Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Giro pelo mundo




A poose de Barack Obama

Mais de um milhão de pessoas começaram a se concentrar desde a madrugada de ontem em torno do Capitólio, e ao longo do Mall — o longo parque que liga a sede do Congresso com o Monumento a Lincoln através do centro de Washington — para assistir à cerimônia mais esperada das últimas décadas: a posse de Barack Obama. Todos os convidados esperados estavam no local: a Corte Suprema, os membros da Câmara e os senadores, o Governo que estava saindo e todos que o comporão a partir de agora, além dos chefes do Estado-Maior.

Uma constelação de famosos também participou da cerimônia. A cantora Beyoncé, o rapper Kanye West e o músico Jay-Z, vestido a rigor, que afirmava à imprensa que nunca tinha pensado em estar ali. ‘‘É uma sensação incrível, um dia precioso para os Estados Unidos’’, disse.

Todos eles desafiaram as gélidas temperaturas reinantes na capital americana, onde a sensação térmica era de 9°C negativos, para participar de um fato histórico que muitos deles admitiam que não achavam que chegariam a ver na vida.

A chegada do ex-presidente Bill Clinton e sua esposa, Hillary, foi marcada por uma enorme ovação. Aplausos corteses receberam George Bush pai. O presidente em fim de mandato, George W. Bush, foi recebidonas arquibancadas com um eloquente silêncio e com fortes vaias entre as massas no Mall.

O entusiasmo transbordou com a chegada de Obama, ao qual tinham precedido suas filhas Malia e Sasha e sua esposa, Michelle. Com o Capitólio coberto de bandeiras e completamente enfeitado, a senadora Dianne Feinstein, como presidente do Comitê de Posse do Congresso, inaugurou a cerimônia ao dar as boas-vindas à posse do 44º presidente.

O pastor Rick Warren, cuja escolha foi rodeada de polêmica devido a sua oposição ao casamento homossexual, pronunciou uma oração na qual assegurou que hoje Martin Luther King — o grande defensor dos direitos civis — está gritando de alegria no Céu. A estrela do ´soul´ Aretha Franklin interpretou a canção ‘‘My Country, This is of Thee’’ e os virtuosos Yo-Yo Ma, ao violoncelo, a venezuelana Gabriela Montero ao piano e Yitzak Perlman ao violino interpretaram uma peça do músico John Williams composta especialmente para a ocasião.

O vice-presidente, Joe Biden, jurou perante o juiz do Supremo John Paul Stevens, com voz firme e enquanto sua esposa, Jill, segurava a Bíblia para ele. Era a vez de Obama. ‘‘Preparado, senador?’’, perguntou o presidente do Tribunal Supremo, John Roberts, que tomou seu juramento sobre a Bíblia na qual o presidente que aboliu a escravidão, Abraham Lincoln, também jurou respeitar a Constituição.

O novo presidente pareceu gaguejar ao começar a pronunciar o juramento, o que motivou seu sorriso e o do presidente do Supremo. Uma salva de canhão e o delírio do público seguiram à frase ‘‘Parabéns, ao senhor presidente’’, com a qual Roberts cumprimentou o novo chefe de Estado.

‘‘Obama! Obama! Obama!’’, aclamaram as cerca de dois milhões de pessoas espalhadas ao longo do Mall. Um poema da autora Elizabeth Andrews e uma oração do reverendo Joseph Lowry, um veterano da luta pelos direitos civis, encerraram a cerimônia, transformada então em um contínuo aplauso.

A ovação maior, no entanto, não foi para Obama. A mais ruidosa aconteceu quando decolou do Capitólio o helicóptero que levou o já ex-presidente George W. Bush. Após o desfile das tropas de honra, Obama e Michelle entraram no automóvel presidencial e iniciaram o percurso pela Avenida Pensilvânia até a Casa Branca.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: