Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 5 de março de 2009

120 anos do milagre – por Armando Lopes Rafael


Este 6 de março de 2009 assinalou 120 anos da primeira ocorrência das manifestações verificadas na pequena e humilde capela de Nossa Senhora das Dores – iniciadas em 6 de março de 1889 – e que passaram à história como o “Milagre da Hóstia”. Muitos são os que se aventuram a procurar uma explicação para este fenômeno. Como sempre, alguns beócios levam o acontecimento no deboche, com piadinhas reles. Outros, extáticos, procuram interpretações sobrenaturais. O bom senso – creio eu- – é aguardar o desenrolar dos estudos e interpretações, ora em curso no Vaticano, quando virá o juízo sensato da Igreja Católica. Roma lucuta, causa finita est (Roma falou, a causa acabou).
A mim, particularmente, interessa-me ver o fato pelo lado histórico.
Corria 1889. Ano fatídico. Da queda da monarquia e da proclamação da república. Segundo Amália Xavier de Oliveira: “A pequena povoação de Juazeiro, humilde e desconhecida da maior parte dos brasileiros, situada ao sul do Ceará, contava então com cerca de 80 casas entre casas de tijolo e telha, taipa e telha, taipa e palha de babaçu. Não havia mais de 4 centenas de habitantes, na sua maioria, pobres e pouco letrados. Guiados por um sacerdote zeloso, entregavam-se às fainas agrícolas, nos anos de bom inverno. Aquele ano estava ameaçado de nova calamidade, chegara a época das chuvas e não chuvera”.
Na noite de 5 para 6 de março, mulheres piedosas rezavam – na humilde capelinha construída pelo Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro – pedindo para Deus mandar as chuvas. O Padre Cícero passou à noite atendendo confissões. Entre 04h30min e 05h00min, suspende as confissões e vai dar à comunhão às mulheres. Uma delas, Maria de Araújo, ao receber a comunhão sente a hóstia virar sangue.
O resto desta história é conhecido por todos. Algumas conseqüências desse fato, entretanto, ainda causam espantos, mesmo nestes tempos globalizados. Por exemplo: não foi o Padre Cícero quem deu publicidade ao acontecimento. Quem o divulgou foi o virtuoso monsenhor Francisco Rodrigues Monteiro, vigário de Crato, que veio a pé, em procissão, da aristocrática Cidade Cabeça de Comarca à insignificante “Vila do Joaseiro” – com mais de três mil pessoas – para venerar os paninhos manchados de sangue. Em sermão, monsenhor Monteiro afirmou alto e bom som: “Se eu negar o que vi, ceguem meus olhos”. Pressionado pelo bispo ele, posteriormente, negou. E, registra a história, monsenhor Monteiro morreu cego, comendo com as mãos o alimento do prato, para facilitar o encontrar a própria boca.
O bispo de Fortaleza, Dom Joaquim José Vieira, depois de alguma indecisão nomeou uma comissão, composta pelos mais cultos sacerdotes de Fortaleza – padres Glicério da Costa Lobo e Francisco Antero – para investigar o fenômeno. Padre Glicério tinha seu nome em análise, na Nunciatura Apostólica, para ser nomeado bispo. Pois bem, eles vieram à Vila de Joaseiro, e com o arrimo de um médico idôneo – Dr. Marcos Madeira – ficaram convictos de ali ocorrera um milagre.
Depois disso, Dom Joaquim nomeia uma segunda comissão, que deu parecer contrário a ocorrência de um milagre no episódio da hóstia ensaguentada. Era o que o que o bispo de Fortaleza queria para condenar os supostos milagres e decretar a suspensão das ordens do Padre Cícero. Bom ressaltar que nunca foi publicada excomunhão contra aquele sacerdote como escrevem apressados e mal informados escrevinhadores. O decreto de excomunhão nunca foi oficializado pelo primeiro bispo de Crato – Dom Quintino – que guardou o documento numa gaveta e enviou correspondência ao Vaticano mostrando a inoportunidade dessa medida.
120 anos se passaram. A Igreja não mudou. Também não mudou a herança espiritual do Padre Cícero. Mudaram os tempos. Hoje a própria Igreja Católica busca a solução desse impasse, como, aliás, o próprio Padre Cícero profetizou em várias ocasiões. Resta aguardar o desenlace do caso. O que virá só Deus sabe. Uma coisa, no entanto, é certa: qualquer que seja a decisão do Vaticano, os católicos fiéis a acatarão. Afinal só é católico autêntico aquele que acredita na infabilidade do Papa em assuntos de fé.

Congresso de Vereadoras

Seminário das vereadoras
Embora mais da metade da população brasileira seja constituída por mulheres, as políticas públicas destinadas a esse segmento da população, especialmente as de âmbito local, quando existentes, não garantem o atendimento das demandas e necessidades específicas das mulheres e, de longe, são capazes de promover sua participação cidadã na vida pública.

Prova disso é o fato de que, de acordo com os resultados das eleições municipais de 2008, as mulheres ocupam apenas 12,51% das cadeiras das Câmaras Municipais em todo o pais (TSE), embora representem 51,76% do eleitorado (TSE/outubro de 2008). A preocupação com essa questão fez nascer a iniciativa de realização do I Congresso de Vereadoras do Cariri, aí compreendidos os municípios do Cariri cearense, pernambucano e paraibano, além de outras pessoas interessadas na temática do evento, independente da questão de gênero ou da ocupação de cargo no legislativo municipal. Para mais informações sobre o evento acesso o blog do Instituto Focus (http://institutofocus.blogspot.com) ou entre em contato conosco por e-mail ou telefone: (88) 9953.0610

Esporte: Ceará empata pela Copa do Brasil


Na noite desta quarta-feira(04), Central-PE e Ceará ficaram no empate, sem gols, no Estádio Luiz Lacerda,e em Caruaru, pelo jogo de ida da primeira fase da Copa do Brasil. Os dois times se arriscaram pouco e o resultado retratou o jogo fraco no interior de Pernambuco.

Agora, os times voltam a campo no próximo dia 18, quando jogam no Castelão. O time pernambucano joga pelo empate com gols para ficar com a vaga à segunda fase, enquanto um empate por 0 a 0, leva a decisão para a cobrança de pênaltis. Quem avançar encara o Vasco da Gama, já classificado.

O Jogo
O primeiro tempo os dois times criaram algumas chances, mas a marcação prevaleceu. O Ceará chegou pela primeira vez aos 18 minutos. Edu Sales recebeu na entrada da área, mas chutou por cima do gol. A resposta do Central veio aos 36. Cláudio recebeu bom passe e chutou em direção ao gol, mas a Erivelton salvou o time cearense.

No segundo tempo, os times voltaram com o mesmo ritmo e se exporem muito. Aos 20, Alex Gaibú cobrou falta com categoria, mas o goleiro Davi fez a defesa. Aos 43, Misael recebeu e chutou forte, mas novamente Davi salvou o time da casa.

Copa do Brasil


Ficha Técnica

Central-PE 0 x 0 Ceará

Local: Estádio Luiz Lacerda, em Caruaru-PE
Data: Quarta-feira, 04 de março de 2009
Horário: 16h

Árbitro: José Renato Albuquerque Soares/PB


Central-PE
Davi; Russo, Sidnei, Bebeto e Adeildo; Márcio, Edu Xiquita, Ailton e Danil (Heider); Claúdio (Careca) e Fábio Silva (Gil)
Técnico: Lourival Santos

Ceará
Adilson; Boiadeiro, Fabricio, Erivelton e Fábio Vidal; Michel, Chicão (Alex Gaibú), Fábio Gomes e Geraldo; Edu Sales (Sérgio Alves) e Eanes (Misael)
Técnico: Zé Teodoro

Cartões amarelos: Danilo 24/1T, Bebeto 26/1T e Adeildo 31/1T (Central); Michel 31/1T; Fábio Vidal 33/1T(Ceará)
Cartão vermelho: Fábio Vidal 28/2T(Ceará)

Site Artilheiro

Roda de conversa

O Coletivo Camaradas realizará no dia 26 de março, na Sala de Vídeo da Universidade Regional do Cariri – URCA, uma Roda de Conversa sobre “Arte e Marxismo” que será mediada pelo doutor em Sociologia, Prof. Dr. Roberto Siebra. O objetivo do encontro é aprofundar o conhecimento dos integrantes do Coletivo na teoria desenvolvida por
Karl Marx – O Marxismo e desenvolvida por outros teóricos de diversas áreas do conhecimento. O Marxismo é a compreensão teórica que orienta os trabalhos de analise sobre arte desenvolvidos pelos Camaradas.
O
prof. Dr. Roberto Siebra tem doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e vem ao longo de sua carreira acadêmica ministrando palestras em diversas partes do país e conheceu de perto a experiência socialista do povo cubano, em visita acadêmica em Cuba.

A Roda de Conversa sobre Arte e Marxismo será destinada aos integrantes do Coletivo Camaradas, mas poderá ser aberta para pessoas que desejam ingressar no grupo. Os interessados deverão entrar em contato pelo E-mail: coletivocamaradas@gmail.com

Roda de Conversa sobre Arte e Marxismo
Dia: 26 de março de 2009
Horário: 17 horas
Local: Sala de Vídeo da URCA – Campus Pimenta
Blog: www.coletivocamaradas.blogspot.com
E-mail: coletivocamaradas@gmail.com

Mensagem de R.R. Soares



PROXIMIDADE QUE TRAZ INDIGNIDADE

E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado sarará (Mateus 8.8).

Quanto mais uma pessoa se chega a Deus, mais indigna ela se sente, pois, ao conhecer o Senhor, aprende que a sua justiça é como trapo de imundícia (Isaías 64.6). Aquele centurião – que, provavelmente, durante muito tempo, temia o Todo-Poderoso, orava e dava esmolas e ofertas – declarou-se indigno de receber o Deus eterno debaixo de seu teto. A maioria das pessoas, no entanto, pensa diferente: elas gostariam que Jesus estivesse com elas aonde quer que fossem. Mas como Ele pode caminhar com alguém que vive em pecado?

Aquele que anda distante de Deus não consegue enxergar as próprias falhas; mas, normalmente, vê os erros de todas as pessoas e, se depender dele, essas deveriam ser arrancadas da face da terra. Porém, ao andarmos perto do Altíssimo, conseguimos ver-nos e confessar a nossa indignidade, como, por exemplo, fez o profeta Isaías. Quando viu o Senhor, ele gritou apavorado, dizendo que era um homem de lábios impuros e iria perecer, pois os seus olhos tinham visto o Rei da Glória (Isaías 6.1-5).

Quem se vê como uma pessoa certa, justa e reta precisa conhecer a Verdade (Provérbios 30.12), pois, quando a Luz eterna brilha em nós, descobrimos quão maus e ruins temos sido. Até então, não existiam pessoas melhores do que nós, mas, ao provarmos da misericórdia e da graça de Deus, conseguimos dar o verdadeiro valor aos outros.

O centurião romano era temente a Deus. Ele vivia jejuando, orando, e tudo o que era seu pertencia também aos outros. Por isso, quando pediu a ajuda divina, teve a resposta: o Senhor iria pessoalmente resolver seu problema. Então, surpreso com a decisão de Jesus, ele mostrou o que tinha no coração: a verdadeira fé. Quem, de fato, agrada ao Pai será agradado por Ele. O Todo-Poderoso sempre surpreenderá a pessoa que caminha em Sua luz e confia nEle de todo o coração, mesmo que, às vezes, a decisão dEle seja tão grande, que ela não se sinta merecedora de tal tratamento.

Quantos têm orado e pedido ao Pai que vá com eles para resolver um problema familiar, financeiro, de saúde e tantos outros. Mas de que forma Ele poderia atender a seus pedidos, se eles só vivem olhando para o que não serve, pensando no que é errado e pecando? Dois só andam juntos se houver mútuo acordo (Amós 3.3).

O melhor dessa vida é andar com Deus. Enoque, o sétimo depois de Adão, provou isso. Ele andou com o Altíssimo, e ninguém o viu mais, pois o Senhor para Si o tomou (Gênesis 5.24). Da mesma forma, irmão, esforce-se para cumprir o que a Palavra tem falado ao seu coração. Não se venda ao pecado nem deixe o maligno lhe roubar as grandes surpresas que o Senhor tem para você.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

O Missionário RR Soares estará n oCariri, próximo dia 13 de março, 19 horas, no Elita's Buffet, em Juazeiro do Norte, para um culto.