Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009


VENERÁVEL
Irmã Dulce deve ser próxima santa
Colégio de cardeais, bispos e teólogos do Vaticano deram voto favorável à concessão do título de venerável a Dulce

Mais um brasileiro está próximo de entrar na lista de santos católicos. A baiana Irmã Dulce recebeu voto favorável do colégio de cardeais, bispos e teólogos do Vaticano para receber o título de venerável.

Os votos serão transmitidos ao Papa Bento XVI, que poderá dar à Dulce o título. Esse é o penúltimo passo em direção à canonização.Em anúncio à imprensa realizado ontem, o arcebispo de Salvador, dom Geraldo Majella Agnelo, disse esperar que até o início de 2010 a católica seja canonizada (declarada santa), em processo que tramita no Vaticano desde o começo de 2000.Segundo Agnelo, a Congregação para a Causa dos Santos do Vaticano, colégio de cardeais e bispos que analisa os processos de beatificação, último passo antes da canonização, decidiu por unanimidade, na semana passada, pelo reconhecimento de Irmã Dulce como figura venerável e que, logo, tem os pré-requisitos para se tornar santa.

A próxima etapa do processo é a comprovação de milagres da brasileira, que precisam passar pelo crivo de teólogos, peritos médicos e por um colégio de cardeais. Com o título de venerável, a baiana é reconhecida pelo Vaticano como uma serva de Deus (beata) que teve a vida pautada por realizações em benefício do próximo. “A condecoração prova que Irmã Dulce merece ser beatificada e, posteriomente, canonizada”, explica o teólogo da Arquidiocese de Salvador, Manuel de Oliveira.

Conhecida também como “O Anjo Bom da Bahia”, Maria Rita Pontes, nome de batismo de Irmã Dulce, praticava caridade desde os 13 anos. Aos 18 anos, ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição. Irmã Dulce morreu em 1992, em decorrência de problemas respiratórios. Entre os milagres atribuídos à brasileira, o de maior relevância refere-se a uma mulher que sofreu uma intensa hemorragia durante o parto e teria sido salva graças às preces à baiana.

Milagre no Ceará

O advogado e empresário Mauro Feitosa atribui a cura de um tumor no cérebro de seu filho à irmã Dulce. Segundo ele, a graça foi concedida em 2002 após a família orar segurando um fragmento do hábito da freira.

Nenhum comentário: