Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Breve nota sobre o Diácono Policarpo Rodrigues Filho – por Armando Lopes Rafael


Ao longo da minha vida tenho conhecido pessoas que se tornaram alvos de minha estima e admiração. São tantas! Uma delas é Policarpo Rodrigues Filho, advogado, Diácono Permanente e Chanceler da Diocese de Crato.
A primeira vez que ouvi falar em Policarpo foi através de uma nota da coluna “Cariri”, publicada aos domingos no jornal “O Povo”, de Fortaleza, de responsabilidade do jornalista Tarso Araújo. O ano era 2005 e a nota dizia:

“GENTLEMAN
O professor Policarpo Rodrigues Filho, um dos assessores do reitor da Urca André Herzog, vem recebendo elogios pela educação e lhaneza no trato com as pessoas. Um gentleman, sem nenhuma dúvida. A propósito, o professor Policarpo é sobrinho-neto do primeiro bispo do Crato, dom Quintino Rodrigues, e é, também, diácono permanente da Igreja Católica.”

Naquele mesmo ano comecei a prestar serviços na URCA, na área de comunicação. E pude comprovar o quão acertadamente o colunista do jornal “O Povo” classificara Policarpo Rodrigues Filho. Nascido em Pacatuba, próximo a Fortaleza, filho do ex-prefeito daquela cidade, Poly (assim o tratamos na intimidade) é uma pessoa simples. Nunca o vi perder a calma nem a serenidade mesmo em momentos difíceis.
Na minha curta passagem pela URCA, ficou a certeza de ter convivido com um homem bom, digno, extremamente honesto, leal, intelectualmente bem preparado (Policarpo ocupa a cadeira do seu tio-avô, Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, no Instituto Cultural do Cariri), mas, sobretudo uma pessoa de atitudes equilibradas e um cristão autêntico.
Seminarista por longos anos – sua formação veio do carisma de Dom Bosco, ou seja, dos Salesianos – Poly deixou o seminário antes da ordenação, optando por constituir uma família. Morando em Teresina, o então arcebispo – hoje Cardeal–emérito de Brasília, Dom José Freire Falcão – enxergando em Policarpo qualidades de bom cristão ordenou-o como Diácono Permanente.
(Para quem não sabe: diáconos permanentes são homens casados ou celibatários que, chamados para seguir Jesus Cristo Servidor, recebem o Sacramento da Ordem do Diaconato através da imposição das mãos do Bispo para exercer o tríplice ministério: da Caridade, da Palavra, da Liturgia).
Dias atrás, minha filha caçula casou na Igreja Católica. Para presidir a cerimônia religiosa convidei o Diácono Policarpo. Poucas vezes, na minha vida, ouvi uma prédica tão bem feita, elegante e concatenada. Sai com a sensação de que não poderia ter escolhido melhor celebrante...
E já que iniciei citando uma nota da coluna “Cariri”, de Tarso Araújo, termino citando outra, esta mais recente, publicada também no jornal “O Povo”:

“CORAÇÃO NOVO
O coração andou fazendo susto a duas personalidades da sociedade cratense. O professor da Urca, Jurandy Temóteo, e o chanceler da diocese de Crato, Policarpo Rodrigues Filho, estão se restabelecendo do pós-operatório para implantação de pontes de safena.”

Poly:
Que o Cristo Jesus – a quem você serve com tanta dedicação – permita que seu coração bata por muitos e muitos anos, para dar continuidade ao seu bom trabalho prestado à comunidade cratense, especialmente aos pobres e necessitados.
Um abraço,
Armando

Salada musical

O projeto Salada Musical apresenta uma
mistura de estilos hoje:


LUIZINHO BREGA STAR

BALANÇO DO XOTE

BANDA EPOCH


No Centro Cultural do Araripe, em Crato, hoje, 30 de janeiro,
20 horas, com produção e realização de Tio Bibi e Cia.

Futebol




Taça Libertadores da América

Estreando com uma goleada histórica, o Palmeiras massacrou no Palestra Itália, em São Paulo, a equipe do Real Potosi, da Bolívia. Comandado pelo jovem atacante Keyrrison o Palmeiras praticamente classificou-se para próxima fase da libertadores, podendo perder até com tres gols de diferença, mesmo jogando na altitude da Bolívia.Keirrison duas vezes, Diego Souza, Ceiton Xavier e Edmilson construiram a goleada, descontando pela equipe adversária Rodriguez. Mais de 23 mil pagantes renderam 745 mil reais.

Paulistão

Três partidas finalizaram na noite de ontem (29), a terceira rodada do paulistão 2009. Santos 1 X 1 Mirassol, Portuguesa 1 X 0 Bragantino e Noroeste 0 X 0 Guaratinguetá;

Campeonato Carioca

O Flamengo venceu de virada no Raulino de Oliveira, a equipe do Bangu por 2 X 1.O Friburguense não passou de 0 X 0 com o Mesquita e finalizando a rodada o Botafogo venceu o Macaé por 1 X 0, gol marcado pelo jogador Victor Simões.

Cearense

Fortaleza vai a Maranguape e sai com um empate em 2 X 2 contra o Maranguape. Carlos Alberto e Gerson , marcaram os gols do Maranguape, descontando para o Leão Adaílton e Sílvio. Após a rodada fica assim a classificaçao:

Clubes PG J V E D GP GC SG
1º Maranguape 12 6 3 3 0 14 8 6
2º Ceará 12 6 3 3 0 13 8 5
3º Fortaleza 11 6 3 2 1 10 6 4
4º Ferroviário 11 6 3 2 1 9 8 1
5º Horizonte 10 6 3 1 2 10 7 3
6º Guarany 7 6 1 4 1 7 7 0
7º Itapipoca 6 6 1 3 2 6 12 -6
8º Icasa 4 6 1 1 4 8 9 -1
9º Boa Viagem 4 6 1 1 4 7 11 -4
10º Quixadá 3 6 1 0 5 9 17 -8

colaboração
Amilton Som