Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Espetáculo promete ser "estopim" no Crato

Muitas surpresas poderão acontecer na próxima quinta-feira, dia 27, no Espetáculo “Nós, o estopim”. O espetáculo faz parte de uma experiência artística que envolve interação, engajamento e diversão
A arte e vida são duas coisas inseparáveis para o pensamento artístico contemporâneo. A vida às vezes confunde-se com a arte e vice-versa, foi a partir desse conceito que surgiu a idéia de montar o espetáculo “Nós, o estopim” que será apresentado em exibição única na próxima quinta-feira, dia 27, a partir das 19 horas, no Sesc Crato.

“Nós, o estopim” é um espetáculo contemporâneo, engajado e interativo que levanta temas polêmicos e atuais, além de reunir o popular e a cultura de massa, através de várias linguagens artísticas, como vídeo, teatro, música, dança, performance e poesia.

O Espetáculo tem um elenco de cerca de 50 de pessoas a maioria são alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio Gov. Adauto Bezerra que há cerca de dois meses vem se preparando através de ensaios e oficinas com artistas ligados ao Coletivo Camaradas.

Durante o espetáculo serão recitadas poesias de cunho social de Cacá Araújo, Rosemberg Cariry, Patativa do Assaré, Salete Maria, Geraldo Gonçalves e Alexandre Lucas.

A aluna do Polivalente, Waleska Lima ressalta que essa é uma forma nova e diferente de abordar a arte. “Estou aprendendo que arte envolve muita reflexão sobre a sociedade”, diz aluna.

A aluna Jessíca Evandra que participa do elenco destaca que a forma do espetáculo trabalhar a questão da mulher é dignificante. Ela acredita que o “Estopim” será impactante.

Já o estudante Eduardo Lima diz que será um desafio e cita que essa será uma oportunidade para quem nunca foi ao Teatro. “Eu nunca vi algo desse tipo. É diferente de tudo que já vi”, enfatiza.



O espetáculo faz parte do projeto desenvolvido pelo Sesc denominado Performance Poética que visa divulgar os trabalhos de poetas da região do Cariri.



A família Patativa estará no espetáculo



O poeta que deixou uma grande contribuição para a poesia engajada no país Antônio Gonçalves da Silva o Patativa do Assaré será uma das figuras lembradas no espetáculo. A filha do poeta Geraldo Gonçalves e sobrinha do Patativa do Assaré, Poliana Gonçalves destaca que sente-se privilegiada em poder contribuir com a difusão do trabalho poético da sua família. Ela enfatiza que o espetáculo é algo provocativo e tem uma preocupação social em todo o seu processo. "Patativa deve está aplaudindo com seus versos esse trabalho"

O CRATO, A COPA, AS ELEIÇÕES... – Por Jorge Carvalho

O ano em curso apresenta outra vez a realização de mais uma Copa do Mundo de Futebol Association e eleições no Brasil. A nossa cidade, como todas as outras do nosso país viverá esses dois momentos com grande expectativa. No primeiro caso (a copa) deveremos observar em cada cratense o sentimento cívico (assim espero) pela seleção e não o lado ufanista. Que as cores azul, verde, branca e amarela sejam vistas e respeitadas como símbolo nacional, sejam o retrato de um país geograficamente imenso, de belezas sem igual e, também é importante que os problemas (que são muitos) sejam vistos com a esperança de serem solucionados pelos futuros gestores, tanto em nível de Presidência da República como em se tratando de governos estaduais e assembleias estaduais. Bandeiras, camisas, adesivos... vão colorir o município e cada gol marcado pela seleção canarinho o entusiasmo contagiará cada cratense. No segundo momento (eleições) a realidade é bem outra. A responsabilidade em ir a urna para sufragar o seu voto é enorme. É um momento decisivo para dias próximos e futuros. Haveremos de eleger o Presidente da República, o governador do estado, deputados estaduais e federais e senadores. O atual governo do estado (provavelmente reeleito) “trouxe” até a nossa cidade o Centro de Convenções do Cariri, breve funcionando. Uma escola profissionalizante (Bairro São Miguel), a sede própria do Geopark Araripe e a Residência Universitária. Asfalto (recuperado) da estrada Crato-Lameiro, Crato-Granjeiro, Crato-Arajara - iniciativas do próprio senhor governador, compra da reserva ecológica do sítio fundão, desvio do Bairro Batateiras, são essas as realizações do atual governo estadual em nosso município. Na gestão anterior (Sr. Lucio Alcântara) o Crato obteve a construção do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), reforma e revitalização do espaço que abriga a antiga estação ferroviária, cobertura da quadra bicentenário. Em resumo são esses os melhoramentos chegados ao nosso município nos dois últimos governos estaduais. Todas de iniciativas tanto do senhor Lucia Alcântara, como do senhor Cid Gomes. Sem uma única voz, tanto na Assembleia Legislativa do nosso estado, como na Câmara Federal, penso ser de grande tamanho o que o nosso município recebeu. Precisamos demais, muito mais. Encerrando meu comentário afirmo que, após a brilhante atuação do ex-prefeito Dr. Raimundo Bezerra na Assembleia Legislativa e Câmara Federal o nosso município ficou órfão de uma voz, firme, coerente e séria nas duas casas legislativas.

Jorge Carvalho / Maio 2010

AQUIETA-TE E SAI BABA: TU ÉS DEUS – NÓS SOMOS DEUSES DE VERDADE!



Imagine um dia em que todos os homens e mulheres reconhecerem que fazem parte de um Grande Propósito Cósmico, de uma Única Verdade Cósmica e de um Fantástico Projeto Cósmico. Nesse dia, as guerras cessarão, as diferenças religiosas e ideológicas desaparecerão e o ser humano finalmente se perceberá participando de um maravilhoso Processo de Criação Cósmica. E assim nesse dia todos se abraçarão e pedirão perdão pelo passado de injustiças, calúnias, conflitos, vinganças, ofensas e ataques ao outro irmão. Sinto a clareza da minha convicção de que esse dia chegará. E assim nos aquietaremos e unidos pelas consciências esclarecidas de quem somos nós agradeceremos ao Criador e choraremos copiosamente (como eu fiz um dia!) por termos nos iluminado de sabedoria Dele. Então, um novo dia surgirá de evolução amorosa e nunca mais nos desentenderemos porque a intuição Dele agirá em cada um guiando-nos para o caminho da eternidade onde só existe Vida Feliz.

Nesse momento, sentiremos porque foi importante termos primeiro passado pelo que passamos com doenças, sofrimentos, incertezas, angustias e crises psicológicas. As palavras dos homens e mulheres (santos, profetas, filósofos, cientistas, místicos etc.) que haviam compreendido o significado transcendental da existência humana farão sentido e ganharão uma interpretação renovada. Seremos verdadeiramente sábios de fato – incontestável! O conhece-te a ti mesmo deixará de ser uma mera afirmação filosófica e será a nossa base de autoconhecimento e sucesso espiritual. Viveremos o paraíso na Terra. E com certeza alcançaremos a dimensão supra-humana Dele.
O nosso espelho será a nossa própria consciência evoluída! O trabalho ganhará um novo sentido: realização espiritual. E o silêncio interior terá vez e voz em nós. Seremos Uno e nunca mais servidores partidos em políticas, ciências, religiões, classes, raças, nações e cores. A nossa bandeira será o AMOR CÓSMICO! E o significado de sucesso será a felicidade manifestada nos chakras do “coração”. E saberemos com certeza a Origem do Universo e o Princípio da Vida. E todas as formas de saber se convergirão para um único ponto: a Sabedoria do Amor!

Acredite se quiser: Todos são Deuses de Verdade – lá no fundo da alma, na fronteira entre a alma humana e o Espírito Divino! Eu sou testemunha desse acontecimento fabuloso. E sejam Felizes e Alegres – repletos de Verdade – para sempre. A Verdade Cósmica liberta e nos nutre com AMOR DELE!

Bernardo Melgaço da Silva
Professor e Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Ciência, Espiritualidade e Filosofia – NECEF – Departamento de Ciências Sociais – Universidade Regional do Cariri (URCA) - Ceará

Os liberais estão perdidos! - por José do Vale Pinheiro Feitosa

Quando Maílson da Nóbrega, economista e ex-ministro da Fazenda, diz alguma coisa o mais certo é ler seu texto com cuidado e respeito. Afinal ele vive muito bem por força do seu trabalho de consultoria a bancos e empresas. Portanto se querem a consultoria deste “mestre” e pagam regiamente é que ele tem coisas importantes a dizer.

Nesta semana, o Professor Armando Rafael publicou num dos blogs da região, um artigo do Mailson. Normalmente estes textos são reproduzidos com o viés ideológico de um debate que efetivamente ocorre, especialmente agora, ano eleitoral. Aliás, o blog em que foi publicado o texto do Mailson, se torna, cada vez mais um blog da rede do PSDB na campanha pró-Serra.

Acontece que neste artigo do Mailson ele se apequena, apenas se cuida em trocar farpas com a esquerda e nitidamente se encontra perdido. Como, aliás, a maior parte dos economistas e das pessoas em geral. A crise continua, a Europa se encontra a perigo, os EUA parecem de manhã renascer e entardece com uma melancolia de fim de mundo. O vigoroso capitalismo japonês se eclipsou no oriente, ninguém ouve mais a não ser lamúrias.

Se o Mailson fosse um velho bolchevista vendo o fim da URSS, não analisaria de modo diferente o que ocorre à sua frente e muito além da sua compreensão. Acontece que não adiante usar a “gracinha” do trenzinho do Corcovado, quem à esquerda do Mailson vestir a carapuça, pode sentar-se ao lado do ex-ministro, não muito brilhante, e, também, chorar. A situação não se encontra bem e sabem o motivo?

Tudo bem salvaram os bancos, não promoveram o protecionismo e desequilibraram os orçamentos. E agora, quem paga a conta das três medidas? Não era mesmo dos liberais a frase de que “não há almoço de graça”? Alguém terá de pagar. Os trabalhadores de modo geral já estão no sacrifício. As famílias com dívidas altas e redução de renda. Sem as famílias o consumo cai e a economia? Recessão. Mais arrocho, que agora o estilo “stalinista” de camuflar, chama de “Ajuste Fiscal” e tudo é puro nervosismo.

Ninguém nesta grei do Mailson diz coisa com coisa. Os governos socialistas da Europa vão pagar uma conta amarga. Na Grécia e na Espanha serão eles a exigir o estômago da população. Mas os conservadores não têm a varinha mágica da solução da crise e também pagarão caro. Hoje as bordunas brandem para a cabeça da Angela Merkel. O nervosismo sincero dela neste dias deixou os “mercados nervosos”.

Aliás, um dos obstáculos dos assemelhados ao Mailson da Nóbrega foi ter “personalizado” o mercado. Do mesmo modo que os antigos fizeram Deus à imagem e semelhança dos homens (sei que inverto, mas olhem os afrescos da Capela Sistina). Ora substituíram economia e classes sociais pela imagem de um burguês pançudo, mal humorado e desconfiado com quem quer mais. Resultado: perderam a capacidade de enxergar além da companhia deste senhor bem de vida e muito apegado aos seus bens e valores.

Esta gente aí está muito parecida com a corte de Luis XV, têm a sensibilidade para as mudanças do clero francês às vésperas da Revolução ou dos aristocratas de província olhando para as suas glebas e os camponeses famintos a rodeá-las.

A questão é que não se trata, simplesmente, de ondas de esquerda ou direita nos sistemas eleitorais, o centro mesmo é a crise do sistema que produz, distribui e consome. E as pessoas estão sofrendo.

Pensamento para o Dia 20/05/2010


“A consciência (Chittha) deve ser primeiro removida do mundo objetivo e direcionada para o interior, em direção à consciência do Ser Eterno, o Atma. As sementes podem germinar rapidamente somente quando plantadas em uma terra bem arada. Do mesmo modo, a semente do Auto-Conhecimento (Vidya Átmico) pode brotar no campo do coração somente se ele passar pelo processo necessário de refinamento (Samskaras).”
Sathya Sai Baba