Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Os liberais estão perdidos! - por José do Vale Pinheiro Feitosa

Quando Maílson da Nóbrega, economista e ex-ministro da Fazenda, diz alguma coisa o mais certo é ler seu texto com cuidado e respeito. Afinal ele vive muito bem por força do seu trabalho de consultoria a bancos e empresas. Portanto se querem a consultoria deste “mestre” e pagam regiamente é que ele tem coisas importantes a dizer.

Nesta semana, o Professor Armando Rafael publicou num dos blogs da região, um artigo do Mailson. Normalmente estes textos são reproduzidos com o viés ideológico de um debate que efetivamente ocorre, especialmente agora, ano eleitoral. Aliás, o blog em que foi publicado o texto do Mailson, se torna, cada vez mais um blog da rede do PSDB na campanha pró-Serra.

Acontece que neste artigo do Mailson ele se apequena, apenas se cuida em trocar farpas com a esquerda e nitidamente se encontra perdido. Como, aliás, a maior parte dos economistas e das pessoas em geral. A crise continua, a Europa se encontra a perigo, os EUA parecem de manhã renascer e entardece com uma melancolia de fim de mundo. O vigoroso capitalismo japonês se eclipsou no oriente, ninguém ouve mais a não ser lamúrias.

Se o Mailson fosse um velho bolchevista vendo o fim da URSS, não analisaria de modo diferente o que ocorre à sua frente e muito além da sua compreensão. Acontece que não adiante usar a “gracinha” do trenzinho do Corcovado, quem à esquerda do Mailson vestir a carapuça, pode sentar-se ao lado do ex-ministro, não muito brilhante, e, também, chorar. A situação não se encontra bem e sabem o motivo?

Tudo bem salvaram os bancos, não promoveram o protecionismo e desequilibraram os orçamentos. E agora, quem paga a conta das três medidas? Não era mesmo dos liberais a frase de que “não há almoço de graça”? Alguém terá de pagar. Os trabalhadores de modo geral já estão no sacrifício. As famílias com dívidas altas e redução de renda. Sem as famílias o consumo cai e a economia? Recessão. Mais arrocho, que agora o estilo “stalinista” de camuflar, chama de “Ajuste Fiscal” e tudo é puro nervosismo.

Ninguém nesta grei do Mailson diz coisa com coisa. Os governos socialistas da Europa vão pagar uma conta amarga. Na Grécia e na Espanha serão eles a exigir o estômago da população. Mas os conservadores não têm a varinha mágica da solução da crise e também pagarão caro. Hoje as bordunas brandem para a cabeça da Angela Merkel. O nervosismo sincero dela neste dias deixou os “mercados nervosos”.

Aliás, um dos obstáculos dos assemelhados ao Mailson da Nóbrega foi ter “personalizado” o mercado. Do mesmo modo que os antigos fizeram Deus à imagem e semelhança dos homens (sei que inverto, mas olhem os afrescos da Capela Sistina). Ora substituíram economia e classes sociais pela imagem de um burguês pançudo, mal humorado e desconfiado com quem quer mais. Resultado: perderam a capacidade de enxergar além da companhia deste senhor bem de vida e muito apegado aos seus bens e valores.

Esta gente aí está muito parecida com a corte de Luis XV, têm a sensibilidade para as mudanças do clero francês às vésperas da Revolução ou dos aristocratas de província olhando para as suas glebas e os camponeses famintos a rodeá-las.

A questão é que não se trata, simplesmente, de ondas de esquerda ou direita nos sistemas eleitorais, o centro mesmo é a crise do sistema que produz, distribui e consome. E as pessoas estão sofrendo.

Nenhum comentário: