Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 27 de setembro de 2009

Coisas que todos querem saber, mas tem vergonha de perguntar


Quem é pior:
Micheletti ou Zelaya?

Cariri

Tarso Araújo
Jornal O Povo, edição de 27 de setembro 2009
BIBLIOTECA
Encontra-se a em funcionamento provisório na Unidade Descentralizada de Campos Sales da Universidade Regional do Cariri (Urca) uma pequena biblioteca com um total de 210 livros, abordando os mais variados assuntos, que tem o objetivo de suprir em parte, a falta de bibliografia responsável por um melhor desempenho da formação teórica dos alunos dos cursos de Letras, Matemática e Biologia da unidade. A conquista deste material foi uma vitória parcial da comunidade acadêmica, com o objetivo de atender aos alunos desta unidade, contribuindo na formação dos acadêmicos.

CIDADE PUJANTE
Foi concluída a segunda etapa do Campus da UFC-Cariri, localizado em Juazeiro do Norte. Com essa expansão serão ofertados, a partir de 2010, mais cinco cursos de graduação na Terra do Padre Cícero: Comunicação Social, Jornalismo, Educação Musical, Design de Produtos e Engenharia de Materiais, com acréscimo de mais 210 vagas. Com esses, Juazeiro do Norte passa a sediar 49 cursos de graduação (entre os particulares e estatais), sendo a cidade com mais cursos universitários do interior cearense.

CRÔNICAS CANGACEIRAS
O novo livro do médico-historiador Napoleão Tavares Neves tem por título: ``Cariri: cangaço, coiteiros e adjacências``. São ``crônicas cangaceiras``, no dizer do autor. Já para o escritor José Peixoto Júnior, esta obra é a ``crônica do cangaço nos limites geográficos do Cariri cearense trazendo fatos de caráter secundário, periférico, porém de real importância pelo ineditismo deles e pormenores revelados``. Na verdade, o novo livro de Napoleão Tavares Neves tem lugar reservado, desde já, na bibliografia do cangaço nordestino.

CUCA
O Centro/Circuito Universitário de Cultura e Arte - Cuca da UNE no Cariri realizará na próxima quarta-feira, dia 30, a partir das 15 horas, no auditório do Centro Cultural do Banco do Nordeste em Juazeiro do Norte, o Encuca - Encontro do CUCA. O evento visa apresentar a trajetória da organização em nível nacional, através de mostra de audiovisual dos vídeos produzidos pela TV Cuca, além de discutir e criar uma rede de contatos com artistas, produtores e artistas para pensar ações nas universidades e faculdades da região.

DOIS FILMES
Projeto Verde Vida finaliza mais dois curtas metragens com a produção da criançada que hoje comanda o audiovisual em pequenas localidades rurais do Cariri. Através de parceria entre Verde Vida, Petrobras Distribuidora e Ponto de Mídia Livre, é possível criar diversas produções nessas pequenas vilas e sítios. As duas novas produções são: Lendas da Mata e Preta de Bujú. O filme Lendas da Mata conta estórias sobrenaturais envolvendo a Caboquinha, o Homem que vira bicho e o Pai da Mata. Preta de Bujú - Documentário com quase 6 minutos de duração é resultado do trabalho de crianças entre 7 e 12 anos no Sítio Juá. O filme conta de maneira simples a vida de uma moradora muito inusitada do Sítio Juá. Os filmes foram rodados em Crato.

IRMÃ EDELTRAUT
No dia 5 de dezembro, Irmã Edeltraut Lerch - a ``Mãe da Saúde de Barbalha``- chega aos 80 anos de idade. Para perpetuar a sua trajetória - toda ela voltada em fazer o bem ao semelhante - os empresários Tadeu Alencar e sua esposa Luisiane vão patrocinar a publicação de um livro sobre essa religiosa beneditina, que desde 1969 administra o Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, hoje a maior referência na área de saúde do Cariri. O escritor Emerson Monteiro é quem vem produzindo o livro sobre Irmã Edeltraut.

CURTAS
- Na sua recente passagem pela conurbação Crajubar, o ex-governador Lúcio Alcântara constatou como tem muitos amigos e admiradores no Cariri. Durante três dias ele não teve descanso: foi entrevistado em quatro programas de rádio e TV; lançou livros; visitou comunidades e participou de almoços e jantares, além de receber homenagem do Instituto Cultural do Cariri (...)

- Foi assinado convênio entre a Fundação Waldemar de Alcântara e a Fundação Padre Ibiapina, da diocese de Crato. Esta última recebeu um computador e equipamentos eletrônicos, que serão utilizados na divulgação de documentos históricos relacionados ao Padre Cícero Romão Batista (...)

- Foi reaberta na última sexta-feira, após reforma total das instalações elétricas, colocação de novas luminárias e pintura interna, a igreja de São Vicente Férrer de Crato. Em maio de 2010, aquele templo será elevado a Santuário Eucarístico Diocesano (....)

- O presidente do Senado, José Sarney, fez questão de gravar um DVD que foi exibido na posse do escritor José Peixoto Júnior na cadeira nº 40 do Instituto Cultural do Cariri-ICC. Mostrando-se bem informado, José Sarney enalteceu o movimento cultural de Crato e elogiou a produção literária do novo sócio do ICC.

- Em sua passagem por Juazeiro do Norte, o presidente da Funasa, Danilo Fortes, foi ao sítio Espinho, entregar o sistema de abastecimento d-água para 126 famílias da zona rural da terra de Padre Cícero. Foi acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Camilo Santana, pelo prefeito de Juazeiro Manoel Santana, pelo vice Roberto Celestino, e pelo deputado federal José Nobre Guimarães(PT).