Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Artigo: A interiorização do desenvolvimento



Por interiorização do desenvolvimento entende-se como sendo a ampliação e a diversificação da base econômica de municípios localizados no interior dos Estados, isto por meio do deslocamento e instalação de empresas industriais consumidoras de mão de obra e melhoria dos recursos humanos e tecnológicos dos municípios.

Objetivando atingir à interiorização do desenvolvimento se faz necessário selecionar municípios que tenham IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) baixo, acrescentando a isto um estudo de variáveis econômicas, tais como: potencial e viabilidade econômica, infra-estrutura, mercado, competitividade e sustentabilidade ambiental de cada município em questão.

A interiorização do desenvolvimento se consolida não somente com os aspectos quantitativos, mas também deve-se levar em consideração os aspectos qualitativos. O desenvolvimento da educação, por meio de capacitação de mão de obra compatível com o tipo de empresa a ser instalada faz parte do sucesso do programa de interiorização do desenvolvimento, bem como a absorção de tecnologia que seja também compatível com um modelo de desenvolvimento sustentável, para setores da atividade econômica, como: agropecuário, indústria, serviço e comércio.

Para desenvolver o interior é preciso também um amplo engajamento da sociedade civil organizada, com o intuito de elaboração de projetos de desenvolvimento para cada município selecionado. Para elaboração dos projetos é importante a participação dos governos Federal, Estadual e Municipal, criando os Conselhos de Desenvolvimento Municipal (CDM), composto de representantes de entidades que tenham interesse no desenvolvimento do município selecionado. Sendo assim os municípios que tiverem carência econômica comprovada devem ser selecionado e posteriormente cria-se um CDM.

Após a criação do CDM vem a elaboração dos projetos de desenvolvimento, se tornando mais fácil à obtenção de financiamento por meio do crédito público ou privado. O CDM deve trabalhar junto com o setor público e privado no sentido de homogeinizar políticas que venham sendo desenvolvidas, pois alguns governos, como é o caso do governo do Estado do Ceará, já vem desenvolvendo iniciativas no sentido de interiorização do desenvolvimento.

No âmbito do setor público os governos devem proporcionar infra-estrutura e incentivos fiscais para que empresas se instalem ou se desloquem por meio de filiais para o interior. O processo de desenvolvimento requer uma sintonia entre as necessidades dos municípios e o investimento a ser realizado, devendo-se levar em consideração os princípios de viabilidade, compatibilidade e sustentabilidade.

À guisa de conclusão pode-se afirmar que para se atingir o desenvolvimento de um país de modo geral deve-se passar pela etapa de interiorização do desenvolvimento, principalmente nos países considerados emergentes (em desenvolvimento), onde significativa parcela da população pobre mora no interior, como é o caso do Brasil.

Além disso fixar o homem no interior significa que ele terá o menor custo de vida do que nas regiões metropolitanas, evitando com isso o êxodo rural e uma futura exclusão social nas grandes cidades e consequentemente o aumento da criminalidade, pois o imenso aglomerado de pobreza das regiões metropolitanas constitui-se de famílias proviniente do interior. Estas famílias sem alternativa de atividade econômica e dependente da agricultura de sequeira, se deslocam para regiões metropolitanas, diante disso podemos concluir que o setor agropecuário e industrial necessita de atenção especial por parte das autoridades governamentais, que de certa forma vem sendo priorizado pelo Governo Federal através de grandes investimentos, como a transposição do Rio São Francisco, e a produção de biodiesel em algumas cidades do interior.

Raimundo Brito do Santos
Economista

Nenhum comentário: