Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Aliados cobram, mas Cid Gomes continua fora dos palanques

Os aliados andam impacientes, mas o Governador Cid Gomes (PSB), passados os primeiros 40 dias da campanha eleitoral, ainda não subiu em nenhum palanque dos candidatos aliados ao Governo do Estado na Região do Cariri. O distanciamento é uma estratégia para evitar desgastes. Nos 32 Municípios do Cariri, a exemplo do que acontece na maioria das cidades do Ceará, Cid tem aliados na corrida pelas Prefeituras. Em algumas cidades, dois adversários disputam a companhia do governador. E, nessas cidades, Cid Gomes dificilmente irá se envolver, como acontece nesse momento no Crato (veja matéria nesta página).

A postura de Cid Gomes na tentativa de evitar conflitos na base aliada retrata a linha de atuação do seu Governo na relação com a Assembléia Legislativa. Dos 46 deputados estaduais, apenas dois - Heitor Férrer (PDT) e Adhail Barreto (PR), fazem oposição à administração estadual. Cid agrada todos os demais 44 parlamentares, articulando ações com os seus líderes na Assembléia Legislativa para evitar conflitos. As insatisfações que ameaçam aflorar são debeladas com o papel de bombeiro exercido pelos aliados mais próximos ao Palácio Iracema. E, assim, o Governo procura, também, estender essa estratégia de atuação política no momento em que a campanha eleitoral começa a ficar mais acirrada nos Municípios do Interior.

Com um olho na tela do computador e o outro grudado nos gráficos das pesquisas que, diariamente, chegam às suas mãos, Cid Gomes analisa o quadro eleitoral em cada Município e, especialmente, nos maiores colégios eleitorais. A tendência favorável dos números ao Governo o levará ao palanque dos candidatos aliados com mais chances de conquistaram o poder. Se nesse momento, o quadro é de indefinição em muitas cidades, Cid recorre ao sentimento da prudência para não se envolver. E isso acontece, atualmente, na disputa pelas Prefeituras das duas maiores cidades do Cariri - Juazeiro do Norte e Crato.

A agenda de Cid Gomes tem datas para comícios e eventos de candidatos aliados na Região do Cariri. Mas, por enquanto, a agenda não se tornou pública, como também, não vazou a relação de cidades e candidatos que terão o governador nessa campanha eleitoral. A presença de Cid Gomes é bem disputada porque, de acordo com as pesquisas de opinião pública, os eleitores consideram que os prefeitos aliados ao Governo terão mais chances de conseguir obras e recursos para os seus municípios. É uma imagem bem disputada, embora Cid Gomes seja hoje a quarta liderança política do Ceará que mais transfere votos. Em primeiro lugar, entre os políticos que mais votos dão aos aliados, está o presidente Luis Inácio Lula da Silva, seguido pelo senador Tasso Jereissati (PSDB) e pelo ex-governador e deputado federal Ciro Gomes (PSB).

Matéria publicada na edição de hoje, 12/08/2008, do Jornal do Cariri.

Nenhum comentário: