Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 12 de agosto de 2008

SOCIEDADE EM FOCO



Memória Resgatada
O escritor juazeirense Renato Casimiro está organizando um livro para comemorar o centenário de nascimento do empresário Antonio Corrêa Celestino, que teve destacada participação na vida sócio-econômico de Juazeiro do Norte. A obra deverá ficar pronta para a data do centenário, 07 de dezembro de 2008. No livro constarão depoimentos dos quatro filhos do homenageado, notas autobiográficas e um depoimento do historiador Armando Lopes Rafael, que foi grande amigo de Celestino. A introdução ficou a cargo de Renato Casimiro.

Exemplo a ser seguido
O Colégio Moreira de Sousa (antiga Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte) inaugurou a sala de memória do educandário. Ali estão expostos: modelos de fardas usadas pelos alunos, jornais editados pela escola, livros de atas, galeria de fotos, quadros dos concluintes, fotografias de grandes eventos ali realizados, dentre outros. Planeja-se, agora, transformou outra sala num pequeno memorial do Monsenhor Murilo de Sá Barreto que por mais de 30 anos ali foi professor.

Fé do povo
A tradicional missa celebrada todo dia 20 pela alma do Padre Cícero já chegou a Crato. Ela acontece na igreja da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, do bairro Seminário, cujo pároco é o Padre Sebastião Bandeira. Centenas de pessoas vêm participando da solenidade religiosa em memória do mais ilustre filho da Princesa do Cariri.

Dom Fernando
No próximo dia 23 de agosto, Dom Fernando Panico ordenará, na Catedral de Nossa Senhora da Penha, em Crato, 7 novos padres caririenses. Seis são sacerdotes diocesanos e um é religioso pertencente à Congregação dos Servos de Jesus, que tem a sede na cidade de Campos Sales.

Centro de Convenções I
O Crato aguarda o início da construção do Centro de Convenções do Cariri. A previsão é que isso ocorra nos primeiros meses de 2009. Será o maior investimento feito pelo governo do Ceará na Cidade de Frei Carlos nos últimos 25 anos. Esse centro será um equipamento polarizador regional que contemplará diversas atividades culturais e sociais tais como seminários, cursos profissionalizantes, exposições feiras, teatro, dentre outras.

Centro de Convenções II
O Centro de Convenções do Cariri será construído às margens da estrada Crato – Juazeiro, no bairro Muriti, próximo a projetada Cidade Universitária Reitor Antônio Martins Filho – num terreno de aproximadamente 20 mil m2 – e ficará distante a 5 km do centro da cidade e a 10 km do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte. Sua estrutura contará com aproximadamente 4 mil m2, abrigando dentre seus principais ambientes, espaço para oficinas, um teatro com capacidade para 1.000 (mil) pessoas, quatro auditórios com capacidade para 250 (duzentos e cinqüenta) pessoas cada, uma sala multiuso com flexibilidade de layout, além de um restaurante.

Made in Ceará
O Governo do Ceará acaba de publicar um belíssimo livro: “The UNESCO Araripe Geopark”. A obra – escrita em inglês por André Herzog, Alexandre Sales e Gero Hillmer – foi editada em papel couché com muitas fotos coloridas. A apresentação foi feita pelo governador Cid Gomes. Exemplares dessa edição limitada foram distribuídos durante a 3ª Conferência Internacional de Geoparks, realizada em junho deste ano em Osnabrück, na Alemanha. Durante a conferência a delegação do Governo do Ceará distribuiu, também, excelentes folders informativos sobre o Geopark Araripe, o pioneiro do continente americano e do Hemisfério Sul. Na última página do livro os autores fazem um agradecimento a todos que colaboraram para a implantação do Geopark Araripe.

Basílica-Santuário
No próximo dia 15 de setembro, durante missa solene, será feita a leitura do Decreto do Papa Bento XVI concedendo ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Dores de Juazeiro do Norte o título de Basílica Menor. Entre as igrejas católicas – espalhadas pelo mundo – algumas são distinguidas pelo Vaticano com esse título, o que permite um vínculo particular com o Papa e a Diocese de Roma. Geralmente são santuários importantes de peregrinação. Este é o caso do templo juazeirense que teve início numa humilde capelinha construída pelo Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro em 1827. Por orientação de Dom Fernando Panico a Basílica Menor de Juazeiro do Norte poderá ser citada abreviadamente: “Basílica-Santuário de Nossa Senhora das Dores”.

Pesquisa
A Universidade Federal do Ceará vai realizar de 14 a 16 de agosto, em Juazeiro do Norte, o II Programa Especial em Ética na Pesquisa. O evento tem como pano de fundo a construção do conhecimento proporcionando espaços para o debate plural sobre pesquisa, divulgação de trabalhos em suas múltiplas interfaces e troca de saberes.

Retorno
Jorge Emicles e Reno Feitosa retornando à terrinha após 30 dias na Argentina. Destaque: os dois estão fazendo doutorado e são professore sdo curso de Direito da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Velinhas
Aniversariando no próximo dia 12, o radialista Lucion Oliveira, que já foi editor e repórter do JC. Atualmente comanda o Jornal da Princesa, na Rádio Princesa FM, na cidade de Crato.

Drops
– O escritor Emerson Monteiro tomará posse, no próximo dia 14 de setembro, na Academia Lavrense de Letras. Lavras da Mangabeira é berço natal de Emerson e de outras pessoas que se distinguiram nas atividades culturais (...)
– Raimundo Bezerra Filho e Daniela terão em breve novo endereço: Condomínio Babaçu, no bairro Granjeiro, em Crato (...)
– As bandeiras do Brasil, do Ceará e da Urca – que são hasteadas diariamente na reitoria – estão queimadas pelo sol, gastas pelo uso prolongado e sem cores. Aliás, o uso da bandeira do Brasil é regulado pela Lei nº. 5.700, de 1º de setembro de 1971 (alterada pela Lei nº. 8. 421 de 11 de maio de 1992) que recomenda a incineração quando o pavilhão não estiver em bom estado de conservação (...)
- Deputado Ely Aguiar comprando terrenos no bairros São José e Muriti. De olho no crescimento destas duas importantes comunidades de Crato e Juazeiro.

Coluna Sociedade em Foco, publicada na edição de hoje, 12/08/2008, do Jornal do Cariri.

Nenhum comentário: