Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 13 de julho de 2008

COLUNA CARIRI DE HOJE



COLUNA CARIRI DE HOJE
EXPOCRATO2008
A Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados (Expocrato) começa hoje. O destaque deste ano fica com o aumento no setor de negócios. Empresas gigantes do setor agropecuário nacional estarão comercializando no interior do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti. Ainda na Expocrato acontecerá pela primeira vez uma exposição de cães. Instituições financeiras como BNB, BB e Bradesco estarão financiando produtores rurais. Os negócios podem atingir a marca de R$ 50 milhões. No interior do parque, os visitantes terão acesso a uma gigantesca praça de alimentação, parque de diversões, leilão de animais, exposição de cães, palco alternativo para artistas locais e praça do artesanato e do folclore. Um evento que vale à pena conferir de perto.

97 ANOS
O município de Juazeiro do Norte abre hoje as comemorações dos 97 anos de emancipação política. Pela manhã cedo, uma alvorada festiva e às 9 horas, missa de ação de Graças na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no bairro Salesianos. As comemorações terão ainda eventos prestando homenagens a personalidades locais e inaugurações socais feitas pelo prefeito Raimundo Macedo.

BANCÁRIOS
Os bancários preparam campanha salarial. Para debater o assunto ocorreu em Fortaleza, na última semana, uma reunião na Federação dos Bancários do Ceará. O economiário Mário Correia de Oliveira marcou presença no encontro, representando os bancários da Região do Cariri. Mario é funcionário da Caixa Econômica e diretor da Federação. O reajuste salarial está entre os pontos de discordância entre bancários e banqueiros este ano.

CALAZAR
A direção do Centro de Zoonoses de Juazeiro está promovendo uma campanha de combate ao calazar. Equipes estão percorrendo os diversos bairros do município para coletar amostras de sangue em cães, a fim de submeter ao exame. Em caso positivo, o animal será sacrificado em nome da saúde da população, pois o cachorro é o responsável pela transmissão do calazar. Quando o exame dá positivo, o técnico volta à residência para recolher o animal. Nesse trabalho, 12 bairros já foram visitados e cerca de 50 cães eliminados.

MÚSICA
O músico Clayton Barros, do Cordel do Fogo Encantado, ministrou esta semana oficina de gravação de CD para os alunos do projeto Ações Culturais para Povos Rurais, da ONG Verde Vida. Em visita recente ao espaço surgiu a idéia de montar uma apresentação do artista no Cariri, com a finalidade de aproximá-lo dos demais artistas da terra e promover uma celebração da música.

IMPUGNAÇÃO
O prefeito de Campos Sales, Paulo Ney, e o ex-prefeito de Salitre, Francisco Pereira Silva (Neoclides), tiveram suas candidaturas a prefeito das duas cidades impugnadas pelo promotor eleitoral da 38ª Zona Eleitoral, José de Deus Terceiro Pereira Martins. Os dois políticos encontram-se na chamada lista suja do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) por improbidade administrativa. Paulo Ney teve contas desaprovadas nos anos de 1997, 1998 e 1999. Já Neoclides teve contas desaprovadas pelo TCM nos anos de 1997, 1998, 1999, 2000 e 2001. Ainda em Campos Sales foram impugnadas as candidaturas de 13 candidatos a vereador.

MOVIMENTO
A diretoria da Central Única dos Movimentos Comunitários do Crato (Cemac) realiza neste domingo um grande encontro de diretores e entidades filiadas para debater a realização do lançamento do fórum de políticas públicas do Cariri. O evento tem como objetivo ainda orientar a postura dos líderes comunitários com relação ao processo eleitoral.

DENGUE
A Associação de Moradores do Sítio Rosto está realizando trabalho de orientação à comunidade com relação ao combate ao mosquito da dengue. A doença, que atinge cearenses em todas as regiões, precisa do apoio da sociedade para ser debelada.

VACINAÇÃO
Adonias Sobreira, gerente regional da Ematerce, comemorando a vitoriosa campanha no Cariri contra a febre aftosa. Alguns municípios chegaram a atingir 100% de cobertura vacinal.

Nenhum comentário: