Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Aliados cobram, mas Cid Gomes continua fora dos palanques

Os aliados andam impacientes, mas o Governador Cid Gomes (PSB), passados os primeiros 40 dias da campanha eleitoral, ainda não subiu em nenhum palanque dos candidatos aliados ao Governo do Estado na Região do Cariri. O distanciamento é uma estratégia para evitar desgastes. Nos 32 Municípios do Cariri, a exemplo do que acontece na maioria das cidades do Ceará, Cid tem aliados na corrida pelas Prefeituras. Em algumas cidades, dois adversários disputam a companhia do governador. E, nessas cidades, Cid Gomes dificilmente irá se envolver, como acontece nesse momento no Crato (veja matéria nesta página).

A postura de Cid Gomes na tentativa de evitar conflitos na base aliada retrata a linha de atuação do seu Governo na relação com a Assembléia Legislativa. Dos 46 deputados estaduais, apenas dois - Heitor Férrer (PDT) e Adhail Barreto (PR), fazem oposição à administração estadual. Cid agrada todos os demais 44 parlamentares, articulando ações com os seus líderes na Assembléia Legislativa para evitar conflitos. As insatisfações que ameaçam aflorar são debeladas com o papel de bombeiro exercido pelos aliados mais próximos ao Palácio Iracema. E, assim, o Governo procura, também, estender essa estratégia de atuação política no momento em que a campanha eleitoral começa a ficar mais acirrada nos Municípios do Interior.

Com um olho na tela do computador e o outro grudado nos gráficos das pesquisas que, diariamente, chegam às suas mãos, Cid Gomes analisa o quadro eleitoral em cada Município e, especialmente, nos maiores colégios eleitorais. A tendência favorável dos números ao Governo o levará ao palanque dos candidatos aliados com mais chances de conquistaram o poder. Se nesse momento, o quadro é de indefinição em muitas cidades, Cid recorre ao sentimento da prudência para não se envolver. E isso acontece, atualmente, na disputa pelas Prefeituras das duas maiores cidades do Cariri - Juazeiro do Norte e Crato.

A agenda de Cid Gomes tem datas para comícios e eventos de candidatos aliados na Região do Cariri. Mas, por enquanto, a agenda não se tornou pública, como também, não vazou a relação de cidades e candidatos que terão o governador nessa campanha eleitoral. A presença de Cid Gomes é bem disputada porque, de acordo com as pesquisas de opinião pública, os eleitores consideram que os prefeitos aliados ao Governo terão mais chances de conseguir obras e recursos para os seus municípios. É uma imagem bem disputada, embora Cid Gomes seja hoje a quarta liderança política do Ceará que mais transfere votos. Em primeiro lugar, entre os políticos que mais votos dão aos aliados, está o presidente Luis Inácio Lula da Silva, seguido pelo senador Tasso Jereissati (PSDB) e pelo ex-governador e deputado federal Ciro Gomes (PSB).

Matéria publicada na edição de hoje, 12/08/2008, do Jornal do Cariri.

O CRESCIMENTO EXPONENCIAL DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO CARIRI

A posição estratégica da região do Cariri a transforma num importante pólo comercial do Nordeste, com forte desenvolvimento cultural, educacional, turístico, religioso e industrial, sendo este último motivado pela instalação de novas empresas que são estimuladas por programas ou benefícios fiscais (redução da carga tributária) proposta pelo governo.
Tanto a interiorização industrial quanto a implantação de um pólo universitário, aliado à inserção do Cariri na economia globalizada, são fatores que têm favorecido o crescimento da construção civil nessa abençoada região, uma vez que, com o aumento da população, ocorre o aumento pela procura de imóveis e a necessidade de se expandir os serviços e os equipamentos públicos.
No que diz respeito ao crescimento, o mercado imobiliário do Cariri já sofreu um “boom”, principalmente por conta das diversas opções de crédito (Caixa Econômica Federal, Bradesco, HSBC, Poupex – Banco do Brasil e diversas companhias de consórcios imobiliários). Outro fator é o aumento do prazo dos financiamentos (até 30 anos) e o aumento da renda da população, que já é um reflexo deste crescimento exponencial verificado na região.
A verticalização das edificações já começa a mostrar que veio para ficar. São prédios de luxos, com alto padrão de qualidade e com excelente partido urbanístico. Condomínios fechados de alto nível estão sendo construídos em várias partes da cidade. Foi criada a primeira Associação dos Construtores do Cariri - ACC e recentemente foi realizado na região o 1° Feirão de Imóveis, promovido pela Caixa Econômica Federal, e, na oportunidade, foi empossada a 1ª Diretoria do Sinduscon (Sindicado da Indústria da Construção Civil) na cidade de Juazeiro do Norte. No que tange à formação profissional, contamos com três instituições de ensino superior que formam profissionais para atuar no segmento da construção civil, sendo o mais antigo o curso de Tecnólogo da Construção Civil da URCA, que atua na região desde 1976, seguido pelo Curso de Produção Civil do CEFET e mais recentemente pelo Curso de Engenharia Civil da UFC.
O processo de transformação que a região vem experimentando já é realidade, mas é necessário alertar que os desafios a serem vencidos são grandes. Portanto, é necessário que o setor da construção civil continue encetando ações como as descritas acima para que o padrão de produtividade e qualidade das construções seja aumentado, desmistificando a visão da sociedade de que o setor da construção civil é depositário de mão-de-obra desqualificada e de produção artesanal.
Mas somente isto não é suficiente. Paralelamente às ações da iniciativa privada é necessário que o poder público aja, melhorando a sua atuação no tocante ao cumprimento da legislação (Código de Obras e Postura e Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo), garantindo uma ocupação de forma ordenada, bem como, buscando investimentos para serem aplicados na construção de equipamentos urbanos e infra-estrutura básica, dando condições da cidade se expandir de forma equilibrada e sem agredir o meio-ambiente.

Jefferson Luiz Alves Marinho
Professor e Coordenador do Curso de Construção Civil da URCA

SOCIEDADE EM FOCO



Memória Resgatada
O escritor juazeirense Renato Casimiro está organizando um livro para comemorar o centenário de nascimento do empresário Antonio Corrêa Celestino, que teve destacada participação na vida sócio-econômico de Juazeiro do Norte. A obra deverá ficar pronta para a data do centenário, 07 de dezembro de 2008. No livro constarão depoimentos dos quatro filhos do homenageado, notas autobiográficas e um depoimento do historiador Armando Lopes Rafael, que foi grande amigo de Celestino. A introdução ficou a cargo de Renato Casimiro.

Exemplo a ser seguido
O Colégio Moreira de Sousa (antiga Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte) inaugurou a sala de memória do educandário. Ali estão expostos: modelos de fardas usadas pelos alunos, jornais editados pela escola, livros de atas, galeria de fotos, quadros dos concluintes, fotografias de grandes eventos ali realizados, dentre outros. Planeja-se, agora, transformou outra sala num pequeno memorial do Monsenhor Murilo de Sá Barreto que por mais de 30 anos ali foi professor.

Fé do povo
A tradicional missa celebrada todo dia 20 pela alma do Padre Cícero já chegou a Crato. Ela acontece na igreja da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, do bairro Seminário, cujo pároco é o Padre Sebastião Bandeira. Centenas de pessoas vêm participando da solenidade religiosa em memória do mais ilustre filho da Princesa do Cariri.

Dom Fernando
No próximo dia 23 de agosto, Dom Fernando Panico ordenará, na Catedral de Nossa Senhora da Penha, em Crato, 7 novos padres caririenses. Seis são sacerdotes diocesanos e um é religioso pertencente à Congregação dos Servos de Jesus, que tem a sede na cidade de Campos Sales.

Centro de Convenções I
O Crato aguarda o início da construção do Centro de Convenções do Cariri. A previsão é que isso ocorra nos primeiros meses de 2009. Será o maior investimento feito pelo governo do Ceará na Cidade de Frei Carlos nos últimos 25 anos. Esse centro será um equipamento polarizador regional que contemplará diversas atividades culturais e sociais tais como seminários, cursos profissionalizantes, exposições feiras, teatro, dentre outras.

Centro de Convenções II
O Centro de Convenções do Cariri será construído às margens da estrada Crato – Juazeiro, no bairro Muriti, próximo a projetada Cidade Universitária Reitor Antônio Martins Filho – num terreno de aproximadamente 20 mil m2 – e ficará distante a 5 km do centro da cidade e a 10 km do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte. Sua estrutura contará com aproximadamente 4 mil m2, abrigando dentre seus principais ambientes, espaço para oficinas, um teatro com capacidade para 1.000 (mil) pessoas, quatro auditórios com capacidade para 250 (duzentos e cinqüenta) pessoas cada, uma sala multiuso com flexibilidade de layout, além de um restaurante.

Made in Ceará
O Governo do Ceará acaba de publicar um belíssimo livro: “The UNESCO Araripe Geopark”. A obra – escrita em inglês por André Herzog, Alexandre Sales e Gero Hillmer – foi editada em papel couché com muitas fotos coloridas. A apresentação foi feita pelo governador Cid Gomes. Exemplares dessa edição limitada foram distribuídos durante a 3ª Conferência Internacional de Geoparks, realizada em junho deste ano em Osnabrück, na Alemanha. Durante a conferência a delegação do Governo do Ceará distribuiu, também, excelentes folders informativos sobre o Geopark Araripe, o pioneiro do continente americano e do Hemisfério Sul. Na última página do livro os autores fazem um agradecimento a todos que colaboraram para a implantação do Geopark Araripe.

Basílica-Santuário
No próximo dia 15 de setembro, durante missa solene, será feita a leitura do Decreto do Papa Bento XVI concedendo ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Dores de Juazeiro do Norte o título de Basílica Menor. Entre as igrejas católicas – espalhadas pelo mundo – algumas são distinguidas pelo Vaticano com esse título, o que permite um vínculo particular com o Papa e a Diocese de Roma. Geralmente são santuários importantes de peregrinação. Este é o caso do templo juazeirense que teve início numa humilde capelinha construída pelo Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro em 1827. Por orientação de Dom Fernando Panico a Basílica Menor de Juazeiro do Norte poderá ser citada abreviadamente: “Basílica-Santuário de Nossa Senhora das Dores”.

Pesquisa
A Universidade Federal do Ceará vai realizar de 14 a 16 de agosto, em Juazeiro do Norte, o II Programa Especial em Ética na Pesquisa. O evento tem como pano de fundo a construção do conhecimento proporcionando espaços para o debate plural sobre pesquisa, divulgação de trabalhos em suas múltiplas interfaces e troca de saberes.

Retorno
Jorge Emicles e Reno Feitosa retornando à terrinha após 30 dias na Argentina. Destaque: os dois estão fazendo doutorado e são professore sdo curso de Direito da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Velinhas
Aniversariando no próximo dia 12, o radialista Lucion Oliveira, que já foi editor e repórter do JC. Atualmente comanda o Jornal da Princesa, na Rádio Princesa FM, na cidade de Crato.

Drops
– O escritor Emerson Monteiro tomará posse, no próximo dia 14 de setembro, na Academia Lavrense de Letras. Lavras da Mangabeira é berço natal de Emerson e de outras pessoas que se distinguiram nas atividades culturais (...)
– Raimundo Bezerra Filho e Daniela terão em breve novo endereço: Condomínio Babaçu, no bairro Granjeiro, em Crato (...)
– As bandeiras do Brasil, do Ceará e da Urca – que são hasteadas diariamente na reitoria – estão queimadas pelo sol, gastas pelo uso prolongado e sem cores. Aliás, o uso da bandeira do Brasil é regulado pela Lei nº. 5.700, de 1º de setembro de 1971 (alterada pela Lei nº. 8. 421 de 11 de maio de 1992) que recomenda a incineração quando o pavilhão não estiver em bom estado de conservação (...)
- Deputado Ely Aguiar comprando terrenos no bairros São José e Muriti. De olho no crescimento destas duas importantes comunidades de Crato e Juazeiro.

Coluna Sociedade em Foco, publicada na edição de hoje, 12/08/2008, do Jornal do Cariri.



Os "fichas" suja

Adísia Sá


Assisti, mais uma vez, a sessão do Supremo Tribunal Federal e, como sempre, lamentei que poucos se dêem a prazer intelectual de tal qualidade, ouvindo o que os Ministros apresentam, debatem e decidem. No caso, o tema, instigante e oportuno: o registro de candidatos a cargos eletivos presentes no que se popularizou de "fichas sujas."

Encantou-me a tese: "nem inocentes nem culpados : acusados, sim." Como se estivessem - permitam-me usar a figura - no "purgatório"- ou seja, aguardando o julgamento final que decidirá o seu destino "eterno": inferno ou céu... Noutras palavras: absolvição ou condenação. Até então, permanecem com seus direitos políticos garantidos, inclusive o de ser votados.

Os Ministros se debruçaram - à exaustão - no tema mais nevrálgico, no meu entender: a vida pregressa do candidato ou seja, o seu passado. No julgamento dos processos essa página não poderia nem deveria ser olvidada: a pessoa não é apenas um instante , é toda uma existência - ontem, hoje, amanhã. O ontem diz do que fez - o seu procedimento, as suas ações , o seu "curriculum" - com ênfase no passado. O julgador não pode ignorar esse ponto.

Quanto à falha - colocada no rol das "fichas sujas" - pode ter sido ocasional, uma falha de entendimento, um erro no preenchimento de tal e tal relatório.

Pelo que ouvi dos Ministros, um ponto solto na vida de um cidadão vai (pode) marcar, manchar - não apenas o seu hoje, mas o seu amanhã, incluindo, também, familiares... - sem que tenha sido (ele) julgado à exaustão, ou seja, pelas últimas instâncias legais ? Onde a presunção de inocência, tão veementemente defendida pela maioria do pleno do STF ? Onde a figura jurídica criada - pelo que ouvi - pelos italianos: nem inocente, nem culpado...

Acusado, sim ?

Ouvi críticas à Imprensa pelo emprego de expressões que, no entender de alguns Ministros, seriam de condenação a priori do "acusado", como essas que tomam conta de nossos veículos de comunicação: "fichas sujas". Na minha visão a Imprensa , mesmo titulando disto e daquilo a lista que o Ministério Público tornou pública, nada mais fez do que cumprir com a sua função de informar aos seus públicos, como agora faz ao por em manchete a decisão do Supremo... Ao final , a última palavra caberá ao cidadão - e nada se lhe foi negado...

Adísia Sá - Jornalista