Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Morte em avião: corpo de criança chega nesta quinta a Juazeiro do Norte

O corpo da criança que morreu após passar mal dentro de um avião será levado a Juazeiro do Norte entre a noite desta quarta-feira, 14, para quinta. A Ocean Air informou que irá arcar com todas as despesas do traslado para Juazeiro do Norte e do enterro do menino. A criança de três anos morreu após passar mal na manhã desta quarta-feira dentro de um avião no Aeroporto de Cumbica, em São Paulo. Segundo a companhia aérea Ocean Air, a criança tinha câncer e estava em estado terminal. O pai acompanhava o garoto no voo que estava previsto para sair de Cumbica às 9h15 com destino à Juazeiro do Norte. O avião taxiava na pista quando o menino passou mal e a equipe médica do aeroporto foi acionada, sendo cancelada a partida da aeronave. A criança fazia tratamento contra a doença em São José dos Campos, onde moram alguns familiares.
Fonte: Agência Estado e Redação O POVO Online

OAB-Crato lança blogue



Francisco Bacurau Bento (Presidente da OAB-Crato)

A Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Crato, está lançando um blogue com o objetivo de prover a classe dos advogados cratenses e a sociedade em geral de informações pertinentes, e das realizações e do dia-a-dia da instituição. Na ocasião, o presidente da OAB-Crato, Francisco Bacurau Bento, publicou a seguinte mensagem:

"Este espaço foi criado com o objetivo de manter os advogados filiados à Ordem dos Advogados do Brasil - Subsecção de Crato constantemente atualizados com as mais relevantes informações acerca do exercício do Direito e da Justiça, bem como do cotidiano de atuação e administração da nossa entidade.

Portanto, é mais um espaço do advogado cratense, que pode e deve participar nos enviando sugestões, críticas e informes que julgar importantes e necessários.

Sejam bem-vindos e mantenham contato conosco através do e-mail: oabcrato@gmail.com."

Francisco Bacurau Bento - Presidente da OAB/Crato

Os Romeiros do “Padim Ciço” *


Do livro "Aventuras com a Bíblia no Brasil", do pastor anglicano F. C. Glass, colhemos este flash sobre Juazeiro do Norte, a famosa cidade do Pe. Cícero, no início do século XX:

"Entrando na cidade de Juazeiro, (os colportores) descobriram que ali havia uma enorme coleção de casas e choupanas de aparência miserável, tendo cerca de vinte mil habitantes. Havia ali uma atmosfera de superstições, tremenda falta de asseio e o crime parecia predominar em toda a cidade. Já aguardavam a chegada dos dois homens. Todo o povo saiu de suas casas para vê-los e examiná-los bem, fazendo o sinal da cruz, como se uma praga estivesse passando em frente às suas portas.´Aqui estão eles - os demônios sobre os quais ouvimos falar! Eles ousaram visitar esta cidade santa!´ E tanto os jovens como os velhos olhavam de cara feia para os dois viajantes. Os viajantes encontraram com facilidade a residência do amigo do turco. Imagine qual o seu espanto, quando perceberam que estavam falando exatamente com o comandante em chefe do poder supremo dos padres, poder que havia derrotado as forças do Governo, mais de uma vez, e diretor da quadrilha que pertencia ao chefe, a qual se compunha de assassinos assalariados.´Aquele velhaco, disse o turco apontando para um homem muito mal encarado, ´é um deles; possui um crédito de vinte mortes´. Por mais estranho que pareça, esse turco recebeu nossos homens muito carinhosamente, oferecendo-lhes não apenas hospitalidade, mas também o mais necessário no momento, sua proteção. Porque, como ele declarou, ´vocês não podem confiar em nenhuma pessoa deste lugar, pois são uma porção de cachorros´. O turco chegou até a mostrar simpatia para com os livretes evangélicos, escutou muito atentamente tudo quanto os vendedores de Bíblias tinham a falar e, a pedido destes, levou-os no dia seguinte para visitar o próprio Pe. Cícero.O Pe. Cícero demonstrou ser exatamente o tirano fanático que eles esperavam. Enfureceu-se contra os Evangelhos, gritando, até se tornar afônico. Somente a presença do turco, que era muito temido, salvou-os das mãos do padre e daquela grande multidão de peregrinos e esmoleres, que continuamente enchia o lugar. A entrevista terminou com um aviso muito perverso para que não tentassem vender ou dar aqueles livros a qualquer pessoa. Mesmo assim, eles conseguiram distribuir, discretamente, alguns Evangelhos entre o povo, para aqueles que os pediam, e quase em segredo, os colportores deixaram aquela pequena e miserável cidade e iniciaram sua viagem de retorno ao lar".


Até aqui falou o Pr. Glass. Convém notar que aquela cidadezinha miserável transformou- se numa grande cidade, que superou o Crato, minha cidade natal, sendo hoje uma das mais importantes do Ceará. Infelizmente, porém, mesmo tendo recebido tantos missionários evangélicos, desde o início do século passado, Juazeiro do Norte continua a ser, no Nordeste, o maior centro de idolatria, superstição e romaria anula, feita em busca das bênçãos do “Padim Ciço”, acarretando a maldição de Deus para todo o país, porque Deus odeia a idolatria, um pecado que Ele chama de "prostituição espiritual". Acontece que o Papa Ratzinger provavelmente vai atender os pedidos dos nordestinos fanáticos pelo “Padim Ciço” pois, segundo informação ainda não confirmada, ele vai beatificar o padre cratense, fundador de Juazeiro do Norte. Vai ser mais um pecador canonizado pelo ex-inquisidor maior do Vaticano, pois o Frei “Gavião” já alcançou as alturas estelares do Catolicismo Romano, conforme sua canonização programada para maio de 2007. Meu marido era um luterano liberal e tinha verdadeira fascinação pelo Padre Cícero. Quando eu censurava os romeiros nordestinos por causa de sua romaria, ele sempre os desculpava com esta frase: “Todo mundo precisa de um mito político ou religioso para sobreviver. Se o povo alemão, que era considerado o mais inteligente do mundo, nos anos 1940 seguiu o paranóico Adolf Hitler, por que os cearenses semi-analfabetos e educados nas “saias” dos padres católicos, não podem cultuar o “Padim Ciço?”

Por Mary Schultze - www.maryschultze.com

* Artigo enviado por Renato Casimiro

Coisificação da arte literária

Luiz Domingos de Luna*
A Poesia no Brasil teve um grande despertar desde a literatura de informação {(Quinhentismo) até o modernismo, que com o advento da Semana de arte Moderna em 13,15}. 17, fevereiro, 1922,a pretensão da Semana de arte Moderna foi tão pulverizada que atingiu todos os segmentos da cultura, da literatura, das artes {...} .

Foi uma espécie de constituição cultural, que quebrou todas as normas, as referências, {o padrão}, {o modelo...} Tudo... Tudo mesmo, foi destruído em nome da liberdade. O que entendo que foi um grande salto, porém ficou o vazio, o critério, o olhar crítico, tudo foi dizimado, pois o conceito também foi demolido, Com a demolição dos padrões e dos conceitos implantados pela SAM a mídia, sem critérios claros para avaliação foi abandonando a poesia, o romance {...}.

A literatura brasileira vive um cansaço muito grande, a mídia massifica bem os valores regionais, poetas populares, aboiadores, emboladores, cantadores de viola, sanfoneiros, reisado, pifeiros....

Toda uma tradição cultural e literária popular foi devorada pelo teclado, pelo direcionamento da mídia, A Indústria cultural Brasileira hoje é uma das mais fortes do mundo, logo a cultura não passa mais pelos agentes culturais, poetas, escritores...

Tudo foi destruído pela indústria cultural, logo a cultura não é cultura, a literatura não é literatura, a arte não é arte. Tudo isto, hoje é ditado pela mídia, se a mídia disser que estas tolices fazem parte do passado com certeza tudo vai para o passado, praza Deus passe pelo menos pela história.

(*) Professor da Escola Monsenhor Vicente Bezerra - Aurora

Saramago chama Igreja de "reacionária" e acusa Bento XVI de "cinismo"


(http://br.noticias.yahoo.com/s/14102009/40/entretenimento-saramago-chama-igreja-reacionaria-acusa.html)
Qua, 14 Out, 04h25
Roma, 14 out (EFE).- O escritor português e Nobel de Literatura (1998) José Saramago chamou o papa Bento XVI de "cínico" e disse que a "insolência reacionária" da Igreja precisa ser combatida com a "insolência da inteligência viva".

"Que Ratzinger tenha a coragem de invocar Deus para reforçar seu neomedievalismo universal, um Deus que ele jamais viu, com o qual nunca se sentou para tomar um café, mostra apenas o absoluto cinismo intelectual" desta pessoa, disse Saramago em um colóquio com o filósofo italiano Paolo Flores D'Arcais, que hoje lança "Il Fatto Quotidiano".
Saramago, por sua vez, encontra-se na capital italiana para divulgar o livro "O Caderno" e se reunir com amigos italianos, como a vencedora do Nobel de Medicina Rita Levi Montalcini (1986).
No colóquio com Flores D'Arcais, Saramago afirmou que sempre foi um ateu "tranquilo", mas que agora está mudando de ideia.
"As insolências reacionárias da Igreja Católica precisam ser combatidas com a insolência da inteligência viva, do bom senso, da palavra responsável. Não podemos permitir que a verdade seja ofendida todos os dias por supostos representantes de Deus na Terra, os quais, na verdade, só tem interesse no poder", afirmou.
Segundo Saramago, a Igreja não se importa com o destino das almas e sempre buscou o controle de seus corpos.
Perguntado se o pouco compromisso dos escritores e intelectuais poderia ser uma das causas da crise da democracia, o escritor disse que sim. Porém, disse que este não seria o único motivo, já que toda a sociedade encontra-se nesta condição, o que provoca uma crise de autoridade, da família, dos costumes, uma crise moral em geral.
Saramago destacou que o fascismo está crescendo na Europa e mostrou-se convencido de que, nos próximos anos, ele "atacará com força". Por isso, ressaltou, "temos que nos preparar para enfrentar o ódio e a sede de vingança que os fascistas estão alimentando".
A visita de Saramago a Roma acontece a um dia do lançamento do seu mais novo livro "Caim", no qual volta a tratar da religião. EFE

DIA DO PROFESSOR: O PROFESSOR SEMPRE ESTÁ ERRADO



Quando...É jovem, não tem experiência.É velho, está superado.

Não tem automóvel, é um coitado.Tem automóvel, chora de barriga cheia.

Fala em voz alta, vive gritando.Fala em tom normal, ninguém escuta.

Não falta às aulas, é um Caxias.Precisa faltar, é "turista".

Conversa com outros professores, está "malhando" os alunos.Não conversa, é um desligado.

Dá muita matéria, não tem dó dos alunos.Dá pouca matéria, não prepara os alunos.

Brinca com a turma, é metido a engraçado.Não brinca com a turma, é um chato.

Chama à atenção, é um grosso.Não chama à atenção, não sabe se impor.

A prova é longa, não dá tempo.A prova é curta, tira as chances dos alunos.

Escreve muito, não explica.Explica muito, o caderno não tem nada.

Fala corretamente, ninguém entende.Fala a língua do aluno, não tem vocabulário.

Exige, é rude.Elogia, é debochado.

O aluno é reprovado, é perseguição.O aluno é aprovado, deu mole.

É, o professor está sempre errado mas,se você conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!

Autor desconhecido

Pensamento para o Dia 15/10/2009


“Conhecimento (Jnana) não significa mera familiaridade com livros ou conhecimento mundano. Somente aquele que reconheceu que o individual não é distinto do universal é um verdadeiro homem de sabedoria (Jnani). A verdadeira sabedoria consiste na consciência da unidade do indivíduo e do Todo (Samashti). Como pode um homem que não está consciente de sua humanidade reconhecer a Divindade dentro dele? Portanto, o primeiro requisito é o reconhecimento, por todos, de sua essência humana.”
Sathya Sai Baba