Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Papa promete acelerar processo de reabilitação


Abertura dos estudos para reabilitação de Padre Cícero foi solicitado pelo então cardeal Ratzinger, hoje papa Beto XVI

Um mês depois da visita "ad limina", que os bispos do Nordeste fizeram ao Vaticano, o bispo da diocese do Crato, dom Fernando Panico, quebrou o silêncio em torno da conversa com o papa Bento XVI, durante a qual, foi solicitada formalmente a reabilitação do Padre Cícero. Dom Panico reproduziu textualmente a resposta de Bento XVI: "Eu vou pedir à Congregação da Doutrina da Fé para acelerar este processo".

Ao revelar para o Diário do Nordeste os detalhes da conversa, o bispo informou que, até então, a única informação sobre o pedido de reabilitação era de que "o processo era delicado, muito sério e está sendo estudado com prudência e que não era possível saber a sua conclusão. Está nas mãos de um estudioso competente e ajuizado".

Dom Panico lembrou que o posicionamento do Papa foi antecedido de outros fatos que contribuíram para despertar o interesse do Vaticano sobre o assunto. O primeiro deles, segundo o bispo do Crato, foi à visita dos bispos Regional Nordeste-2, que integra os chamados Estados "Romeiros" - Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba -, de onde partem as maiores levas de romeiros para Juazeiro do Norte.

Em nome dos bispos destes Estados, o arcebispo de Maceió (AL), dom Antonio Muniz, pediu a canonização do Padre Ibiapina e a reabilitação do Padre Cícero. O mesmo ocorreu na visita dos bispo do Ceará, disse dom Panico, acrescentando que, na conversa de 20 minutos que teve com Bento XVI, o Papa mostrou-se muito interessado sobre a reabilitação do Padre Cícero.

O bispo do Crato lembrou que a abertura dos estudos para reabilitação canônica e eclesial do Padre Cícero foi solicitado pelo então cardeal Ratzinger - hoje papa Beto XVI - para que revolvesse os arquivos e pesquisasse tudo sobre o sacerdote já canonizado pelo povo.

O ponto de partida foi à formação de uma Comissão de Estudos para o Processo de Reabilitação Histórico-Eclesial do Padre Cícero Romão Batista. No dia 30 de maio de 2006, dom Panico entregou à Congregação para a Doutrina da Fé, em Roma, cerca de 2.500 páginas (11 volumes) e cinco anos de pesquisas, solicitando a reabilitação do sacerdote.

Fonte: Diário do Nordeste (Via Blog do Crato)

Nenhum comentário: