-se levar em consideração os princípios de viabilidade, compatibilidade e sustentabilidade.

À guisa de conclusão pode-se afirmar que para se atingir o desenvolvimento de um país de modo geral deve-se passar pela etapa de interiorização do desenvolvimento, principalmente nos países considerados emergentes (em desenvolvimento), onde significativa parcela da população pobre mora no interior, como é o caso do Brasil.

Além disso fixar o homem no interior significa que ele terá o menor custo de vida do que nas regiões metropolitanas, evitando com isso o êxodo rural e uma futura exclusão social nas grandes cidades e consequentemente o aumento da criminalidade, pois o imenso aglomerado de pobreza das regiões metropolitanas constitui-se de famílias proviniente do interior. Estas famílias sem alternativa de atividade econômica e dependente da agricultura de sequeira, se deslocam para regiões metropolitanas, diante disso podemos concluir que o setor agropecuário e industrial necessita de atenção especial por parte das autoridades governamentais, que de certa forma vem sendo priorizado pelo Governo Federal através de grandes investimentos, como a transposição do Rio São Francisco, e a produção de biodiesel em algumas cidades do interior.

Raimundo Brito do Santos
Economista

Artigo: Por um Cariri globalizado




No sul do Estado do Ceará pontua uma região que desde os mais remotos tempos carrega em seus ombros todo um conjunto de “habitat humano” característico desde a consolidação da diocese do Crato, ao unificador Padre Cícero Romão Batista; há todo um manancial histórico, artístico, cultural, literário centrado numa verdadeira fonte de talentos que pulverizam o Brasil nas mais diversos estados.

Sempre esta região foi contemplada por pontos de unificação de sua história que é um modelo de vida para qualquer agrupamento humano. A chama de integração social deve ser uma constante para a preservação da identidade e da cultura peculiar ao povo careirense. O Ponto de coesão da estrutura social do cariri é um legado que deve ser renovado e repassado para as futuras gerações, para a continuidade do corpo vivo na história sul cearense, creio que com o advento da internet; a capilarização da unificação desta região é um imperativo para o momento, assim compreendo, que o fluxo normativo do pulsar existencial de todas as cidades que integram este eixo geográfico, poderia ter uma concentração mais uniforme e coesa, do contrário, poderemos dissipar pontos etnográficos que foram tão bem betumados, untados e unificados pela liga da religião, da cultura, da literatura, da história e finalmente pela própria arte do existir.

A Unificação da Mídia Caririense desde o seu eixo central ao pontos tracejados do espaço/tempo na região é uma necessidade para dar continuidade a este corpo vivo, integrado, inteiro a bailar na pisada do poder do estrago temporal da existência do agora para o feixe de luz que haveremos de deixar para as futuras gerações, pois, o alimento intelectual do fazer no momento, com certeza será o fabrico do tipo do mel que será consumido na história futura.

É dentro deste foco que entendo a necessidade de uma mídia, coesa, forte e integrada nas entranhas da própria história que levou dezenas de anos para a construção deste quadro epistemológico regional.

Luiz Domingos de Luna
Professor

Plano Safra 2009 será lançado hoje




Em 2009, o Plano Safra da Agricultura Familiar injetará R$ 782.317.807,00 no Ceará. Hoje (21), a partir das 9h30, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, o governador Cid Gomes, e o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Camilo Santana, estarão no Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza, onde irão anunciar a liberação do recurso.

O Plano congrega as ações, programas e projetos da SDA prioritários para a agricultura familiar e executados em parceria com o Governo Federal, como o Programa de Distribuição de Sementes e Mudas, Biodiesel do Ceará, Garantia Safra e Crédito Rural Mais Alimentos. O montante será aplicado em ações de apoio à produção, comercialização e assistência técnica aos agricultores familiares cearenses.
Para a safra desse ano, o valor investido será quase o dobro do que foi destinado ao Ceará no ano passado, quando foram liberados cerca de R$ 450 milhões. Somente para o Programa de Distribuição de Sementes, o Plano prevê R$ 22.413.004,00, sendo que destes R$ 17.087.650,00 são contrapartida do Governo do Estado.

"O aumento dos recursos no Plano Safra da Agricultura Familiar 2008/09 é proporcional à importância que o setor vem tendo no processo de desenvolvimento do estado do Ceará. Os governos federal e do estado têm trabalhado juntos na construção de políticas públicas com geração de mais trabalho, mais renda e mais e melhores alimentos para todos os cearenses", avalia Guilherme Cassel.

MAIS ALIMENTOS - A principal novidade nesta safra é o Mais Alimentos, que financia a modernização da infra-estrutura produtiva da propriedade familiar. A linha de crédito atende projetos associados à produção olerícolas, frutas, arroz, feijão, milho, mandioca, trigo, leite e ovinocaprinocultura. O limite de financiamento é de R$ 100 mil por agricultor familiar, com prazo de pagamento de até 10 anos, carência de até três anos e juros de 2% ao ano.

Além de simplificar as normas para obtenção de crédito rural do Pronaf, ao agrupar em única categoria os grupos C, D e E, o Plano Safra reduziu as taxas de juros. Para os financiamentos de custeio, elas variam entre 1,5% e 5,5% ao ano, contra 3% e 5,5% na safra 2007/09. Nas operações de investimento, elas foram reduzidas de, entre 2% e 5%, para entre 1% e 5%/ano.

INFRA-ESTRUTURA – Dentro dos benefícios do Plano Safra 2009, a SDA entregará, na quarta-feira, 68 veículos novos para os escritórios da Ematerce no interior, além de 393 computadores. A Agência de Defesa Agropecuária do Estado(Adagri) também será contemplada com 12 carros novos, que irão facilitar o trabalho dos técnicos na zona rural. As atividades dos técnicos da própria Secretaria serão otimizadas, o órgão receberá 17 veículos e 13 motos.

Ainda no dia 21, a SDA repassará 15 tratores para assentamentos e comunidades rurais cearenses, além de implementos agrícolas: 203 sulcadores de tração motora, 30 pulverizadores de tração animal e 100 trilhadeiras de mamona.

Assessoria de Comunicação da SDA
Jully Gomes(3101.8058/9924.6127)

Giro pelo Brasil




Santo

Mais um brasileiro está próximo de entrar na lista de santos católicos. A baiana Irmã Dulce recebeu voto favorável do colégio de cardeais, bispos e teólogos do Vaticano para receber o título de venerável. Os votos serão transmitidos ao Papa Bento XVI, que poderá dar à Dulce o título. Esse é o penúltimo passo em direção à canonização. Em anúncio à imprensa realizado ontem, o arcebispo de Salvador, dom Geraldo Majella Agnelo, disse esperar que até o início de 2010 a católica seja canonizada (declarada santa), em processo que tramita no Vaticano desde o começo de 2000.Segundo Agnelo, a Congregação para a Causa dos Santos do Vaticano, colégio de cardeais e bispos que analisa os processos de beatificação, último passo antes da canonização, decidiu por unanimidade, na semana passada, pelo reconhecimento de Irmã Dulce como figura venerável e que, logo, tem os pré-requisitos para se tornar santa.


Politica

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), disse ontem que pretende desistir de disputar a reeleição depois que o senador José Sarney (PMDB-AP) decidiu lançar-se na corrida pela presidência da Casa. Garibaldi admitiu que recebeu ´com frustração´ a decisão de Sarney, uma vez que o peemedebista havia declarado apoio à sua candidatura antes de ingressar na disputa. ´Diante do que vem acontecendo, eu terei que colocar para a bancada que ele [Sarney], do mesmo jeito que me apoiou, terá que entender que diante dessas pendências jurídicas que persistem e da candidatura do senador Sarney, acredito que a candidatura dele deve prevalecer´, afirmou.

Melhora estado de vítimas do desabamento

Melhorou o estado de saúde de duas das quatro pessoas que ficaram gravemente feridas durante o desabamento do teto da igreja Renascer em Cristo, no bairro do Cambuci, em São Paulo. Duas vítimas ainda permanecem em estado gravíssimo Fábio Jodas e Elivelise Del Corso, que está na UTI do Hospital Vergueiro. No desabamento, nove pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas.


Menina sofre queimadura ao alisar cabelo

Uma menina de 11 anos sofreu queimaduras no couro cabeludo depois se submeter a uma sessão de alisamento, em Sorocaba, a 92 km de São Paulo. A garota, Nayara Morais, perdeu chumaços de cabelo e ainda apresenta lesões no couro da cabeça. Ela está se tratando e, de acordo com a mãe, Elyége Morais, ficou traumatizada e não quer sair de casa. A família da garota vai processar o salão.


Boliviano é preso com caneta revólver

A Polícia Federal prendeu em flagrante na madrugada de ontem, o vendedor boliviano Juan Sejas Cossio, de 48 anos, que tentava embarcar com uma caneta revólver no Aeroporto de Campo Grande (MS) para São Paulo. A caneta revólver abriga um projétil calibre 22. O boliviano foi autuado por porte ilegal de arma de fogo, que prevê pena de 3 a 6 anos de reclusão.

BBB

A estudante de direito e atual miss Pernambuco, Michelle Fernandes da Costa, 24, foi a primeira eliminada da nona edição do ´Big Brother Brasil´. Michelle recebeu 52% dos votos do público para sair da casa no paredão triplo que disputou com Max e Priscila. A primeira eliminação do ´BBB 9´ foi ao ar na noite de ontem pela Globo. Michelle foi emparedada depois de receber seis votos de seus colegas de confinamento, todos vindos da ala B da casa, que antes tinha um muro.


Fontes: Diário do Nordeste, O Povo, Agências de Notícias, O Estadão, Folha, Veja, dentre outros...

Giro pelo mundo




A poose de Barack Obama

Mais de um milhão de pessoas começaram a se concentrar desde a madrugada de ontem em torno do Capitólio, e ao longo do Mall — o longo parque que liga a sede do Congresso com o Monumento a Lincoln através do centro de Washington — para assistir à cerimônia mais esperada das últimas décadas: a posse de Barack Obama. Todos os convidados esperados estavam no local: a Corte Suprema, os membros da Câmara e os senadores, o Governo que estava saindo e todos que o comporão a partir de agora, além dos chefes do Estado-Maior.

Uma constelação de famosos também participou da cerimônia. A cantora Beyoncé, o rapper Kanye West e o músico Jay-Z, vestido a rigor, que afirmava à imprensa que nunca tinha pensado em estar ali. ‘‘É uma sensação incrível, um dia precioso para os Estados Unidos’’, disse.

Todos eles desafiaram as gélidas temperaturas reinantes na capital americana, onde a sensação térmica era de 9°C negativos, para participar de um fato histórico que muitos deles admitiam que não achavam que chegariam a ver na vida.

A chegada do ex-presidente Bill Clinton e sua esposa, Hillary, foi marcada por uma enorme ovação. Aplausos corteses receberam George Bush pai. O presidente em fim de mandato, George W. Bush, foi recebidonas arquibancadas com um eloquente silêncio e com fortes vaias entre as massas no Mall.

O entusiasmo transbordou com a chegada de Obama, ao qual tinham precedido suas filhas Malia e Sasha e sua esposa, Michelle. Com o Capitólio coberto de bandeiras e completamente enfeitado, a senadora Dianne Feinstein, como presidente do Comitê de Posse do Congresso, inaugurou a cerimônia ao dar as boas-vindas à posse do 44º presidente.

O pastor Rick Warren, cuja escolha foi rodeada de polêmica devido a sua oposição ao casamento homossexual, pronunciou uma oração na qual assegurou que hoje Martin Luther King — o grande defensor dos direitos civis — está gritando de alegria no Céu. A estrela do ´soul´ Aretha Franklin interpretou a canção ‘‘My Country, This is of Thee’’ e os virtuosos Yo-Yo Ma, ao violoncelo, a venezuelana Gabriela Montero ao piano e Yitzak Perlman ao violino interpretaram uma peça do músico John Williams composta especialmente para a ocasião.

O vice-presidente, Joe Biden, jurou perante o juiz do Supremo John Paul Stevens, com voz firme e enquanto sua esposa, Jill, segurava a Bíblia para ele. Era a vez de Obama. ‘‘Preparado, senador?’’, perguntou o presidente do Tribunal Supremo, John Roberts, que tomou seu juramento sobre a Bíblia na qual o presidente que aboliu a escravidão, Abraham Lincoln, também jurou respeitar a Constituição.

O novo presidente pareceu gaguejar ao começar a pronunciar o juramento, o que motivou seu sorriso e o do presidente do Supremo. Uma salva de canhão e o delírio do público seguiram à frase ‘‘Parabéns, ao senhor presidente’’, com a qual Roberts cumprimentou o novo chefe de Estado.

‘‘Obama! Obama! Obama!’’, aclamaram as cerca de dois milhões de pessoas espalhadas ao longo do Mall. Um poema da autora Elizabeth Andrews e uma oração do reverendo Joseph Lowry, um veterano da luta pelos direitos civis, encerraram a cerimônia, transformada então em um contínuo aplauso.

A ovação maior, no entanto, não foi para Obama. A mais ruidosa aconteceu quando decolou do Capitólio o helicóptero que levou o já ex-presidente George W. Bush. Após o desfile das tropas de honra, Obama e Michelle entraram no automóvel presidencial e iniciaram o percurso pela Avenida Pensilvânia até a Casa Branca.

Diário do Nordeste