Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 7 de novembro de 2009

Centro Cultural BNB Cariri: Programação Diária


Dia 07/11, sábado

Atividades Infantis - CRIANÇA E ARTE
14h Bibliotequinha Virtual. 240min.
14h Teatro Infantil: O Mistério do Boi Mansinho. 60min.
15h30 Oficina de Arte e Recreação Educativa. 90min.
16h Teatro Infantil: O Mistério do Boi Mansinho. 60min.
17h Sessão Curumim: Os Piratas que não Fazem Nada. 85min.

Cinema - CURTA MUITO
Local: Crato
19h Centopéia. 8min.


Rua São Pedro, 337 - Centro - Juazeiro do Norte
Fone (88) 3512.2855 - Fax (88) 3511.4582

Aeroporto do Cariri tem projetos da Infraero


Presidente da Infraero, Murilo Barbosa, prefeito Manoel Santana
e deputado José Guimarães discutem ampliação do Aeroporto
de Juazeiro do Norte (Foto: Antônio Vicelmo)

Um dos projetos pretende construir, no prazo de 20 anos, um novo terminal para atender à demanda

O presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), Murilo Marques Barbosa, desembarcou em Juazeiro do Norte, num jato da Força Aérea Brasileira, com o objetivo de discutir com autoridades da região propostas relacionadas ao Plano Diretor do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes.

"O investimento da Infraero na construção e reformas de aeroportos não é um favor, é uma obrigação", disse o presidente da Infraero ao final de uma reunião com políticos, empresários e imprensa, no auditório do Verdes Vales Hotel. O desenvolvimento do Cariri, segundo Murilo Barboza, é reconhecido não somente na região, mas em todo o Brasil, o que justifica este investimento.

A direção da Infraero chegou à região com dois anteprojetos prontos. O primeiro é emergencial, a ser executado em seis meses. O superintendente de Gestão Operacional da Infraero, Marçal Goulart, anunciou que serão construídos módulos móveis no terminal de passageiros e setor de cargas para atender de imediato à demanda regional. Durante a execução da obra não será alterado o funcionamento do aeroporto. A cada etapa de conclusão, os equipamentos serão incorporados à estrutura já existente.

O segundo plano, projetado para 2029, será executado depois de vencidas as barreiras burocráticas e cumpridas as exigências do convênio que será firmado entre a Infraero, o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal. O convênio consiste na construção da infraestrutura necessária ao funcionamento de um aeroporto moderno. Uma delas é a preservação do sítio portuário, que envolve a demolição de casas, meio ambiente, curvas de ruídos.

Para isso, será necessária a participação da bancada cearense no Congresso Nacional, com a alocação de recursos para a execução da obra, que deve fazer parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). O presidente da Infraero lembrou que, até agora, não recebeu, oficialmente, o patrimônio do aeroporto, que está sob a responsabilidade do Estado. Ele espera brevemente voltar a Juazeiro com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, para a assinatura da ordem de serviço das obras.

A vinda do presidente da Infraero a Juazeiro é resultado de uma audiência com a bancada federal cearense, coordenada pelo deputado José Guimarães (PT), que destacou a ampliação do aeroporto como fundamental para o crescente surto de desenvolvimento da região. O posicionamento do parlamentar foi reforçado pelos deputados federais Arnon Bezerra, José Airton, Manoel Salviano e o prefeito de Juazeiro, Manoel Santana.

Crescimento
O Aeroporto de Juazeiro do Norte é um dos que mais crescem em número de passageiros na rede Infraero. No mês de julho registrou 23,9 mil passageiros, apresentando aumento de 73,48% nas operações de embarques e desembarques, em comparação a julho de 2008. O movimento acumulado totaliza 139,3 mil passageiros e já subiu 49,55% em relação ao ano passado. Estima-se que até o fim do ano, 250 mil passageiros tenham utilizado o aeroporto. Os números foram apresentados pelo vice-prefeito de Juazeiro, José Roberto Celestino.

Com base nestes números, Celestino reivindicou a construção de um terminal de passageiros com capacidade para um milhão de pessoas. O terminal atual foi projetado para apenas 50 mil pessoas. Ele defende a construção de uma pista com uma extensão de 2.700 metros que possibilite a operação com aviões Boeing-767-300 e aviões cargueiros que atendam à demanda regional. Celestino argumenta que a Região Metropolitana do Cariri é o principal centro comercial, turístico, industrial e educacional do interior do Nordeste. Ele cita os polos calçadista, as universidades, prestação de serviços e metal mecânico. Somente a Singer, segundo José Roberto, exporta seus produtos para 120 países.

José Roberto Celestino chama a atenção também para o Cariri do futuro. O Geopark Araripe, em fase de implantação, vai incrementar o turismo científico internacional. A Região Metropolitana vai concentrar um maior número de indústrias, prestação de serviços e estabelecimentos comerciais.

Mais Informações:
Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero)
(85) 3477.1150
www.infraero.gov.br

Antônio Vicelmo
Repórter


Fonte: Diário do Nordeste

Divulgado edital para o concurso público da prefeitura de Várzea Alegre

Com a divulgação no último dia 28/10 do edital para realização de mais um concurso público para o preenchimento de vagas na prefeitura de Várzea Alegre, o prefeito da cidade, Zé Helder (PMDB), cumpre o acordo com a Procuradoria do Trabalho, de regularizar a situação das contratações existentes na prefeitura do município, corrigindo falhas cometidas por outros prefeitos.

O concurso terá 289vagas, as inscrições poderão ser efetuadas no CREVA - Clube Recreativo de Várzea Alegre, até o 11 de dezembro do corrente anos, das 8h às 13h. Não haverá inscrições pela internet.

O prefeito Zé Helder (PMDB) disse que a realização do concurso faz parte de um acordo com a Procuradoria do Trabalho, para regulamentar o acesso dos interessados em trabalhar como servidor público municipal, encerrando o apadrinhamento político e o desrespeito à Constituição Federal.

Zé Helder garantiu a lisura do processo seletivo, afirmando que a Serctam, empresa responsável pela realização do concurso, é séria, e que desta forma, todas as pessoas terão oportunidades iguais, bastando apenas aos concorrentes estudar e tirar as melhores notas.

Mais informações no site: www.serctam.com.br

Fonte: Cetama (Via Jornal do Cariri)

Renato Casimiro assume a Fundação Memorial Padre Cícero – por Armando Rafael



A convite do prefeito de Juazeiro do Norte o escritor, memorialista e professor aposentado da UFC, Antônio Renato Soares de Casimiro (foto ao lado ) assumirá na próxima 2ª feira, dia 09, a presidência da Fundação Memorial Padre Cícero (foto abaixo). A escolha de Renato Casimiro repercutiu bem em todo o Cariri. Ele tem pela frente a tarefa de dar continuidade às ações da Fundação Memorial Padre Cícero (instalações biblioteca, salas de exposição, escritórios, auditório, etc.), mas, sobretudo, a dinamização do acervo, a integração do Memorial com o Sistema Estadual de Museus, promoções de eventos, dentre outros.

Desde que se aposentou da UFC, Renato Casimiro – Doutor em Química, historiador, ensaísta e um dos destacados intelectuais de Juazeiro do Norte – já vinha utilizando seu tempo na continuação dos seus conhecimentos numa pequena empresa de consultoria (na área de Biotecnologia e Meio Ambiente) de sua propriedade. Ao lado disso, vinha se dedicando a Juazeiro do Norte, especialmente através das ações da Diocese de Crato, em projeto de preservação da memória histórica (Sesc / Senac / Diocese de Crato / Pref. Municipal de Juazeiro do Norte), bem como as relações com a UFC-Cariri e a Comissão do Centenário da Cidade de Juazeiro do Norte.
Renato Casimiro, uma grande figura humana! Merece toda a admiração.

Texto e Postagem de Armando Lopes Rafael