Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 13 de julho de 2008

As voltas que o mundo dá...

Thomas More vai ser vingado?

O filósofo morreu por não aceitar o rompimento da Inglaterra com o papa. Agora, religiosos anglicanos podem abraçar o catolicismo. Thomas More (foto acima), Ana e o rei Henrique VIII: ele não aceitou misturar sexo, mulheres e casamento com religião, impasse que agora se repete e ameaça provocar uma divisão na Igreja da Inglaterra

Embora tenha tido como motor interesses econômicos e rivalidades teológicas entre protestantes e católicos, a criação da Igreja da Inglaterra, em 1534, foi resultado também de uma disputa envolvendo sexo, mulheres e casamento. Como amplamente decantado em prosa, verso, peças teatrais, filmes e seriados de TV, o rei Henrique VIII da Inglaterra, decepcionado com a mulher, Catarina de Aragão, que só lhe deu uma filha e nenhum varão, e caído de amores pela irredutível Ana Bolena – "Prefiro perder a vida à honestidade" –, fez de tudo para ter o primeiro casamento anulado pelo papa Clemente VII. Não conseguiu. Daí a romper com a autoridade papal foi um pequeno passo. Henrique VIII declarou-se, então, chefe da Igreja da Inglaterra. Seu principal conselheiro, o filósofo católico Thomas More, reserva moral de seu tempo, recusou-se a aceitar tal estado de coisas e acabou decapitado (em 1935, foi canonizado pelo papa Pio XI e, em 1980, João Paulo II o declarou santo padroeiro dos políticos e estadistas). Pois agora outra disputa com os mesmos ingredientes ameaça causar danos irreparáveis à Comunhão Anglicana, conjunto comandado pela Igreja da Inglaterra que também reúne as igrejas anglicana, episcopal e outras denominações afins presentes em 164 países, com 80 milhões de membros.
Há duas semanas, um grupo de bispos dissidentes reuniu-se em Jerusalém e lançou um documento formal rebelando-se contra: 1) a ordenação de mulheres, aprovada em 1992; 2) os casamentos gays, que religiosos anglicanos no Canadá já estão celebrando; e 3) a aceitação de religiosos abertamente gays (a Igreja americana tem pelo menos um bispo nessa situação). Pondo ainda mais lenha na fogueira, na semana passada o sínodo da Igreja da Inglaterra, que há dezesseis anos autorizou a ainda contestada ordenação de mulheres, deu sinal verde para a consagração delas como bispos. Nesta semana, antecipa-se outro momento controverso: começa na Universidade de Kent, na Inglaterra, a Conferência Lambeth, encontro de bispos anglicanos do mundo todo que acontece a cada dez anos e que desta vez deve render discussões particularmente fervorosas.
No encontro dos dissidentes em Jerusalém, organizado à revelia do comando central da Igreja, cerca de 1 000 delegados aprovaram uma declaração na qual questionam claramente a autoridade de seu líder máximo, o arcebispo de Canterbury, Rowan Williams. Lá, dizem que rejeitam a idéia de que "a identidade anglicana é determinada necessariamente por meio do reconhecimento pelo arcebispo". Ameaçaram ainda criar uma nova província nos Estados Unidos e no Canadá (hoje a Igreja se divide em 38) só para abrigar as paróquias dissidentes, que contabilizam entre 150 e 300, de um total de 7.347. Em Londres, a Igreja da Inglaterra evitou uma resposta direta à rebelião. Os episcopais americanos, por sua vez, relativizaram a importância dos rebeldes – basicamente anglicanos da África, Austrália, América do Sul e Índia. "Embora se apresentem como uma grande parcela dos anglicanos, não passam de umas cinco províncias revoltadas e seus aliados", disse Jim Naughton, porta-voz da diocese episcopal de Washington. A briga dos tradicionalistas, no entanto, é mais ampla, e isso ficou claro no sínodo que acaba de se encerrar em York, na Inglaterra. Apesar de a proposta de sagração de mulheres como bispos ter vencido por boa margem, muitos dissidentes falaram em uma adesão em massa ao catolicismo – do qual a Igreja da Inglaterra, por sinal, não se considera desligada. Quando a ordenação feminina foi aprovada, 500 clérigos passaram para a Igreja Católica. Agora, dizem, o número pode ser três vezes maior. Santo Thomas More, à sua revelia, pois não ligava para a glória terrestre, estaria vingado.
(Matéria publicada na revista VEJA, edição 2069 de 16 de julho de 2008)

COLUNA CARIRI DE HOJE



COLUNA CARIRI DE HOJE
EXPOCRATO2008
A Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados (Expocrato) começa hoje. O destaque deste ano fica com o aumento no setor de negócios. Empresas gigantes do setor agropecuário nacional estarão comercializando no interior do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti. Ainda na Expocrato acontecerá pela primeira vez uma exposição de cães. Instituições financeiras como BNB, BB e Bradesco estarão financiando produtores rurais. Os negócios podem atingir a marca de R$ 50 milhões. No interior do parque, os visitantes terão acesso a uma gigantesca praça de alimentação, parque de diversões, leilão de animais, exposição de cães, palco alternativo para artistas locais e praça do artesanato e do folclore. Um evento que vale à pena conferir de perto.

97 ANOS
O município de Juazeiro do Norte abre hoje as comemorações dos 97 anos de emancipação política. Pela manhã cedo, uma alvorada festiva e às 9 horas, missa de ação de Graças na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no bairro Salesianos. As comemorações terão ainda eventos prestando homenagens a personalidades locais e inaugurações socais feitas pelo prefeito Raimundo Macedo.

BANCÁRIOS
Os bancários preparam campanha salarial. Para debater o assunto ocorreu em Fortaleza, na última semana, uma reunião na Federação dos Bancários do Ceará. O economiário Mário Correia de Oliveira marcou presença no encontro, representando os bancários da Região do Cariri. Mario é funcionário da Caixa Econômica e diretor da Federação. O reajuste salarial está entre os pontos de discordância entre bancários e banqueiros este ano.

CALAZAR
A direção do Centro de Zoonoses de Juazeiro está promovendo uma campanha de combate ao calazar. Equipes estão percorrendo os diversos bairros do município para coletar amostras de sangue em cães, a fim de submeter ao exame. Em caso positivo, o animal será sacrificado em nome da saúde da população, pois o cachorro é o responsável pela transmissão do calazar. Quando o exame dá positivo, o técnico volta à residência para recolher o animal. Nesse trabalho, 12 bairros já foram visitados e cerca de 50 cães eliminados.

MÚSICA
O músico Clayton Barros, do Cordel do Fogo Encantado, ministrou esta semana oficina de gravação de CD para os alunos do projeto Ações Culturais para Povos Rurais, da ONG Verde Vida. Em visita recente ao espaço surgiu a idéia de montar uma apresentação do artista no Cariri, com a finalidade de aproximá-lo dos demais artistas da terra e promover uma celebração da música.

IMPUGNAÇÃO
O prefeito de Campos Sales, Paulo Ney, e o ex-prefeito de Salitre, Francisco Pereira Silva (Neoclides), tiveram suas candidaturas a prefeito das duas cidades impugnadas pelo promotor eleitoral da 38ª Zona Eleitoral, José de Deus Terceiro Pereira Martins. Os dois políticos encontram-se na chamada lista suja do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) por improbidade administrativa. Paulo Ney teve contas desaprovadas nos anos de 1997, 1998 e 1999. Já Neoclides teve contas desaprovadas pelo TCM nos anos de 1997, 1998, 1999, 2000 e 2001. Ainda em Campos Sales foram impugnadas as candidaturas de 13 candidatos a vereador.

MOVIMENTO
A diretoria da Central Única dos Movimentos Comunitários do Crato (Cemac) realiza neste domingo um grande encontro de diretores e entidades filiadas para debater a realização do lançamento do fórum de políticas públicas do Cariri. O evento tem como objetivo ainda orientar a postura dos líderes comunitários com relação ao processo eleitoral.

DENGUE
A Associação de Moradores do Sítio Rosto está realizando trabalho de orientação à comunidade com relação ao combate ao mosquito da dengue. A doença, que atinge cearenses em todas as regiões, precisa do apoio da sociedade para ser debelada.

VACINAÇÃO
Adonias Sobreira, gerente regional da Ematerce, comemorando a vitoriosa campanha no Cariri contra a febre aftosa. Alguns municípios chegaram a atingir 100% de cobertura vacinal.